Divergência de Preço e Falta de Cadastro de Produto em Mercado

Não resolvido
São Paulo - SP
13/05/2026 às 12:12
ID: 248526499
No dia *****, às ***** mais ou menos, quando fui à unidade Gopoúva e adquiri um suco de uva que se apresentava na prateleira um estiqueta pelo preço de R$ ***** e então adquiri o produto . Ao chegar no caixa a funcionária disse-me que o produto não estava cadastrado, então uma moça do balcao foi conferir a etiqueta a fim de trazê-la para que eu finalizasse a compa. Nesse meio tempo já tinha muita gente na fila com expressões de indignação pela espera, e com razão, pois estava muito lotado por ser uma dia de festa das mães.
Bem, continuando, a moça do balcão disse-me que o preço era R$ *****, achei muito fora do que prometia o anúncio na pareteleira e a funcionária do balcao me disse que este valor estava em oferta pois o suco custava mais de R$ ***** (eu não queria essa informação, então nem me preocupei, pois queria o produto pelo preço da oferta como nos orita o PROCOM, como segue abaixo:
"De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o entendimento do Procon, se houver divergência entre o preço na etiqueta/prateleira e o valor cobrado no caixa, prevalece o menor preço.Aqui estão os pontos principais sobre esse direito:O que vale é o menor valor: Se a etiqueta na prateleira diz R$ ***** e no caixa passa R$ *****, a loja é obrigada a vender por R$ *****.Fundamentação Legal: Essa regra se baseia no princípio da vinculação da oferta (art. 30 do CDC) e na transparência das relações de consumo (art. 31 do CDC), além da Lei n 10.962/2004, que regula a afixação de preços.
Após a oferta do preço maior colocado pela funcionária do balcâo, insisti em dizer que o preço era o menor e então a funcionária do balcão pediu que eu fosse com ela confirmar na prateleira o preço que eu havia visto. Posto isso decidi por bem cancelar a compra, pois como disse, a fila estava aumentando e os ânimos também. Mas ao sair do caixa, sem a compra efeitivada, voltei com calma ao local onde estava a etiqueta, recolhi-a e pedi para chamarem o gerente (que estava no horário de almoço, mas como não dava para esperar, pois tinha pessoas me esperando para o almoço do dia das, veio então um funcionário, que segundo penso eu seria gerente ou substituito não sei bem ao certo).Após conversarmos ele se desculpou , mas comentei que não é primeira vezque estou com problemas de preço neste mercado, já aconteceu antes de terem preços errados no queijo mussarela em pedaçõs (como relatei neste espaço de apoio ao consumidor chamado RECLAME AQUI). Enfim disse que é constante o erro de preços e falta de cadastro de produtos nesse mercado, que por sinal atinge boa parte de habitantes dessa região. Gostaria que a empresa resolvesse tais problemas que ao meu ver é mais administravo ou de gestão de empresa, que da parte dos clientes que precisam se mobilizar para corrigir tais erros, não é nossa competência sair a procura de produtos e seus preços, isso é desgastante e atrapalha o bom andamento das compras de ambas as
partes envolvidas no comercio de produtos de varejo neste caso. Exijo mais respeito, senhores!!!!
Compartilhe
Resposta da empresa
14/05/2026 às 15:19
Olá Jorge,
Agradecemos pelo seu relato e por compartilhar sua experiência conosco.
Conforme informado, a situação foi acompanhada e tratada ainda em loja por nossa equipe, que realizou o atendimento e apresentou as devidas desculpas pelo ocorrido. Mesmo assim, entendemos sua decisão em registrar a manifestação, principalmente diante do desconforto causado no momento da compra.
Pedimos desculpas pelos transtornos relacionados à divergência de preço e ao tempo de espera no atendimento. Situações como essa realmente não refletem a experiência que buscamos oferecer aos nossos clientes.
Seu apontamento será encaminhado aos responsáveis da unidade para reforço dos processos internos, conferência de etiquetas e cadastro de produtos, a fim de evitarmos que situações semelhantes voltem a ocorrer.
Agradecemos novamente pelo feedback e pela oportunidade de melhoria.
Atenciosamente,
Equipe Fonte Nova Supermercados
Consideração final do consumidor
16/06/2026 às 19:47
Como última resposta, reitero minha indignação, ressaltando para lembrança da empresa, fatos primordiais de administração que devem ser seguidos:
O erro de precificação e a falta de organização administrativa parecem ser crônicos, afetando diretamente os moradores da região.Não é obrigação do consumidor auditar os preços da loja ou passar por situações desgastantes para corrigir erros de gestão. Exijo que a empresa tome providências administrativas imediatas para sanar essas falhas e treine sua equipe para respeitar a legislação vigente e o cliente.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
17/06/2026 às 08:34
Bom dia, agradecemos que tenha entendido que estamos fazendo o nosso melhor, esperamos que tenha uma experiência mais positiva em outra visita em qualquer uma de nossas unidades, tenhamos um ótimo dia, agradecemos pela sua avaliação.