Precariedade na higienização e condições insalubres no Museu Ciência e Vida

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São João de Meriti - RJ

05/06/2026 às 11:51

ID: 250589629

Prezados,

Visitei o Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, na última quarta-feira e gostaria de registrar uma reclamação sobre as condições do espaço naquele dia.

A higienização dos banheiros estava extremamente precária, sem água nas descargas, além de um cheiro muito forte e desagradável em vários ambientes. Achei a situação bastante desconfortável, principalmente considerando a quantidade de crianças, escolas e famílias presentes no local.

Não tenho reclamações em relação aos atendentes e funcionários, que inclusive aparentavam estar tentando lidar da melhor forma possível com a situação. Porém, como visitante, me senti desrespeitado e muito mal atendido pelas condições oferecidas ao público.

Acredito que um espaço de educação e cultura como o museu não deveria funcionar nessas circunstâncias.

Compartilhe

Resposta da empresa

09/06/2026 às 09:12

Prezada Priscilla, bom dia!

Em atenção à sua reclamação, comunicamos que a mesma foi encaminhada a Diretoria de Divulgação Científica desta Fundação, responsável pela análise e pronunciamento.

Tão logo tenhamos a resposta, entraremos em contato.

Esta Ouvidoria reitera nosso compromisso com a transparência, o respeito institucional e a melhoria contínua do ambiente acadêmico e de trabalho.

Sendo o que nos cabe informar no momento, colocamo-nos à disposição para contatos futuros pela plataforma OuvERJ: https://www.rj.gov.br/ouverj/

Atenciosamente,
Equipe Ouvidoria CECIERJ

Réplica da empresa

18/06/2026 às 09:58

Prezada Priscilla, bom dia!

Segue resposta da Diretoria responsável.

"De fato, tivemos problema grave com o fornecimento de água, no último dia 03/06. Ocorre que há um vazamento de água que ainda não identificado na região de museu, que está causando falha no abastecimento. Temos sido diligentes com essa questão, e solicitamos o caminhão pipa à empresa Águas do Rio, responsável pela distribuição da água, no prazo adequado para que chegue novo caminhão antes da caixa ficar completamente vazia (protocolos *****; *****; *****; *****; *****). Contudo, houve um erro na Águas do Rio, e soubemos no dia 03/06 que nosso pedido havia sido cancelado.
Ligamos insistentemente ao longo do dia 03/06 explicando a situação que estávamos vivendo no museu, que havia visitantes e um evento grande da Secretaria de Esporte e destacando o erro que eles haviam cometido.
Cabia à empresa contornar o problema gerado. Durante todo dia, a empresa mantinha a promessa que enviaria o caminhão ao longo do dia. Na última ligação, por volta de 15h, disseram que não haveria mais fornecimento no dia.
Embora pudéssemos ter cancelado o funcionamento do espaço neste dia, não tomamos essa atitude pois tinha um evento agendado no nosso auditório e havia o compromisso da empresa de mandar o caminhão durante o dia. De modo que, confiamos na empresa que não prestou o serviço conforme comprometido, consequentemente o museu ficou desguarnecido junto aos seus visitantes. Pedimos desculpas pelo ocorrido. Esperamos que a reclamante retorne ao museu e tenha uma experiência mais agradável.

Grata,
Fundação Cecierj - Divulgação Científica
Profa. Associada"

Atenciosamente,
Equipe Ouvidoria Cecierj