Empresa se recusa a entregar certificado

Não resolvido
Duque de Caxias - RJ
12/02/2025 às 10:49
ID: 209727857
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesFiz o curso de Cbsp na empresa Fox através da empresa Manserv em setembro de *******.
Como era funcionário, a Manserv custeou o treinamento, uma vez que necessito do curso para continuar embarcando.
Saí da empresa e, para entrar em outra, preciso apresentar o certificado comprovando a execução do curso.
Pedi à Fox mas eles se recusaram a me entregar, alegando que só poderia entregar à empresa Manserv.
Lembrei que retenção de documentos é contravenção penal e também, que o curso foi realizado por mim e está no meu nome.
Quem pagou é um mero detalhe, segundo a lei.
Imagine a seguinte situação:
Um amigo ou pai paga um curso para mim e, na hora de eu receber o certificado, a empresa se nega a entregá-lo alegando que só pode entregar ao meu pai ou meu amigo por eles terem efetuado o pagamento..
Estou para entrar numa outra empresa e, caso eu perca a vaga por conta dessa ação da Fox, farei um registro de ocorrência e acionarei na justiça a empresa. Também acionarei a empresa Manserv por não autorizar de imediato a entrega de documentos que me pertencem.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/05/2025 às 19:06
Olá novamente, Fabio Albert Lima Sales!
Sua mensagem já foi respondida anteriormente.
Solicito gentilmente que siga as orientações fornecidas.
Muito obrigada!
Estamos à disposição.
Réplica do consumidor
28/05/2025 às 13:10
Não, minha reclamação não foi respondida e até o momento, 28/05/*******, quase um ano depois de ter feito o treinamento, ainda não estou de posse do meu certificado.
O prazo da marinha é de 90 dias mas, pelo visto, são vcs que não querem me dar meu certificado.
Réplica da empresa
28/05/2025 às 17:01
Prezado Fábio, você teve o envio do seu certificado digitalizado hoje. Poderia confirmar o recebimento?
O seu curso foi pago pela empresa no qual o Sr trabalha (ou trabalhava), e eles precisam retirar seu certificado na FOX Treinamentos para inserir no sistema deles, e aí sim, a própria empresa fica responsável em te entregar o seu certificado.
Estamos sempre à disposição para ajudar no que for preciso.
Consideração final do consumidor
29/05/2025 às 18:40
Continuo aguardando o certificado pela Fox. Eles têm meu email, endereço e número de telefone, então, continuo no aguardo.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
07/06/2025 às 15:19
Prezado Fábio, você está se comunicando por duas reclamações abertas, no qual já respondemos tanto por aqui quanto por e-mail. Seu certificado e carteirinha já foram entregues no dia 28/05/******* 13:43, e ainda assim você continua abrindo reclamações desnecessárias.
Qualquer necessidade, pode entrar em contato pelos nossos canais de atendimento.
Estamos à disposição.