Reclamação resolvidaResolvido

Empresa se nega a reembolso mesmo sem nenhum uso da assinatura e 15 dias da contratação

Status da reclamação:
Reclamação resolvidaResolvido

Fiz uma assinatura com vocês no dia 23 de junho de um plano de estudos anual, sendo que devido ao decurso de algumas atividades, algumas expostas abaixo e já informadas ao atendimento, eu logo percebi que não ia conseguir acessar a plataforma para o fim que havia pretendido (especificamente a revisão de uma prova que faço mês que vem).

Mesmo achando ruim pagar um ano de estudos por uma única prova que farei agora em Agosto
- e só vou fazer porque
já estou inscrita desde início de 2020 -, foi minha única alternativa considerando que a Degrau Cultural, que havia contratado na época, me deixou na mão (pra resumir) nessa questão de algum suporte para revisão visto que o curso venceu na pandemia e acabou ficando muito distante da data remarcada da prova.

Estava fazendo uma faculdade EAD, e após a assinatura desse plano onde pretendia conciliar esses estudos e o trabalho, recebi o calendário de convocação para início da segunda faculdade antecipado para Julho, com aulas ao vivo diariamente a noite, perfazendo portanto duas faculdades e mais a rotina do trabalho, a ponto de sequer consegui testar a plataforma para uso diante da quantidade de coisas que tinha como prioridade verificar - fato que podem comprovar facilmente com a área de TI, se é que possuem tal recurso, já que pelo que pude ver no dia em que assinei, inclusive o único acesso que realizei na plataforma, não achei nem mesmo um app ou ferramenta para que pudesse pelo menos tentar ouvir o áudio das aulas no decurso de outras atividades, e que já de cara me desanimou bastante na tentativa de estudos e revisão pra prova já citada, e se tornou inviável estudar na rotina acima citada.

Tive uns dias de férias, iniciando em 26.06, onde por todo o exposto de minha rotina, problemas de saúde e meu aniversário, me desliguei de todo e qualquer compromisso, e especialmente de responsabilidades que tinha, para cuidar da minha saúde, e apenas por esse motivo, procurei a empresa apenas no dia 08/07 quando consegui, após o retorno para minha rotina, me organizar com minhas atividades acadêmicas e profissionais.

Mesmo após todo esse relato, recebi uma resposta completamente automatizada falando de contrato, prazos legais e etc, sendo que eu mesma de cara já expus que estava fora do prazo e sabia disso, e não por falta de leitura ou entendimento, mas como pelo relatado, vivi uma situação atípica e o mínimo que esperava da empresa era respeito e suporte a essa eventualidade que facilmente pode ser comprovada acessando meu usuário e vendo os simples minutos que passei na plataforma após comprar o curso e nada mais.

Todo um relato e recebo essa resposta inicial...

"Olá, tudo bem ? Conforme consta no contrato/termos de uso alocado em nosso site, o qual é recomendada a leitura antes de finalizar a aquisição de"...

Partindo disso, eu mesma complementei sobre os pontos abaixo e alguns já citados:

Sequer entrei na plataforma e, devido a não ter usado e nem vir a usar o serviço/produto, me dei ao trabalho justamente de explicar um pouco da situação vivenciada visto a excepcionalidade do caso;
Esperava apenas que lessem a mensagem, coisa que parecem sequer ter feito visto a resposta recebida;
Motivos de saúde e pra tentar aproveitar em paz inclusive meu aniversário que foi nesse meio tempo foi um dos motivos pelos quais demorei a procura los;
Meu e-mail foi mandado apenas na data informada, dia 08.07.2021, 15 dias após a CONTRATAÇÃO, pelo exposto acima e por completo acúmulo de tarefas e inviabilidade de poder ver tudo e parar para redigir a mensagem, da mesma forma que agora demorei mais 20 dias para poder vir aqui e expor minha completa insatisfação com a forma que fui tratada e sem o mínimo de respeito, nem que fosse pelo tempo que me debrucei a explicar toda a minha situação, que como podem perceber ou deveriam, já foi estressante por si só, para que eu ainda tenha que passar por isso e jogar fora mais de 300 reais numa assinatura completamente ineficaz para mim.

Ou seja... Seja produto ou serviço, seja a vista, parcelado, recorrente, continuo, ou deem o nome que queiram dar - visto que a atendente focou nisso e é completamente irrelevante e desnecessário para a situação - está sendo jogado no ralo, e nada disso pude prever visto que achava que teria um mês de preparação possivel para essa revisão e aconteceu tudo ao mesmo tempo e diferente do previsto.

Pra completar, a equipe me parece bem despreparada, parecendo lidar com ignorantes que não sabem ler cláusulas, ver prazos de seus deveres ou ter ciência dos produtos adquiridos, sendo que na verdade simplesmente é um caso de diversas intempéries de saúde, trabalho e estudos que inviabilizaram completamente o mês que pretendia ter de estudos e só esperava o mínimo de sensibilidade e atenção para o caso - mesmo porque, o curso já estava bem caro pra única finalidade que tenho.

No mais, espero que exista alguém do setor de qualidade e que saiba lidar com o caso pois não é só empurrar um produto pras pessoas e ganhar dinheiro em cima disso pois é necessário muito mais pra ter a pretensão de ser uma empresa respeitada, confiável e de real sucesso, e eu que trato com diversas pessoas que estudam para concurso e por vezes sou uma delas também, certamente tenho todos os motivos para desconfiar e fazer desconfiar do atendimento que oferecem, e que pra mim é a base fundamental de uma empresa mais do que o valor de seus serviços pois nem de graça, teria a confiança no suporte que dão ao seus alunos diante do comportamento e tratamento que recebi.

Compartilhe

Resposta da empresa

30/07/2021 às 10:23

Olá, Tassiana. Tudo bem com você? Esperamos que sim.

Tentamos contato via telefone, no entanto não obtivemos êxito. Iremos entrar em contato via e-mail para lhe orientar referente sobre. Aguardamos seu retorno via e-mail.

Qualquer dúvida estamos à disposição, basta nos contatar através do e-mail sac@grupofocus.com.br

AVALIE ESTA RECLAMAÇÃO, É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SABERMOS SE SEU PROBLEMA FOI TRATADO.

Estamos aqui para ajudar você da melhor forma possível.

Atenciosamente,
SAC Focus Concursos
sac@grupofocus.com.br
www.focusconcursos.com.br

Réplica do consumidor

30/07/2021 às 12:48

Prezados,

Agradeço o retorno e informo que o e-mail enviado por vocês foi respondido. Aproveito para dar um feedback sobre o que foi colocado aqui visto que, ao contrário do informado, não recebi nenhuma ligação que não tenha sido atendida, sendo este e-mail o único contato feito da empresa comigo.

Além disso, só posso avaliar a resolução do caso após o efetivo estorno, que ainda não foi realizado e como citado em minha resposta, não foi totalmente esclarecido alguns pontos desse trâmite, motivo pelo qual ainda aguardo o retorno ao meu e-mail, respondido agora, e a efetiva resolução do recebimento do valor investido.

Agradeço e sigo no aguarde.

Réplica da empresa

30/07/2021 às 16:02

Olá Tassiana, tudo bem com você? Esperamos que sim!

Conforme contato realizado, seus questionamentos já foram respondidos e as dúvidas sanadas.

Qualquer dúvida estamos à disposição através do e-mail sac@grupofocus.com.br

AVALIE ESTA RECLAMAÇÃO, É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SABERMOS SE SEU PROBLEMA FOI TRATADO.

Estamos aqui para ajudar você da melhor forma possível.


Atenciosamente,
SAC Focus Concursos
sac@grupofocus.com.br

Réplica do consumidor

30/08/2021 às 00:25

Prezados,

Após 3 contatos com a empresa do cartão de crédito, e duas faturas fechadas nesse período, sigo aguardando que seja feito o reembolso do valor informado, considerando que eles alegam que este estorno informado não foi de fato encaminhado por vocês.

Nas duas faturas já fechadas, foi feito o estorno apenas da parcela específica que cairia no mês, e não do valor total que foi informado que seria ressarcido.

Entendo que se uma compra de 10x foi cancelada, as parcelas futuras devem ser canceladas integralmente, e não ficar mês a mês travando meu limite do cartão, estornando as parcelas conforme forem cobradas.

Resumo da história: sigo com as parcelas futuras listadas no meu cartão e comprometendo meu crédito visto que eles alegam que nada foi cancelado integralmente e que isso depende de vocês!

Aguardo uma solução completa do caso e a comprovação de que eles receberam claramente a informação do estorno da compra e cancelamento das parcelas futuras para que possa de fato tomar as providências cabíveis visto que eles alegam que toda essa situação ocorre por conta de vocês.

Réplica da empresa

30/08/2021 às 11:17

Olá Tassiana, tudo bem com você? Esperamos que sim!

Geralmente, as operadoras de cartão fazem a devolução dos valores parcelados de três formas:
A operadora de cartão devolve os valores já pagos na forma de crédito na sua fatura e não cobra as demais parcelas;
A operadora devolve o valor TOTAL da compra na forma de crédito na sua fatura e mantém a cobrança das demais parcelas (de modo que o valor da devolução e da cobrança se anulam)
A operadora de cartão adianta a cobranças de todas as parcelas na sua fatura e devolve o valor total da compra.

Por gentileza, entre em contato com banco/emissor do cartão para verificar de que forma e como foi/será feito o estorno, pois a responsabilidade que nos cabe na realização do estorno foi realizada, o prazo para creditar na sua fatura o valor devolvido independe de nossas ações.

Desde já agradecemos pela sua compreensão.

Qualquer dúvida estamos à disposição através do e-mail sac@grupofocus.com.br

AVALIE ESTA RECLAMAÇÃO, É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SABERMOS SE SEU PROBLEMA FOI TRATADO.

Estamos aqui para ajudar você da melhor forma possível.


Atenciosamente,
SAC Focus Concursos
sac@grupofocus.com.br

Consideração final do consumidor

07/12/2021 às 01:58

Estornaram parte do valor pago.

O problema foi resolvido?
Reclamação resolvidaResolvido
Voltaria a fazer negócio?
Não
Nota do atendimento
7
Ótimo
Ótimo
8.4/ 10

Está com problemas com Focus Concursos?

Reclamar