Cobranças indevidas e problemas com imóvel alugado pela Frias Neto após vistoria de saída

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
01/03/2026 às 14:27
ID: 241998609
Aluguel um imóvel junto a imobiliária Frias Neto e desde então só problemas . O imóvel não nos foi entregue para moradia nas melhores condições, ainda assim , passamos por cima de alguns problemas apresentados por estarmos mudando de cidade e não queríamos chegar tendo ou causando problemas .
O imóvel tinha pintura totalmente mal feita que deixou respingos de tintas pelo chão e nas vidraças. A limpeza da áreas externa estava totalmente sem condições, não fiz nenhuma reclamação, apenas limpei e a vida seguiu (tenho vídeos e os disponibilizei ao setor responsável na saída ).
Menos de 60 dias no imóvel fui abordado por uma funcionária da imobiliária, corretora, que usa uma prática duvidosa para "conseguir uma venda . Ela liga para o locatário recém chegado como se o imóvel fosse ser vendido , e coloca uma pressão sobre a possibilidade do locatário ter que sair do imóvel por uma possivel venda, a intenção é que o locatário, recém chegado e talvez empolgado com o imóvel exerça seu direito de prioridade na compra. Fato esse que na verdade me gerou um efeito contrário, pois eu quis desfazer o contrato de forma amigavel o que me foi vedado pela empresa , e me disseram que tal ação deveria ser feito sobre pagamento de multa rescisória.
O corretor que me locou o imóvel na época, me convenceu a cumprir o contrato até a cláusula de 12 meses .. e então assim eu fiz , sem imaginar o que viria a partir de então na entrega e desocupação do imóvel.
Estou sendo cobrado por pintura de áreas externas, consertos de aparelhos que já estavam ruins e os relatei na vistoria de entrada , sendo cobrado por "pintura mal feita" de um imóvel que eu nem pintei , ou seja , a pintura já era mal feita na entrega da casa no início do contrato , logo , a tendência era só piorar .
A vistoria de saída apontou "problemas" totalmente arbitrários, e de mal conduta , pois o vistoriador não repassou ao setor responsável as minhas contestações, o que me gerou uma cobrança pelo setor de manutenção, sem ao menos compararem os laudos de entrada e de saída , muito menos , analisar as minhas contestações.
Ainda houve um caso de imprudência que causou o alagamento de alguns cômodos do imóvel após a vistoria de saída . Caso esse que tambem foi informado e ignorado pela empresa .
Pra piorar, as cobranças e orçamentos foram feitos de forma irregular , não houve visita ao imóvel para fazer o orçamento detalhado das "possíveis manutenções" , com preços abusivos .
Estamos dando a última oportunidade da empresa de resolver amigavelmente essa situação, caso não seja assim , procuraremos nossos direitos .
Compartilhe
Resposta da empresa
04/03/2026 às 08:26
Prezado,
Em atenção à sua manifestação, esclarecemos que analisamos cuidadosamente todos os pontos levantados.
Inicialmente, verificamos que o imóvel foi entregue em condições condizentes com o padrão esperado, tendo sido registrado na vistoria de entrada os aspectos referentes à pintura, limpeza e estado dos equipamentos. Todas as suas contestações foram devidamente registradas, e não se constatou qualquer omissão de informações por parte da imobiliária.
Sobre a situação mencionada em relação ao contato de nossa equipe quanto à possibilidade de venda do imóvel, ressaltamos que se tratava de comunicação padrão, orientando sobre o direito de preferência na aquisição, sem qualquer intenção de pressionar ou induzir a rescisão contratual. Quanto à rescisão, todas as regras aplicáveis ao contrato e legislação atual, incluindo eventuais multas, foram previamente esclarecidas por todos os responsáveis em cada momento e durante o acompanhamento do contrato.
No que tange às cobranças realizadas após a desocupação, destacamos que estas correspondem a itens identificados na vistoria de saída, cujo procedimento seguiu as diretrizes internas de conferência entre laudos de entrada e saída. Eventuais divergências foram consideradas, e as medidas adotadas visam sempre a correção de danos e ajustes necessários ao padrão do imóvel para novos locatários. Todos os processos de orçamento foram realizados conforme normas internas, buscando a adequada manutenção do imóvel, sem qualquer intenção de onerar indevidamente o locatário.
Esclarecemos que, ao longo de todo o período, foram realizadas tentativas de diálogo e de negociação amigável para resolução de pendências. Diante disso, entendemos que as medidas aplicadas pela imobiliária seguiram critérios contratuais e legais, mantendo a transparência e boa-fé em todas as etapas.
Nosso compromisso é sempre com a clareza, o cumprimento contratual e a manutenção do padrão de qualidade dos imóveis, e permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento adicional dentro das possibilidades de mediação amigável.
Atenciosamente,
Frias Neto Consultoria e Empreendimentos Imobiliários Ltda
Réplica do consumidor
04/03/2026 às 08:54
Nunca houve tentativa de resolver amigavelmente por parte da empresa, em todas as vezes eu os procurei .
Quanto ao "orçamento feito por normas internas". As normas internas não podem ser maiores que a lei do consumidor, o orçamento foi feito de forma EAD (a distância) , nenhuma empresa foi ao imóvel detectar os possíveis problemas (onde só vocês os vêm) para dar um orçamento detalhado, exemplo o ventilador , está sendo cobrado R$350 de peças de ao menos tê-lo desmontado ou sequer tentado ligá-lo, pois e o problemas for um relé não custaria mais que R$15.
Mas... a lei está aí pra isso e vocês preferem infrigi-la. Não é a toa a péssima reputação tanto na cidade quanto no Reclame aqui (que nem verificação vocês conseguem ter).
Vocês apostam muito no jurídico de vocês , vai ser legal ver esse embate.
Ser a "maior" em tamanho ou em marketing não torna vocês nos melhores .
Réplica da empresa
04/03/2026 às 13:21
Prezado,
Cumpre-nos informar que todas as orientações relativas ao presente processo foram devidamente compartilhadas e esclarecidas ao longo de todas as etapas, incluindo a última reunião mantida com o departamento de rescisão.
Esclarecemos que os orçamentos foram elaborados pelos prestadores indicados pela empresa, em conformidade com os critérios técnicos aplicáveis. Ademais, nos termos contratuais, a garantia foi acionada em relação aos débitos rescisórios.
Importa destacar que, em todos os processos, permanecemos disponíveis para diálogo e eventual negociação quanto aos valores apresentados. Entretanto, cumpre ressaltar que atuamos como intermediadores, sendo a decisão final acerca da aceitação das propostas de responsabilidade exclusiva do locador, nos limites previstos contratualmente.
Reiteramos que nosso objetivo é conduzir o processo com observância das normas legais e contratuais aplicáveis, de forma transparente e segura, visando a solução da demanda de maneira equilibrada e juridicamente adequada para todas as partes envolvidas.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Atenciosamente,
Frias Neto Consultoria e Empreendimentos Imobiliários Ltda
Réplica do consumidor
06/03/2026 às 15:52
Todos aqui da cidade conhecem a reputação dessa empresa, e não a toa vocês tem tanta reclamação nesse site . Essas respostas são muito bonitinhas, mas totalmente inverdadeiras.
Encerrando a possibilidade de diálogo.
Réplica da empresa
06/03/2026 às 17:25
Prezado,
Reiteramos que nosso objetivo é conduzir todo o processo com a devida observância das normas legais e contratuais aplicáveis, prezando sempre pela transparência, pela segurança jurídica e pelo diálogo respeitoso entre as partes. Nosso propósito é tratar a demanda com a seriedade e a atenção que ela merece, buscando analisar todos os aspectos envolvidos de forma responsável e equilibrada.
Com esse compromisso, buscamos contribuir para uma solução adequada, justa e juridicamente segura, que considere os interesses legítimos de todos os envolvidos e permita o encaminhamento da questão da maneira mais harmoniosa possível.
Permanecemos inteiramente à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários e para colaborar no que estiver ao nosso alcance para o adequado encaminhamento da situação.
Atenciosamente,
Frias Neto Consultoria e Empreendimentos Imobiliários Ltda
Consideração final do consumidor
26/03/2026 às 11:40
Empresa de práticas sujas e abusivas.
Abram o olho antes fazer qualquer tipo de negócios. Haja vista que nem reputação neste site eles possuem.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0