Clínica médica recusa cobertura de plano de saúde para cirurgia de catarata e exige lente particular, além da falta de transparência.

Não respondida
Rio de Janeiro - RJ
21/05/2026 às 19:04
ID: 249337409
Em 19/05/2026 estive na Clínica FOCUS (*****), com minha esposa, para atendimento com o Oftalmologista *****, com o objetivo de iniciar procedimentos para cirurgia de catarata (já identificada em outra oportunidade). Após nova confirmação do problema, com exames preliminares, fomos encaminhados para um setor específico e atendidos pela Sra. *****, onde foram repassadas algumas informações e em seguida, encaminhados para exames específicos, já para dar início ao processo cirúrgico. Ao término destes exames específicos nos foi anunciado que a cirurgia só seria feita com lente não coberta pelo plano de saúde, ao questionar o motivo fomos informados que só o profissional poderia explicar. Voltamos a sala do Sr. Jaime, que ficou sem uma explicação decente, resumidamente foi alegado que o problema não era só de catarata e que seria tratado tudo de uma vez, questionei se não poderia ser feita somente a cirurgia só com a lente para o tratamento da catarata, já que os demais problemas poderiam ser corrigidos com óculos. O profissional ficou nervoso e, lhe pedi que fosse mais profissional, pois deveria ter sido mais claro e ter dito desde o início que não trataria somente a catarata pois, a clínica não trabalha com lentes fornecida pelo plano. A orientação final dele foi que procurássemos outro lugar que trabalhasse desta forma de um jeito bem humano (se me faço entender). Antes que a situação se agravasse, saímos do consultório humilhados, decepcionados.
P.S.: Minha maior indignação, não é a clínica trabalhar somente com determinado tipo de lente, apesar de achar desumano, mas por não acreditar que já nos exames preliminares, não tenha sido identificados as demais enfermidades além da catarata e, aí nos ter sido informado sobre a conduta da clínica, evitando a bateria de exames e, que alimentássemos esperança de realizar o procedimento.
Chegamos ao consultório por volta das 10:30 e saímos por volta das 16h.
Minha esposa está recém-operada do joelho, com bastante dificuldade de locomoção.
Espero realmente que outros pacientes/pessoas, não passem por isso.