Cobrança de um produto que fiz [Editado pelo Reclame Aqui].

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Ituporanga - SC

30/06/2026 às 14:28

ID: 252707449

ATA DE REGISTRO DE RECLAMAÇÃO E ESCLARECIMENTO DE FATOS
Data de Emissão: 30 de junho de 2026

Partes Envolvidas: * Consumidor: *****

Intermediária: Amazon Brasil

Lojista Parceiro: Frigelar

Produto: Ventilador EOS Turbo Vento 56cm 200W ECM60 (Voltagem: 220V)

1. Do Histórico da Compra e Defeito
O consumidor efetuou a compra do ventilador supracitado através da plataforma Amazon, tendo como vendedor oficial a loja Frigelar.

Ao receber o produto, constatou-se que a hélice estava danificada (torta), inviabilizando completamente o uso do aparelho.

2. Do Processo de Devolução e Estorno
Em 03 de março de 2025, o consumidor formalizou o pedido de devolução junto à plataforma Amazon devido ao defeito de fábrica.

O processo de estorno do valor pago foi processado e finalizado com sucesso pela Amazon, confirmando o cancelamento da compra.

O consumidor permaneceu no aguardo de instruções por parte da empresa (Frigelar/Amazon) para a retirada do produto avariado ou para o envio de um código de postagem reversa dos Correios. Nenhuma instrução ou contato foi realizado pelas empresas na época.

3. Do Descarte do Produto e Sinistro
Diante da ausência prolongada de contato, respostas ou orientações de logística reversa por parte da Frigelar/Amazon por um período superior a 1 ano, e tratando-se de um produto inutilizável (com defeito estrutural), o consumidor procedeu com o descarte do lixo tecnológico.

4. Da Cobrança Indevida Atual
No dia 30 de junho de 2026 (aproximadamente 1 ano e 3 meses após o estorno), o consumidor recebeu um contato telefônico da empresa exigindo o pagamento do produto ou a devolução física da mercadoria.

5. Da Posição e Conclusão do Consumidor
O consumidor declara-se isento da obrigação de pagamento ou devolução, visto que:

O produto entregue originalmente estava quebrado e sem condições de uso.

O estorno foi devidamente autorizado pelas regras da plataforma.

Houve negligência de tempo (prazo excessivo de mais de um ano) por parte do lojista para solicitar a coleta do item com defeito.

Compartilhe

Resposta da empresa

09/07/2026 às 12:19

Olá!

Espero ter ajudado a resolver o seu problema!

Se tudo estiver conforme o esperado, ótimo! Mas, caso ainda precise de algo ou tenha qualquer dúvida, estaremos por aqui prontos para ajudar.

A sua experiência é a nossa prioridade!

Atenciosamente,

Frigelar