Cobrança de taxa para emissão de comprovante de convênio

Não resolvido
Belo Horizonte - MG
03/06/2025 às 15:39
ID: 218728193
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesNa data de 03/06/2025 precisei da comprovação de que possuo o convênio da Funerária Santa Rosa e ao telefonar para a empresa no numero ***** fui informada pela funcionária ***** que para receber qualquer declaração ou foto da minha carteirinha eu precisaria efetuar o pagamento de R$5,00 e isso se chama extorsão. Já sou cliente cadastrada na empresa, só precisei de um comprovante disso, que poderia ser uma declaração, carteirinha ou o número do contrato e ela se negou a me fornecer sem o pagamento dessa taxa.
Compartilhe
Resposta da empresa
05/06/2025 às 16:16
Olá Bárbara,
Lamentamos o transtorno e compreendemos sua insatisfação. Gostaríamos de esclarecer que o Grupo Santa Rosa não realiza cobranças por envio de declarações ou comprovantes de vínculo. Inclusive, disponibilizamos gratuitamente, no momento da contratação, a carteirinha do plano juntamente com o contrato que também foi enviado à senhora, inclusive com um vale-consulta.
No caso relatado, entendemos que a clínica conveniada solicitou a apresentação da carteirinha física, e por não estar com ela em mãos, a senhora entrou em contato solicitando uma nova via. Nesse caso específico, o valor de R$5,00 refere-se apenas à emissão da segunda via da carteirinha, procedimento padrão para reposição de material.
Estamos à disposição para esclarecer qualquer outro ponto e garantir que continue usufruindo dos benefícios oferecidos pelo nosso plano.
Atenciosamente,
Grupo Santa Rosa
Réplica do consumidor
05/06/2025 às 16:21
Eu não entrei em contato pra solicitar a segunda via da carteirinha não, pois eu tenho a carteirinha. Eu entrei em contato para pegar o número do contrato e a atendente Gabriela me falou que para me passar informações sobre meu contrato eu tinha que pagar uma taxa de 5,00 isso vai contra o código de defesa do consumidor, eu tenho o direito de ter acesso às informações sobre meu contrato de forma gratuita.
Réplica da empresa
05/06/2025 às 16:56
Senhora Bárbara,
Agradecemos pelo seu retorno e esclarecimento.
Reforçamos que o Grupo Santa Rosa não cobra por nenhuma informação referente ao contrato. Sempre que o cliente solicita número de contrato, declarações ou qualquer tipo de comprovante, essas informações são fornecidas de forma gratuita.
No seu caso específico, conforme apurado com a atendente, a sua ******* em um momento onde sua filha aguardava um atendimento em uma clínica conveniada, onde a carteirinha do plano foi exigida para o uso do benefício. Como a senhora já havia recebido sua carteirinha no ato da adesão e não estava com ela em mãos no momento, foi informada a possibilidade de emissão da segunda via, que possui um custo simbólico de R$ 5,00.
Entendemos que a senhora tenha solicitado apenas uma foto, porém para o envio da imagem é necessário que a segunda via seja gerada fisicamente pois é isso que a clínica exige, e não apenas um número ou declaração. Ainda assim, reafirmamos que nenhuma cobrança é feita para envio de informações contratuais.
Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e reafirmamos nosso compromisso com o respeito ao consumidor e à transparência nos atendimentos.
Atenciosamente,
Grupo Santa Rosa
Réplica do consumidor
05/06/2025 às 17:03
A atendente me falou dessa possibilidade de enviar a foto mas eu não precisava da foto, eu precisava do número do contrato, mas vcs não estão querendo reconhecer que a atendente falhou ao me cobrar 5,00 pela informação do número do contrato. Tudo bem! Mantenho minha insatisfação e reafirmo pra vcs treinarem seus funcionários a não cobrar por informação, isso é extorsão.
Réplica da empresa
05/06/2025 às 17:49
Lamentamos que sua percepção tenha sido essa e respeitamos sua insatisfação.
Reiteramos com total transparência que o Grupo Santa Rosa não cobra e nunca cobrou por qualquer informação contratual. Se houve alguma falha de comunicação ou interpretação no atendimento, pedimos desculpas e já reforçamos os procedimentos internamente para que situações como essa não gerem desconfortos.
Nosso compromisso é com a ética, a legalidade e o respeito a todos os nossos clientes, e seguiremos à disposição para quaisquer esclarecimentos que a senhora desejar.
Atenciosamente,
Grupo Santa Rosa
Consideração final do consumidor
23/06/2025 às 08:39
Descaso com o cliente
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
2