Inconsistência das Orientações e Má Condução de Demanda de Manutenção

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Fortaleza - CE

27/11/2025 às 10:44

ID: 233010167

Eu tenho um imóvel alugado com a imobiliária Fiducial em Fortaleza há menos de um ano. Agora, em novembro de 2025, o locatário esteve precisando de suporte para conserto de registro geral e de chuveiro no banheiro. Quando entrei em contato com a imobiliária, não obtive retorno do setor responsável (Geiziane | Setor de Vistoria). Assim, acionei outro contato que eu tinha (*****). Ele me informou que pelo contrato de aluguel, o desgaste é entendido por tempo de uso, assim, seria de responsabilidade do locatário. Pedi para que ele, enquanto imobiliária, entrasse em contato com o locatário e informasse isso e como proceder. No dia seguinte, meu corretor, *****, informou que houve um equívoco por parte do Ronis, bem como o locatário não teria completado nem um ano de moradia e as peças de hidráulicas já teriam apresentado defeito, o que não deveria ter uso diário e assim, não faria sentido penalizar o morador. Eu disse que tudo bem, gostaria somente de uma posição da imobiliária para resolver a situação. Desta forma, ficou acordado que eu iria arcar o valor. Assim, ***** disse que o bombeiro hidráulico que presta serviço a Fiducial não estava disponível e pediria que o locatário indicasse o orçamento de um profissional para o serviço. O valor cobrado foi R$ 450,00, muito acima das peças e mão-de-obra para o serviço. Agora eu tenho que ir atrás de um profissional eu mesma para resolver a situação. Mas acredito que esse tipo de questão deve ser conduzida pela imobiliária, uma vez que é ela a intermediária entre locador, locatário e imóvel. Até aqui não havia necessitado de suporte da Fiducial em nenhum momento, mas para algo tão simples, houve uma série de mal entendidos e desconfortos, me fazendo repensar sobre a renovação contratual. Por sua vez, na quinta-feira, 27 de novembro, a Geiziane | Setor de Vistoria retornou e voltou a confirmar a posição de Ronis: os dois registros tanto o geral como o registro do banheiro do chuveiro são de competência do locatário; o problema é advindo de uso, logo a manutenção e reparo deve ser feita por ele. Desta forma, é o terceiro comunicado que o locatário estará recebendo sobre um problema simples, causando constrangimento e total desconfiança sobre como proceder sobre a situação. Independente de quem deva assumir a responsabilidade, me sinto obrigada a pagar pelo serviço, uma vez que a imobiliária fez uma série de trapalhadas, abrindo margem para o locatário se recusar a fazer o reparo. Além disso, achei o tom de ***** muito sugestivo sobre arcar com o prejuízo para evitar uma possível entrega de apartamento pelo locatário. Ora, o trabalho de buscar potenciais moradores é basilar da imobiliária, bem como, o compromisso da imobiliária é comigo, enquanto proprietário do imóvel, não com o locatário. A postura do corretor indicou claro descaso com o cliente, que pensou somente em minimizar o esforço do seu trabalho.

Compartilhe

Resposta da empresa

28/11/2025 às 17:17

Prezada Sra. Giulianne Bezerra,

Primeiramente, pedimos sinceras desculpas pelos transtornos gerados durante o acompanhamento da situação. Identificamos que houve falhas de comunicação entre os setores envolvidos, o que acabou resultando em orientações divergentes e causando desconforto tanto para a senhora quanto para o locatário.

Reconhecemos que a ausência de um posicionamento único no momento do atendimento contribuiu para o desencontro de informações, o que não deveria ter ocorrido, dando margem a interpretações distintas sobre o procedimento adequado.

Informamos que a apuração interna já foi iniciada, com o objetivo de identificar a origem dessas divergências e reforçar os fluxos de comunicação entre os setores envolvidos. Nosso compromisso é aprimorar esses processos, garantindo que situações semelhantes não se repitam e que todos os clientes recebam informações claras, alinhadas e consistentes.

Estamos acompanhando o caso e permanecemos à disposição para oferecer todo o suporte necessário, prezando sempre pela boa relação entre proprietária, locatário e imobiliária.

Lamentamos novamente o desconforto causado e agradecemos pela oportunidade de revisarmos nossos procedimentos. Sua experiência é extremamente importante para o nosso processo contínuo de melhoria.

Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Atenciosamente

SAC - Fiducial Imobiliária

Réplica do consumidor

28/11/2025 às 18:12

Estão acompanhando o caso mesmo? Porque foi resolvido: eu precisei pagar pelo serviço e levei um profissional para fazer o reparo. Terei reembolso da imobiliária por acaso? Por que do locatário é que não posso cobrar diante deste contexto