Solicitação de retirada de registro negativo no SCR de empréstimo consignado quitado

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

09/06/2026 às 16:23

ID: 250936449

Venho por meio desta solicitar, com urgência, a retirada de registro negativo constante a aba vencidos do SCR (Sistema de Informação de Crédito do Banco Central), referente ao meu empréstimo consignado já quitado, pelos seguintes motivos:

Trata-se de dívida já quitada, inexistindo qualquer fundamento legal para a manutenção desse apontamento restritivo.

A permanência dessa informação no SCR viola diretamente os princípios da veracidade e atualidade dos dados, previsto no Código de Defesa do Consumidor, bem como configura prática abusiva, nos termos do art. 43, parágrafos 1 e 3.

Além disso, a manutenção indevida de apontamento negativo em sistema de crédito oficial como o SCR gera restrição ilegal ao acesso ao crédito, causando prejuízos diretos ao consumidor.

Essa solicitação com o relatório SCR, já foi enviada para a Financeira no dia 25/05/26, através do site consumidor.gov.br e a financeira não está atendendo minhas solicitações, uma vez que meu vínculo com a Financeira Alfa refere-se ao contrato de empréstimo consignado, celebrado em 03/01/2024, composto por 72 parcelas foi liquidado em 16/01/2026.

Compartilhe