Solicitação de cancelamento não atendida, cobranças indevidas e ameaças de negativação

Em réplica
Uberlândia - MG
18/02/2026 às 23:46
ID: 241036109
Venho registrar aqui minha profunda insatisfação com a postura da empresa, que vem tratando minha solicitação de cancelamento com total descaso, falta de transparência e, ao meu ver, práticas abusivas.
Solicitei formalmente o CANCELAMENTO do serviço e, mesmo assim, continuam postergando a finalização, desviando o assunto, trazendo justificativas que não têm relação com o pedido e tentando me manter vinculada ao sistema por mais tempo. Isso fere diretamente o Código de Defesa do Consumidor (art. 6, III e IV e art. 39, V), que garante informação clara, transparência e proíbe vantagem manifestamente excessiva ou imposição de dificuldades para cancelamento.
Além disso:
Existe cobrança de valor que não reconheço, mesmo já tendo enviado comprovantes de pagamento.
Há menção de possível negativação vinculada à empresa deles, mesmo sem débito vencido o único valor citado sequer venceu ainda.
Informações sensíveis sobre minha situação estão sendo expostas de forma desnecessária, desviando completamente do foco que é apenas encerrar o contrato.
O cancelamento solicitado não está sendo efetivado, gerando cobranças contínuas e insegurança jurídica.
Isso configura, em tese, prática abusiva e falha na prestação de serviço (art. 14 do CDC), além de possível cobrança indevida (art. 42 do CDC).
Deixo claro:
Já solicitei cancelamento.
Não desejo mais utilizar o serviço.
Não aceito cobranças indevidas nem ameaças de negativação.
Quero a confirmação formal de quitação e encerramento definitivo.
Caso isso não seja resolvido imediatamente, tomarei as medidas cabíveis, incluindo:
Reclamação nos órgãos de defesa do consumidor (Procon e demais canais oficiais);
Ação judicial por cobrança indevida, danos morais e eventuais prejuízos à imagem e ao CNPJ;
Pedido formal de retirada de qualquer apontamento ou comunicação que possa gerar negativação indevida.
Espero uma solução rápida, definitiva e profissional, pois estou apenas exercendo um direito básico: cancelar um serviço que não atende mais às minhas necessidades.
Compartilhe
Resposta da empresa
19/02/2026 às 09:33
Bom dia! Tratativa realizada por whatsapp. Esclarecemos que o pedido de cancelamento já está sendo tratado e os pagamentos realizados estão pendentes do envio do comprovante para encerrarmos a tratativa.
Réplica do consumidor
19/02/2026 às 21:24
Não resolveram o meu problema novamente, me foi prometido uma resolução na data de hoje, o prazo se expirou sem a resolução do problema , infelizmente a atendente ***** fez a tentativa dela porém sem sucesso, não tive retorno na data de hoje, solicitei a minha carta de quitação que desde o início da conversa avisei que era indispensável, me foi prometido o reembolso de valores a mais que paguei e não foi feito o reembolso, ou seja nada foi feito mais uma vez várias promessas que não doam cumprindo se o pior de tudo é a insistência em me manter como cliente mesmo sabendo que não quero mais, a insistência em dificultar um cancelamento que é bem simples é explicita pela parte da empresa, já não me deixa outra saída a não ser procurar meios judiciais, vou encerrar essa demanda como não resolvida e ter que repassar para o advogado infelizmente.
não recomendo a empresa a ninguém!
cuidado ao contratarem serviços dessa empresas pois isso se torna um PESADELO!
Total falta de respeito com o cliente!