Obtiveram meus dados de modo desconhecido.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

24/09/2024 às 13:51

ID: 198106971

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Detalhes
Não conheço esta empresa e nunca entrei em contato com ela. No entanto, há algum tempo, tenho recebido ligações e mensagens via WhatsApp de supostos corretores de imóveis que possuem informações detalhadas sobre meu imóvel, incluindo meu nome completo e, presumivelmente, meu número de celular.

Esses corretores solicitam autorização para trabalhar na venda do meu imóvel. Embora realmente meu imóvel estar à venda, não autorizei essa empresa a realizar qualquer tipo de divulgação. Recentemente, consegui que um desses corretores me informasse a origem dos meus dados de contato, o que me deixou ainda mais perplexo ao confirmar se tratar de uma empresa que lucra com esse tipo de serviço.

Fico angustiado ao perceber que, além de terem obtido meus dados de forma questionável, continuam lucrando com essa situação, me importunando diariamente com contatos constantes.

Essa situação é extremamente desagradável e peço que cessem imediatamente esses contatos. Já tentei entrar em contato com a empresa, mas não obtive resposta.

Apagar imediatamente meus dados!

Compartilhe

Resposta da empresa

25/09/2024 às 09:44

Prezado Marco Antonio,

Primeiramente, gostaríamos de agradecer a sua notificação e deixar claro que a nossa intenção não é trazer qualquer tipo de incomodo às pessoas em geral.

É importante destacarmos que nossa equipe não faz qualquer tipo de contato direto com os proprietários de imóveis nem disponibiliza nenhum tipo de acesso para pessoas que não sejam formalmente credenciadas junto ao respectivo CRECI Conselho regional de Fiscalização do profissional Corretor de Imóveis das regiões onde atua.

De fato, a Fisgar é uma plataforma que, atuando como operadora de dados em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, coleta dados de anúncios previamente publicados em portais públicos de anúncio de imóveis da internet, sejam eles publicados pelo proprietário ou por terceiros.

Os termos da LGPD que qualificam essa atuação, estão previstos no Parágrafo Quarto do Artigo 7 da Lei Geral de Proteção de Dados, onde é dispensada a exigência do consentimento para os dados tornados manifestamente públicos pelo titular, certamente resguardados os direitos do titular e os princípios previstos na Lei.

Desta forma, após realizar a coleta das informações públicas, a Fisgar formata essas informações mediante solicitação dos usuários do sistema, todos devidamente qualificados como corretores ou imobiliárias que atuam legitimamente neste mercado, e que para fins da LGPD passam a ser os Controladores dos dados por nós disponibilizados, cabendo a estes atentarem-se ao cumprimento das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados.

Lembramos que as informações coletadas pela Fisgar são públicas e também poderiam ser obtidas manualmente por tais profissionais do setor, e que a atuação da nossa plataforma é justamente para agilizar e facilitar os processos de captação com a intenção de beneficiar o titular do dado na negociação de imóvel de sua propriedade.

No caso específico ora relatado em sua notificação, identificamos que um anúncio vinculado ao seu endereço foi publicado através do portal https://*******, que foi objeto de somente uma pesquisa por parte de corretores clientes da plataforma, provavelmente o que realizou o contato reportado em sua notificação.

Importante ressaltar que, tanto o acesso ao referido anúncio, quanto a quaisquer demais dados associados ao seu nome, já foram removidos de nosso sistema e não se encontram disponíveis para nenhum tipo de consulta, procedimentos que fazem parte de nossa política de proteção de dados divulgada em nosso site.

Estaremos à disposição.

Atenciosamente,

Equipe Fisgar

Consideração final do consumidor

25/09/2024 às 11:11

A empresa alega que os dados tornados manifestamente públicos pelo titular poderiam ser coletados e utilizados do modo que bem convier. Obviamente, não é assim.
Ademais, informam um link de um anúncio que NÃO POSSUI meu número de celular divulgado, o que aumentam as suspeitas sobre os procedimentos dessa empresa. Novamente, obtiveram, sabe lá de que modo, meu número de celular, com o propósito de ganhar dinheiro com essa informação.
Responderão por isso, judicialmente.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0