Solicitação de cancelamento de matrícula na FICR sem resposta e risco de cobranças indevidas

Resolvido
Recife - PE
08/01/2026 às 19:17
ID: 237101085
Realizei a solicitação de cancelamento da minha matrícula na faculdade [FICR], seguindo os canais indicados pela própria instituição.
Desde então, não obtive nenhum retorno, apesar das diversas tentativas de contato realizadas por e-mail e WhatsApp. Já enviei mensagens, aguardei prazos e até o momento não tive qualquer posicionamento oficial, o que demonstra falta de respeito e descaso com o aluno.
Ressalto que preciso do cancelamento formalizado, bem como da confirmação de que não haverá cobranças indevidas, taxas ou prejuízos futuros, uma vez que a solicitação foi feita dentro do prazo correto.
Peço uma resposta urgente, com a regularização da situação e um posicionamento claro da instituição.
Aguardo retorno.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/01/2026 às 14:14
Olá, Danilo,
Recebemos sua manifestação e agradecemos a oportunidade de conversar sobre o ocorrido.
Realizamos uma busca interna em nossos sistemas e registros de e-mail ([email protected]), mas, até o momento, não identificamos protocolos de cancelamento abertos em seu nome ou mensagens enviadas pelos canais formais.
Para que possamos regularizar sua situação o quanto antes, seguimos com as orientações abaixo:
Portal do aluno: o cancelamento deve ser formalizado via solicitação diretamente pelo seu portal. Esse é o caminho mais seguro para gerar um número de protocolo e registrar a data exata da sua solicitação.
Atendimento presencial: caso encontre qualquer dificuldade técnica ao acessar o portal, convidamos você a comparecer à nossa Secretaria Acadêmica. Nossa equipe está à disposição para auxiliá-lo pessoalmente na formalização do protocolo.
Assim que o protocolo for gerado, seguiremos com os trâmites internos para a finalização do seu vínculo conforme as normas institucionais.
Permanecemos à disposição para qualquer dúvida adicional.
Réplica do consumidor
05/03/2026 às 21:10
Depois de mandar várias mensagens pelo whatsapp e registrar uma reclamação no "Reclame aqui", vieram entrar em contato comigo. Pediram para comparecer até a Instituição, chegando lá preenchi o termo de cancelamento de matrícula. Prazo para reembolso 30 dias úteis, o prazo passou e não fizeram o reembolso, tampouco respondem no whatsapp. Esperei 42 dias para reembolso de um valor baixo e não tiveram palavra. Suporte horrível
Réplica da empresa
13/03/2026 às 13:58
Olá, Danilo,
Agradecemos o seu contato. Nosso objetivo é garantir que todo o processo de encerramento de vínculo ocorra com a máxima transparência e precisão. Para ajudar a entender o fluxo, esclarecemos que o processo de cancelamento ocorre em duas etapas:
Baixa da matrícula: Realizada sistemicamente em até 7 dias após a abertura do pedido.
Análise final: O prazo regulamentar para a resposta formal, que inclui ajustes acadêmicos e financeiros é de até 30 dias úteis.
Devido aos feriados e recessos institucionais entre fevereiro e março, o prazo final para o seu retorno era o dia 11/03/2026. Como a nossa resposta oficial foi enviada em 09/03/2026, às 16:15, confirmamos que o atendimento foi concluído dentro do cronograma previsto, garantindo que todos os cálculos e baixas estivessem corretos.
Permanecemos à disposição para qualquer dúvida adicional e desejamos sucesso em seus próximo passos.
Atenciosamente,
Equipe FICR
Consideração final do consumidor
18/03/2026 às 09:13
Tem que ser mais ágil no atendimento
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
4