Fiz um procedimento de lipoaspiracao e estão cobrando valor extra por utilização de tecnologia sem previsão em tabela de cobrança hospitalar ferindo assim o código de defesa so consumidor

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
14/07/2026 às 11:31
ID: 253869687
Fiz um procedimento de lipoaspiração nesta unidade em 21/05/2026, a tabela de Plástica fornecida pelo próprio hospital considera o valor de R$5.360,00 por 3 horas de sala cirúrgica, pagos integralmente na data da cirurgia.
Ocorre que recebi uma cobrança no valor de R$ 1.748,25 com vencimento em 02/07/2026, referente a procedimento extra.
Quando perguntei ao setor financeiro a qual procedimento extra se referia me foi informado que ao procedimento morpheus realizado em sala cirúrgica (tenho tudo documentado por email)
Conforme a tabela de plastica do proprio hospital, não há previsão de cobrança específica pela utilização de tecnologias empregadas durante o ato cirúrgico. O Morpheus consiste em uma tecnologia de uso do cirurgião, da mesma forma que outros recursos, como Vibrolipo, Argoplasma e demais equipamentos utilizados para auxiliar a execução do procedimento cirúrgico. Esses equipamentos pertencem ao cirurgião e fazem parte da técnica empregada, não constituindo serviço ou tecnologia disponibilizada pelo hospital.
As cobranças hospitalares previstas referem-se aos procedimentos realizados, à utilização da estrutura hospitalar e, quando aplicável, às horas excedentes de sala cirúrgica. Entretanto, conforme consta no prontuário, o tempo cirúrgico permaneceu dentro do período contratado para a internação, não havendo extrapolação das três horas previstas no pacote hospitalar, motivo pelo qual também não há incidência de cobrança por horas suplementares.
A Equipe do cirurgião plástico ***** já encaminhou email formalmente solicitando explicações sobre a referida cobrança para o setor responsável em 02/07/2026 e eu também enviei novamente email em 07/07/2026 e até o presente momento sigo sem nenhum retorno por parte do referido setor.
Porém na data de ontem, recebi um novo email intitulado cobrança particular, adivertindo-me sobre a assinatura no termo de responsabilidade e solicitando o pagamento do boleto relatado.
Como posso pagar um boleto que fere o código de defesa do consumidor, uma vez que cobra por algo não previsto na tabela de plastica do hospital e que Os custos de utilização da tecnologia morpheus já estavam inclusos nos honorários/ custos médicos, acertados diretamente com o cirurgião?
Aguardo esclarecimentos sobre estas cobranças e solicito o cancelamento do boleto enviado com vencimento em 02/07/2026
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
29/07/2026 às 14:24
Prezada Sra. Daniela, Boa Tarde!
Esclarecemos que foram realizadas tentativas de contato com os telefones informados na reclamação, porém sem sucesso.
Diante disso, colocamos à sua disposição a Central de Atendimento da Ouvidoria Corporativa através do telefone 3003-4330 de segunda a sexta das 8h às 18h para que sejam prestados os esclarecimentos necessários.
Cordialmente,
Ouvidoria Rede DOr.