Quero exclusão do meu nome no serasa

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Guaramirim - SC

09/06/2026 às 14:45

ID: 250923657

Quero a exclusão pois faz 5 anos e não fiz o contrato entrei contato e não quiseram me responder conformei lei vou pedir indenização

Compartilhe

Resposta da empresa

11/06/2026 às 12:05

Olá, Marcus. Tudo bem?

Agradecemos o seu contato e a oportunidade de analisar o seu relato de forma detalhada. Compreendemos a sua preocupação em relação ao tempo decorrido e ao seu pedido de exclusão de registros e valores. Nosso compromisso é tratar a sua demanda com total transparência, trazendo os apontamentos técnicos dos nossos sistemas.

Prezando pela clareza e em resposta à sua manifestação, realizamos uma auditoria em conjunto com os setores de TI, Secretaria e Financeiro. Organizamos os esclarecimentos sobre o seu caso nos tópicos abaixo:

Evidência de Vínculo (Acesso ao AVA): Após uma verificação detalhada em nossos bancos de dados, identificamos registros de acessos efetivos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aos sistemas da instituição sob as suas credenciais. Como o acesso à plataforma é de uso pessoal e intransferível, a utilização do sistema caracteriza a ciência e a fruição dos serviços educacionais disponibilizados na época.

Indeferimento do Cancelamento Retroativo: De acordo com o contrato de prestação de serviços e o regulamento institucional, a ausência de uma solicitação formal de cancelamento no período vigente, somada à utilização comprovada do ambiente acadêmico, impede a exclusão retroativa da matrícula e das obrigações financeiras daquele ciclo.

Esclarecimentos sobre o Prazo de 5 Anos (Prescrição de Débitos)
Em atenção ao seu comentário sobre o período de 5 anos e a legislação vigente, gostaríamos de esclarecer como a instituição atua em conformidade com a lei:

Proteção ao Crédito (Serasa/SPC): Após o prazo regulamentar de 5 anos a contar do vencimento da parcela, a instituição não realiza e não mantém nenhuma negativação ativa ou restrição em seu CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito, assim como não adota medidas de cobrança judicial.

Manutenção do Histórico Interno: Conforme amparado por lei, a prescrição impede a negativação do nome, mas não extingue a existência real da pendência financeira. Por essa razão, os registros de débitos permanecem arquivados exclusivamente em nosso sistema interno para consultas acadêmicas ou eventuais negociações amigáveis e voluntárias (como portais de negociação rápida), sem qualquer prejuízo à sua regularidade civil.

Caso você deseje verificar as opções disponíveis para regularização do seu histórico interno ou possua alguma dúvida adicional sobre os seus acessos, nossa equipe permanece à sua total disposição por meio do nosso atendimento digital:

Caminho de Acesso: Acesse o App Duda ➔ Vá em Central de Ajuda ➔ Selecione a opção Falar com Atendente.


Atenciosamente,
Thaynara
Reclame Aqui - FSG.