Cobranças indevidas, downgrade de veículo e falta de solução da Europcar/Fox Rent A Car

Resolvido
São Paulo - SP
12/01/2026 às 14:35
ID: 237301023
Tenho registrar reclamação referente a uma locação realizada nos Estados Unidos, comercializada pela Europcar e operacionalizada pela Fox Rent A Car, do mesmo grupo.
Minha reserva foi feita via Trip.com, para um veículo intermediário (Corolla ou similar). Entretanto:
Fui entregue inicialmente um Sentra, sem multimídia.
Depois, por problemas mecânicos (barulhos e luz de pneu acessa), precisei trocar para um Versa, veículo de categoria inferior.
Por grande parte da locação, fiquei com veículos econômicos, apesar de ter pago por um intermediário, caracterizando downgrade de categoria.
Cobranças indevidas
A fatura apresenta valores incorretos e inconsistentes, sem transparência:
USD 310,18: cobrado no início, descrito como depósito, mas depois tratado como cobrança final
USD 27,01: cobrado após devolução, sem justificativa
USD 325,32: total consolidado no invoice, misturando depósito e cobranças sem detalhamento
Além disso:
Fui cobrado novamente por combustível, mesmo tendo comprado Pre-Paid Fuel
Foram aplicadas taxas de acesso ao aeroporto e governo, que não deveriam incidir sobre valores já descritos como depósito
Apesar de tentativas de contato direto com a Fox Rent A Car e com a Trip.com, não obtive solução, nem apresentação de fatura corrigida.
Solicitação
Solicito formalmente:
Revisão completa das cobranças
Emissão de fatura corrigida, detalhando os valores de depósito, taxas e combustível
Estorno dos valores cobrados indevidamente
Compensação parcial pelo downgrade do veículo
Este registro busca resolver a questão de forma amigável, mas aguardo retorno formal da Europcar, sob pena de escalonamento para órgãos internacionais de proteção ao consumidor.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Consideração final do consumidor
23/02/2026 às 16:52
Razoável.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
8