Cobrança indevida e falta de suporte para conclusão de curso na FAAP

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

01/06/2026 às 16:36

ID: 250259777

Título: Cobrança indevida e falta de suporte para conclusão do curso

Venho registrar minha insatisfação com a FAAP em razão de uma situação que, até o momento, não foi resolvida de forma adequada.

Contratei um curso, porém enfrentei diversas dificuldades de acesso e utilização da plataforma ao longo do período em que deveria realizar as aulas. Em diferentes momentos, tive problemas para acessar conteúdos e não recebi o suporte necessário para solucionar essas questões de forma eficiente.

Devido às dificuldades encontradas, não consegui concluir o curso nem usufruir adequadamente do serviço oferecido. Ressalto que, durante todo esse processo, não obtive um atendimento que resolvesse efetivamente os problemas relatados.

Posteriormente, interrompi os pagamentos justamente por não conseguir utilizar o curso conforme esperado. Para minha surpresa, fui informado de que meu nome poderá ser negativado em razão desses valores.

Entendo que a situação precisa ser analisada com cautela, considerando que não consegui usufruir do serviço contratado e que minhas tentativas de obter suporte adequado não foram satisfatórias. Além disso, solicito que a instituição apresente de forma clara toda a documentação contratual que justifique a cobrança realizada.

Meu objetivo é resolver essa questão de forma amigável e transparente. Solicito uma revisão da cobrança, a suspensão de qualquer procedimento de negativação enquanto o caso estiver em análise e uma solução definitiva para o problema.

Caso não seja possível chegar a um acordo, buscarei os meios legais e os órgãos de defesa do consumidor competentes para análise da situação.

Aguardo retorno com urgência.

Compartilhe

Resposta da empresa

08/06/2026 às 17:43

Prezado Jailson,

Verificamos que, em 05/06/2026, o time responsável informou por e-mail não ter localizado contatos anteriores relatando dificuldades com o curso ou solicitando suporte para as situações mencionadas e apresentou condições especiais para reingresso nas turmas de junho ou julho, com vencimento da parcela pendente para 15 dias após a aceitação da proposta e retirada de seu nome das listas de cobrança e dos órgãos de proteção ao crédito. Como alternativa excepcional, também foi oferecido o cancelamento do curso com isenção integral da taxa de cancelamento, exclusão das listas de cobrança e cancelamento da última parcela pendente. Aguardamos seu retorno para concluir o procedimento e permanecemos à disposição.
Atenciosamente,

Fundação Armando Alvares Penteado