Dificuldade para cancelar conta e exigência de envio de foto com documento pessoal via WhatsApp

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Renascença - PR

13/01/2026 às 18:51

ID: 237579603

Entrei em contato hoje dia 13/01 às 18:30 pedindo cancelamento da conta que foi aberta em um posto de combustível no Belém Posto Marajó. E como não uso esta conta pedir para fazer o cancelamento me exigiram que mandasse foto minha com habilitação frente e verso me recusei e disseram que não vão encerrar a conta. Não sou obrigado a mandar foto minha com um documento em um WhatsApp que não confio.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/02/2026 às 18:06

Boa noite, Robson
Espero que esteja bem.
Agradecemos por nos procurar e entendemos sua preocupação em relação à solicitação de documentos.

Informamos que a conta foi cancelada conforme solicitado no dia 13 de janeiro, estando atualmente encerrada em nossos sistemas.

Sobre a solicitação de foto do documento e selfie, esclarecemos que esse procedimento faz parte dos protocolos de segurança do FrotaBank, adotados para confirmar a identidade do titular e evitar cancelamentos indevidos, [Editado pelo Reclame Aqui] ou solicitações realizadas por terceiros. Essas validações visam exclusivamente a proteção dos dados e da conta do cliente.

Entendemos que o envio de documentos por WhatsApp possa gerar insegurança. Por isso, reforçamos que as solicitações ocorrem apenas por nossos canais oficiais e seguem critérios rigorosos de segurança e privacidade. Além disso, disponibilizamos o canal telefônico 0800 153 7000, caso prefira realizar a validação ou esclarecer dúvidas por outro meio.

Permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Atenciosamente,
Equipe FrotaBank

Consideração final do consumidor

02/02/2026 às 18:12

Na hora de abrir conta forcar cliente em posto tudo facil depois burocracia pra encerrar uma conta que nunca usei

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

11/02/2026 às 15:58

Olá, Robson.

Compreendemos sua percepção e respeitamos seu posicionamento.

O processo de abertura da conta é simplificado para facilitar a adesão no momento do abastecimento. Já o encerramento exige validação de identidade por uma questão de segurança e conformidade regulatória, justamente para evitar cancelamentos indevidos realizados por terceiros.

Esse procedimento não tem como objetivo dificultar o encerramento, mas sim proteger o titular da conta e seus dados.

De toda forma, conforme já informado, sua conta encontra-se devidamente encerrada em nosso sistema desde o dia 13/01, não havendo qualquer vínculo ativo ou obrigação pendente.

Seguimos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Telefone e WhatsApp: 0800 153 7000
E-mail: [email protected]
Atenciosamente,
Equipe Frotabank