Filtro de ar com defeito e dificuldade na troca

Não resolvido
Sorocaba - SP
29/01/2026 às 09:48
ID: 239173037
Comprei um filtro de ar do motor Wega JFA-0137 no último sábado, dia 24/01. Hoje realizei a troca do óleo no meu mecânico e pedi para trocar o filtro de ar que já havia comprado. Ao abrir a caixa e tirar da embalagem plástica, percebemos que existe uma fisura no canto, impossibilitando a troca pois passarei sujeira no ar.
Entrei em contato com a loja e nao obtive sucesso para realizar a troca (não tem mais em estoque e não tem previsão).
Assim sendo, aguardo um posicionamento do fabricante. Seguem fotos.
Obrigada
Compartilhe
Resposta da empresa
29/01/2026 às 14:37
Prezada Andrea,
Agradecemos o seu contato e lamentamos o transtorno identificado no momento da tentativa de instalação do produto.
A WEGA reforça seu compromisso com a qualidade de seus produtos e esclarece que não realiza venda direta ao consumidor final. A comercialização é feita exclusivamente por meio de distribuidores e varejistas, que são responsáveis pelo atendimento comercial, incluindo eventuais tratativas de troca, reembolso ou outra solução comercial adequada, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Diante do relato, orientamos que a solicitação seja formalizada junto ao estabelecimento onde o produto foi adquirido, uma vez que o item não foi instalado e apresentou inconformidade ao ser retirado da embalagem. Ressaltamos que a indisponibilidade momentânea de estoque não inviabiliza a adoção de uma solução ao consumidor.
A WEGA permanece à disposição para prestar suporte técnico e comercial ao distribuidor envolvido, bem como para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Atenciosamente,
www.wegamotors.com
[email protected]
Unidade Itajaí Matriz
Avenida Mario Uriarte 1060 - Bairro Cordeiros Itajaí - SC - CEP: *****
Tel.: 55 47 2104-1152 Fax: 55 47 2104-1154
Unidade São Paulo
R. Silva Bueno, 1660 - CJ 301/310 - Ipiranga, São Paulo - SP, CEP: *****
Réplica do consumidor
30/01/2026 às 13:16
A loja vendedora não disponibiliza mais o produto e não reembolsa o valor pago. Pelo CDC, nesse caso, a responsabilidade é do fabricante (produto sem uso e Lacrado).Como não houve solução em ambos os contatos e apesar do valor ínfimo (pequeno), estou acionando, online, o JEC-Juizado Especial Civil, como trabalho na área chamarei o estabelecimento vendedor e o fabricante em juÍzo, com dano.
Obrigada e até breve.
Réplica da empresa
30/01/2026 às 13:55
Conforme já esclarecido, o procedimento inicial em casos como este é sempre a tratativa direta com o estabelecimento vendedor, que é o responsável pela comercialização, faturamento e eventual reembolso do produto, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Considerando que, segundo seu relato, não foi possível obter a solução diretamente com o distribuidor, informamos que a WEGA pode atuar de forma excepcional para auxiliar na resolução do caso, a fim de evitar qualquer prejuízo ao consumidor.
Permanecemos à disposição para dar andamento à solução de forma administrativa. Com o objetivo de agilizar a resolução do caso, realizarei contato telefônico ainda na data de hoje para alinharmos os próximos passos, caso seja de seu interesse.
Réplica do consumidor
30/01/2026 às 14:07
Boa tarde. peço que consulte o jurídico da Wega para os devidos esclarecimentos sobre "responsabilidades".
A única solução aceitável: Envio de um filtro novo e posterior recolhimento do defeituoso.
grata.
Consideração final do consumidor
30/01/2026 às 17:06
Mensagem: Apesar do valor pequeno e mediante print das conversas, onde claramente a colaboradora da Wega desconhece o CDC, encerro aqui as tratativas. Na próxima semana estarei ajuizando o caso no JEC -Juizado especial civil.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0