Reação alérgica e falta de alerta de segurança na embalagem do produto

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Serafina Corrêa - RS

06/08/2026 às 10:37

ID: 255766739

Gostaria de registrar minha indignação a respeito da falta de informações claras de segurança e advertência na embalagem do produto de limpeza de vocês.
No rótulo consta apenas a orientação de "lavar imediatamente em caso de contato com a pele", o que é uma medida genérica e insuficiente. O produto não traz nenhum alerta sobre a necessidade do uso de luvas ou máscara durante o manuseio. Confiando na rotulagem de um produto de uso doméstico, utilizei o item sem equipamentos de proteção e desenvolvi uma forte reação alérgica, com irritação intensa nas vias aéreas e garganta.
A ausência de avisos sobre a inalação de vapores ou a necessidade de EPI representa uma falha grave na comunicação de segurança ao consumidor, colocando a saúde dos usuários em risco de crises alérgicas ainda mais severas.
Devido à persistência e gravidade dos sintomas, precisei agendar uma consulta médica especializada (otorrinolaringologista) de urgência, com um custo de R$ 350,00, além dos custos com medicamentos para o tratamento.
Achei a situação extremamente injusta, visto que o problema foi gerado pelo uso do produto. Diante disso, pergunto: como fica a minha situação e como a empresa pretende realizar o ressarcimento desse valor de R$ 350,00 e dos custos médicos gerados por essa falta de instrução no rótulo?
Aguardo um posicionamento e a resolução do meu caso.

Compartilhe

Resposta da empresa

06/08/2026 às 11:10

Bom dia, Andressa Lara Markus !
Prazer em falar com você!

Informo que nossa equipe irá lhe contatar pelo contato informado.

Atenciosamente
Equipe SAC, Girando Sol.

Réplica do consumidor

10/08/2026 às 10:52

Só entraram em contato e não resolveram meu problema, não deram retorno e segue do mesmo jeito. Dessa forma vou ter que acionar outros órgãos para conseguir uma resposta!

Réplica da empresa

10/08/2026 às 11:01

Bom dia !!
Seu caso está sendo avaliado pelo departamento técnico, assim que eu tiver um retorno deles vou lhe passar na mesma hora.

Réplica do consumidor

13/08/2026 às 16:23

O quadro de lesão química provocado pelo produto se agravou. Em consulta médica com Otorrinolaringologista em 12/08/2026, foi atestada intoxicação severa com a garganta em carne viva e sinusite secundária, sendo prescritos antibiótico (Levofloxacino por 10 dias) e corticoide.
Na última segunda-feira, respondi ao canal de atendimento da empresa via ***** deixando claro que o caso é grave e que não aceitarei justificativas genéricas do setor técnico, exigindo o ressarcimento e reembolso dos prejuízos. Desde então, a empresa mantém total silêncio e omissão.
Diante dos danos à minha saúde e do descaso, comunico que a ocorrência já foi formalmente denunciada à ANVISA para fiscalização sanitária do lote e que o caso prosseguirá para os órgãos de proteção ao consumidor. Exijo o ressarcimento integral dos custos envolvidos em consulta e medicações.

Réplica da empresa

14/08/2026 às 08:55

Bom dia!
Realmente é preocupante o relato quanto às reações desencadeadas em seu organismo, mas como você bem colocou: Na química e na toxicologia, não existe resposta única: a concentração de vapores, o pH ou a sensibilidade individual podem causar danos severos.
Reforçamos nosso compromisso de entregar produtos seguros para o uso doméstico, colocando no rótulo todas as recomendações exigidas pela ANVISA e que DE FORMA GERAL, se respeitadas, não trazem riscos ao consumidor final. Este produto está no mercado há 5 anos e já foram produzidos mais de 1 milhão de litros, sem que nenhum consumidor tenha tido alguma reação alérgica ou quadro de intoxicação química.
Por todo este cuidado com os produtos e com os consumidores, vamos cobrir os custos de consultas e medicações e para que isto seja possível, preciso que nos envie os documentos que comprovam os gastos e seus dados completos: nome, CPF: *****, endereço e chave PIX.
Estimamos melhoras.
Aguardo