Falha na comunicação e processamento de alteração de plano e pagamentos na Fundação Banrisul

Não respondida
Farroupilha - RS
09/05/2026 às 05:02
ID: 248154393
Em ***** solicitei alterações relacionadas ao meu plano junto à Fundação Banrisul em razão de uma licença requerida naquele período. Desde o início do processo enfrentei extrema dificuldade de comunicação, respostas demoradas e orientações incompletas.
No dia ***** encaminhei o formulário solicitado pela Fundação e também realizei a alteração do plano diretamente no aplicativo, exatamente conforme fui orientada. Apesar disso, o procedimento aparentemente jamais foi corretamente processado.
Após cumprir todas as exigências informadas, nunca houve a cobrança/desconto correspondente ao novo plano. Diante disso, em ***** entrei novamente em contato questionando a ausência da cobrança e buscando esclarecimentos. Recebi apenas uma resposta genérica informando que a cobrança ocorreria naquele mês, o que novamente não aconteceu.
Agora, meses depois, em *****, fui surpreendida com nova solicitação de envio de formulários e realização de procedimentos que já haviam sido integralmente cumpridos em *****, como se absolutamente nada tivesse sido feito anteriormente.
O atendimento prestado ao longo de todo esse período foi extremamente falho. As respostas normalmente demoravam vários dias, eram superficiais, pouco esclarecedoras e demonstravam total ausência de acompanhamento efetivo do caso.
O mais preocupante é que apenas quando manifestei intenção de cancelar minha participação na Fundação fui finalmente informada sobre consequências extremamente relevantes e irreversíveis, como impossibilidade de retorno ao plano! Informações dessa importância deveriam ter sido prestadas com transparência desde o início.
Além disso, também realizo adiantamentos esporádicos via PIX referentes aos empréstimos mantidos junto à instituição. Diante de toda a desorganização já demonstrada pela Fundação no tratamento do meu caso, passei a ter sérias dúvidas quanto ao correto processamento e abatimento desses pagamentos.
Por esse motivo, solicitei:
- demonstrativo completo de todos os pagamentos realizados;
- identificação individual dos adiantamentos via PIX;
- comprovação dos respectivos abatimentos;
- saldo atualizado dos contratos;
- e memória de cálculo detalhada dos empréstimos.
Considero extremamente grave que uma instituição responsável pela administração de previdência e contratos financeiros apresente tamanha desorganização administrativa, falhas de comunicação e ausência de controle adequado sobre procedimentos já realizados pelos participantes.
Aguardo solução efetiva, análise completa do caso, regularização definitiva da situação e total transparência quanto aos valores, contratos e procedimentos vinculados ao meu cadastro.