Contestação de multa por curso não utilizado e cancelado antes do início das aulas

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Itabaiana - SE

23/07/2026 às 14:53

ID: 254656557

Cobrança de multa contestada vinculada a curso não utilizado da G4


A Principia administra o financiamento de um curso contratado junto à G4 Educação. O curso não foi utilizado e solicitei o cancelamento antes do início das aulas.

Tentei resolver diretamente com a G4, mas a empresa deixou de responder às minhas mensagens. O assunto somente avançou depois que a própria Principia entrou em contato devido à ausência de pagamento.

Foi realizado o cancelamento do financiamento, porém permaneceu uma multa de aproximadamente R$ 800. Cheguei a parcelar esse valor no momento, mas atualmente contesto formalmente a cobrança porque a contratação original ocorreu sob forte pressão comercial, sem tempo adequado para leitura, e o pedido de cancelamento foi feito antes do início das aulas.

A Principia afirma que apenas administra o financiamento e segue a decisão da escola. Porém, não aceito continuar sendo cobrado por uma multa vinculada a um serviço que não utilizei e cujo cancelamento não foi concluído antes por falta de atendimento da própria G4.

Exijo:

1. O cancelamento imediato do saldo da multa;
2. A suspensão definitiva das cobranças;
3. A confirmação de que não haverá negativação;
4. O envio do contrato de financiamento;
5. O detalhamento completo da cobrança e da multa;
6. O encaminhamento da contestação à G4.

A cobrança está formalmente contestada. Caso permaneça, recorrerei ao Procon e ao Juizado Especial Cível para solicitar o cancelamento da dívida e a reparação dos danos que forem comprovados.

Compartilhe