Forno com visor queimado

Fischer
São Pedro da Aldeia - RJ
19/05/2024 às 21:43

Comprei o forno elétrico da fischer e meu visor queimou sozinho sem ter feito mal uso. Aconteceu a mesma coisa com o
do meu filho que é do mesmo modelo. Parece se tratar de um problema crônico de fabricacão do produto. Gostaria ao menos da placa eletrônica para que eu possa trocar

Conforme a ligação recebida 041
35353100 na data de hoje pela eletrolux, sei que o prazo de garantia já passou pois tem mais de um ano que comprei. Só que o defeito é um defeito de fabricação e diz a lei que: é possível acionar a garantia do produto mesmo após o término do prazo legal ou contratual.
Isso acontece quando o defeito decorre de um vício oculto aquele que não é aparente ou de fácil constatação, sendo descoberto apenas depois de certo período. O CDC determina que nos casos de vício oculto, o prazo de garantia começa a contar a partir da identificação do defeito. Além disso, o prazo para buscar a reparação pelos danos causados é de 5 anos contados da data em que o consumidor tomou conhecimento do problema.
Tempo de vida útil do bem
Outra tese importante para definir as regras sobre os defeitos que surgem após o término do prazo de garantia é o tempo de vida útil do bem. É bastante comum que a expectativa de durabilidade do produto seja superior à garantia. O STJ entende que, apesar de o fornecedor não ser responsável pelo produto de forma vitalícia, a responsabilidade não pode se limitar ao tempo informado na garantia. Isso é resultado do combate à prática da obsolescência programada, que acontece quando o próprio fabricante tem interesse em reduzir a durabilidade do item, a fim de que o consumidor precise fazer substituições recorrentes, aumentando o lucro da empresa.
Desse modo, ao tratar dos direitos do consumidor, é fundamental analisar a causa do defeito. Sempre que ele não for resultado do desgaste natural (caracterizado pelo vício oculto) e estiver em desacordo com a expectativa de vida útil do produto, é possível configurar a responsabilidade do fornecedor pela reparação danos. Quando o defeito for decorrente de vício oculto, é possível requerer os mesmos direitos existentes durante o prazo de garantia. Nessas situações, os fornecedores têm a obrigação de reparar o dano no prazo de 30 dias, caso contrário, o consumidor pode escolher o cumprimento de uma dessas obrigações pela empresa:
substituição do produto por outro em perfeitas condições;
restituição imediata do valor pago, com a devida correção monetária, além de perdas e danos; abatimento proporcional do preço para a aquisição de outro produto.
Se o conserto do item com a substituição de partes comprometer a sua qualidade ou as características essenciais, o consumidor também não precisará esperar o prazo de 30 dias, podendo optar imediatamente pela solução que for mais conveniente. Caso a empresa não observe essas regras, é possível buscar medidas extrajudiciais e judiciais para exigir o cumprimento da lei.

20/05/2024 às 16:30

Olá Eduardo, tudo bem? Esperamos que sim!

Aproveitamos este canal para reforçar nossa disponibilidade de lhe esclarecer qualquer dúvida sobre nossos produtos e serviços.

Sobre a situação que nos relatou, reforçamos que o seu produto não se encontra mais dentro do prazo de garantia total, ou seja 3 meses legal e dos 9 meses contratual, conforme foto enviada se trata de um produto de 2020.

Sugerimos que seja realizado uma avaliação técnica com um de nossos Postos Autorizados, para que a situação relatada seja analisada e resolvida, mediante sua aprovação de orçamento, visto que trata de um produto fora do período de garantia da fábrica.

Consulte a lista de nossos postos autorizados em nosso site, através do link: https://www.fischer.com.br/assistencia-tecnica/

A empresa Fischer permanece à disposição para quaisquer outros esclarecimentos através dos nossos canais de atendimento.

Atendimento ao Consumidor Fischer
0800 729 3535

18/06/2024 às 19:10

o

Está com problemas com Fischer?

Eletrodomésticos