HONDA NÃO INFORMOU SOBRE PENDÊNCIA DE IPVA E ME FEZ ARCAR COM UMA DÍVIDA QUE SÓ DESCOBRI MESES DEPOIS DA COMPRA

Não respondida
São Paulo - SP
18/08/2026 às 15:25
ID: 256778049
Venho registrar minha profunda INSATISFAÇÃO com a HONDA em razão de uma situação que considero EXTREMAMENTE INJUSTA e que me causou PREJUÍZO FINANCEIRO, TRANSTORNOS E INSEGURANÇA.
Em fevereiro de 2026, adquiri um veículo da HONDA. Toda a negociação foi realizada à distância, principalmente por meio de conversas pelo WhatsApp, pois eu estava trabalhando em São Sebastião e, portanto, totalmente distante da loja onde o veículo foi adquirido, localizada na região metropolitana de São Paulo.
Justamente por a negociação ter sido realizada dessa forma, eu dependia das informações fornecidas pela própria HONDA para ter conhecimento de todas as condições da compra, dos valores envolvidos e de eventuais obrigações ou pendências relacionadas ao veículo.
E é justamente nesse ponto que ocorreu o problema.
Em NENHUM MOMENTO durante toda a negociação ou EM CONTRATO fui informado pela HONDA de que existia uma pendência relacionada ao IPVA, tampouco houve qualquer esclarecimento ou acordo sobre a existência de parcelas de IPVA em aberto, sobre o vencimento dessas parcelas ou sobre quem seria responsável por elas.
Não houve uma conversa em que a HONDA me informasse claramente: existem parcelas de IPVA a vencer ou existe uma parcela de IPVA vencida que será de sua responsabilidade. Essa informação simplesmente NÃO FOI APRESENTADA DURANTE A NEGOCIAÇÃO.
A nota fiscal foi emitida em 11/02/2026 e o veículo somente foi efetivamente retirado em 20/02/2026. A 3 parcela do IPVA, posteriormente identificada, tinha VENCIDO em 19/02/2026 portanto, antes mesmo de eu retirar o veículo da loja.
Esse detalhe é extremamente importante, pois demonstra que não se tratava de uma obrigação que surgiu depois de eu receber o veículo. A parcela JÁ ESTAVA VENCIDA quando eu SEQUER HAVIA RETIRADO o automóvel.
Durante todo o processo de compra, confiei nas informações e na boa-fé da empresa. Fiz os pagamentos necessários, providenciei toda a documentação e concluí a aquisição acreditando que não havia nenhuma pendência dessa natureza que precisasse ser resolvida por mim.
Entretanto, somente no final de junho de 2026, meses depois da negociação e da retirada do veículo, acessei o site do DETRAN para emissão de uma certidão e tomei conhecimento desse parcelamento de IPVA.
Quando finalmente descobri a existência da dívida, eu não possuía naquele momento condições financeiras para quitá-la imediatamente, visto que chegava em um valor total de R$ 2.276,85.
De primeiro instante, entrei em contato via WhatsApp com o vendedor Pedro, responsável por todo processo de venda do carro. Pedro relatou ter entrado em contato com o Jurídico da HONDA e ter recebido a resposta de que o referido IPVA era minha responsabilidade, que eu teria que arcar com tal dívida.
Em uma nova tentativa de solucionar o problema, fui pessoalmente na loja, localizada na Rua Henrique Felipe da Costa, 544 - Vila Guilherme, São Paulo - SP, 02054-050, na esperança de conversar com o Gerente da loja ou alguém do jurídico. Fui recebido pelo vendedor Pedro, porém o gerente se recusou a me atender. A palavra final da HONDA foi PROCURE OS SEUS DIREITOS.
Precisei me organizar financeiramente e juntar dinheiro ao longo dos meses para conseguir regularizar a situação, conseguindo finalmente quitar essa dívida que chegou a R$ 2.328,00 em agosto de 2026.
Ou seja, além de NÃO TER SIDO INFORMADO PREVIAMENTE SOBRE A EXISTÊNCIA DA PENDÊNCIA, fui surpreendido meses depois com uma DÍVIDA que já estava vencida antes mesmo de eu retirar o veículo e que, naquele momento, passou a exigir um desembolso do meu próprio orçamento, fora a MÁ VONTADE DA LOJA em tentar solucionar tal problema.
Considero EXTREMAMENTE GRAVE a ausência dessa informação durante a negociação. Se eu tivesse sido informado de forma clara e transparente sobre a existência da parcela de IPVA, seu vencimento e a responsabilidade pelo pagamento, eu teria tido a oportunidade de questionar a situação antes de concluir a compra ou, no mínimo, de me organizar financeiramente para solucionar a questão.
Mas isso não aconteceu.
A informação simplesmente não foi apresentada a mim.
Na prática o que aconteceu foi uma verdadeira COMPRA CASADA: EU COMPREI UM CARRO NA CONSSIONARIA DA HONDA E, SEM SABER, GANHEI JUNTO UMA PARCELA DE IPVA ATRASADA, ALÉM DE OUTRAS PARCELAS EM PENDÊNCIA, TODAS RELACIONADAS AO PERÍODO DO PROPRIETÁRIO ANTERIOR.
Considero ABSURDO E INACEITÁVEL que eu tenha realizado uma compra de alto valor, confiando nas informações fornecidas pela HONDA, e somente meses depois tenha descoberto que, junto com o veículo, existiam DÍVIDAS E PENDÊNCIAS QUE NÃO ME FORAM INFORMADAS.
Eu não fui à loja para comprar um veículo MAIS UMA DÍVIDA. Comprei um carro acreditando que a situação financeira e documental do automóvel havia sido devidamente verificada e que qualquer pendência anterior à entrega seria INFORMADA E REGULARIZADA antes que eu assumisse o veículo.
O que deveria ter sido uma simples aquisição de um automóvel acabou se transformando em uma situação na qual precisei ARCAR COM UMA OBRIGAÇÃO QUE NÃO FOI APRESENTADA DE FORMA TRANSPARENTE, referente a um período anterior à retirada do veículo.
Eu não poderia simplesmente ignorar a situação. Para evitar que o problema se agravasse ainda mais, precisei juntar recursos durante meses e, finalmente, quitar a dívida em agosto.
Considero que fui [Editado pelo Reclame Aqui] PELA FALTA DE TRANSPARÊNCIA E DE INFORMAÇÃO durante a negociação. Eu estava realizando uma compra de alto valor e, justamente por estar distante fisicamente da loja, dependia ainda mais da transparência da empresa e das informações fornecidas por seus representantes pelo WhatsApp.
Em nenhum momento fui alertado de maneira clara sobre essa pendência.
Por isso, considero que a conduta da Honda foi extremamente desleal e, diante de todo o contexto, entendo que houve MÁ-FÉ ao não me informar sobre uma obrigação financeira relacionada ao veículo que já estava vencida antes mesmo da retirada do automóvel.
Não estou tentando obter qualquer vantagem indevida. Estou buscando apenas que a empresa ASSUMA AS CONSEQUÊNCIAS de uma situação que não foi devidamente informada durante a venda e que acabou me obrigando a desembolsar dinheiro do meu próprio orçamento para quitar uma dívida que eu sequer sabia que existia.
Diante disso, solicito formalmente:
1. O RESSARCIMENTO INTEGRAL do valor que fui obrigado a desembolsar para quitar a parcela do IPVA que estava pendente;
2. O RESSARCIMENTO DE TODOS OS JUROS E MULTAS decorrentes do atraso;
3. Uma EXPLICAÇÃO FORMAL sobre por que não fui informado sobre a existência dessa pendência durante toda a negociação;
4. Uma explicação sobre por que uma parcela que já estava VENCIDA EM 19/02/2026 não foi regularizada antes da entrega do veículo em 20/02/2026;
5. A CONFIRMAÇÃO DE QUE NÃO EXISTEM OUTRAS PENDÊNCIAS ANTERIORES À ENTREGA DO VEÍCULO que possam posteriormente ser transferidas para mim.
Tenho como comprovar as datas da negociação, os documentos relacionados à aquisição, as conversas realizadas pelo WhatsApp e o pagamento que fui obrigado a realizar para quitar a pendência.
Espero que a Honda reconheça a gravidade do ocorrido e faça o RESSARCIMENTO INTEGRAL DO VALOR QUE TIVE QUE PAGAR, evitando que eu precise buscar outras medidas administrativas ou judiciais para recuperar um prejuízo que poderia ter sido completamente evitado caso a empresa tivesse agido com transparência desde o início da negociação.
AGUARDO UMA SOLUÇÃO CONCRETA E DEFINITIVA.