Atraso na entrega de documentação de mestrado após vencimento do prazo

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Missal - PR

13/08/2026 às 10:26

ID: 256359521

FUNIBER/UNINI PRAZO DE 24 MESES VENCIDO E DOCUMENTAÇÃO DO MESTRADO NÃO ENTREGUE

Concluí meu Mestrado pela Universidad Internacional Iberoamericana UNINI/México, por intermédio da FUNIBER, no ano de 2023.

Após a conclusão do curso, realizei em 05/08/2024 o pagamento referente à documentação necessária, tendo sido informado de que a documentação seria disponibilizada/encaminhada no prazo de até 24 meses.

Dessa forma, o prazo máximo informado pela instituição se encerrou em 05/08/2026.

Hoje, 13/08/2026, o prazo já está vencido e continuo sem receber a documentação.

O que considero ainda mais grave é que, apesar das diversas tentativas de contato, ninguém consegue me informar de forma objetiva onde está a minha documentação, em qual etapa se encontra, qual setor é responsável ou qual é a data efetiva de entrega.

Tenho recebido informações genéricas, sem uma solução concreta.

A documentação é essencial para que eu possa dar início ao processo de reconhecimento/revalidação do meu diploma de mestrado no Brasil. Portanto, a demora está me causando prejuízo acadêmico e profissional.

Ressalto que cumpri minha obrigação financeira em 05/08/2024, realizando o pagamento solicitado para obtenção/envio da documentação, e aguardei integralmente o prazo máximo de 24 meses informado pela instituição.

Não considero razoável que, após o vencimento do prazo, a instituição não consiga sequer informar claramente onde está a documentação ou quando ela será entregue.

SOLICITO UMA SOLUÇÃO IMEDIATA

Solicito:

A entrega imediata de toda a documentação acadêmica referente à conclusão do meu Mestrado;
Caso a documentação física ainda não esteja disponível, que seja disponibilizada imediatamente em formato digital/PDF oficial, com assinatura eletrônica, certificação ou mecanismo válido de autenticação, para que eu possa iniciar o processo de reconhecimento/revalidação no Brasil;
Que seja informado, por escrito, onde se encontra atualmente a minha documentação e qual é o motivo de ainda não ter sido entregue;
Que seja fornecida uma data concreta e definitiva para a entrega da documentação física;
Caso a instituição não consiga cumprir imediatamente a obrigação assumida, solicito a restituição do valor pago especificamente pela documentação/envio, sem prejuízo das demais medidas cabíveis;
Que a resposta seja apresentada de forma objetiva, com uma solução concreta, e não apenas com informações genéricas de que o processo está "em andamento".

O prazo de 24 meses foi integralmente aguardado. Não estou solicitando antecipação do prazo: estou solicitando a entrega da documentação após o vencimento do prazo máximo que me foi informado.

A ausência desses documentos está impedindo o início do meu processo de reconhecimento/revalidação do diploma no Brasil e pode continuar me causando prejuízos.

Caso não haja uma solução concreta e imediata, darei continuidade à reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor, incluindo PROCON-PR e Consumidor.gov.br, além de avaliar as demais medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Aguardo uma resposta objetiva e uma solução definitiva.


Compartilhe