PROBLEMA COM CARRO FASTBACK COMPRADO NA GMAIS

Não respondida
Rio de Janeiro - RJ
24/02/2025 às 13:34
ID: 210714423
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesPrezados Senhores da Chevrolet Gmais ***** (grupo Eurobarra)
Problema que estou passando com a compra do carro Fastback Audace 23/24, placa *****, chassi *****.
Comprei no dia 17/01/25 e retirei no dia 23/01/25 um carro de R$110.000,00 com 11mil quilômetros rodados e na garantia de fábrica para não passar por problemas que me deixariam parado sem o mesmo, pois iniciei uma segunda jornada de trabalho na UBER categoria Black, na qual necessita de um carro top e com ar-condicionado obrigatoriamente em perfeito funcionamento para conforto dos passageiros.
No dia 12/02/25 às 16:23 meu ar-condicionado parou de funcionar, apenas ventilando. Comuniquei imediatamente por WhatsApp ao vendedor Fernando o ocorrido, que me pediu para levar o carro diretamente para alguma concessionária da Fiat (Itália Barra, Eurobarra ou Squadra) já que o carro se encontra em garantia de fábrica. Na quinta-feira pela manhã, para minha surpresa, o carro estava com o ar-condicionado gelando. Mesmo assim, levei o carro para a Itália barra, na qual achei muito ruim o tratamento, sem dar uma mínima atenção, apenas falando se eu queria agendar um dia para deixar o carro em uma data mais à frente. Resolvi não agendar e me direcionar à Eurobarra para falar com o Anderson (indicação do Fernando), mas como ele estava ocupado, fui atendido pelo Fábio, que deu uma atenção olhando o carro superficialmente e informado que nada poderia fazer naquele momento, pois o ar estava funcionando e teria que deixar o carro para um diagnóstico mais preciso, sendo que só iniciaria o serviço na segunda-feira dia 17/02/25 com um prazo de 72hs para dar um parecer. Como não concordei, fui para Gmais levar o carro para o Fernando (vendedor), mas ele tinha saído para fazer um serviço e acabei sendo atendido pelo vendedor Rodrigo. O mesmo me atendeu muito bem, falou com o gerente Flávio da Fiat Squadra que me atendeu às 8hs da manhã na sexta-feira. Com ar-condicionado ainda funcionando, o gerente Flávio verificou superficialmente e me informou que já tinha visto este tipo de problema no qual o tubo do ar congela quando o carro está por horas em trânsito e neste momento para de gelar, bastando parar o carro desligado por um tempo até o tubo descongelar, fazendo que o mesmo volte a funcionar. Disse que isso poderia ser uma característica deste carro e que já ouviu falar em uma situação parecida que ocorreu com o carro de um taxista, na qual a fábrica autorizou a troca de todas as peças do ar-condicionado, sendo que mesmo assim não resolveu o problema, o ar voltou a parar e a congelar o tubo. Também me informou que isso poderia acontecer de tempos em tempos, mas que não era sempre, e que só fazendo uma análise mais profunda é que realmente teríamos certeza do que está ocasionando o defeito. Fiquei muito chateado e preocupado, pois se essa informação procedesse, poderia ser um problema de fabricação, ou seja, não teria uma solução imediata.
Logo que saí da concessionária, liguei o aplicativo do Uber e comecei a trabalhar, pois já tinha perdido muito dinheiro ficando parado com o carro. Fiz 3 corridas curtas e sem trânsito e para minha surpresa quando estava indo pegar o quarto passageiro (quarta corrida), o meu ar-condicionado começou a parar, por este motivo, não fiz a quarta corrida, desliguei o aplicativo e parei de trabalhar. Parei o carro e tirei uma foto do tubo congelado conforme instruções do gerente Flávio. Falei com o Fernando (vendedor da Gmais) que iria deixar o carro com ele para resolver o problema, o mesmo me disse para agendar em qualquer concessionária da Fiat, pois caso deixasse o carro com ele, o procedimento seria o mesmo, eles agendariam um horário na Fiat e levariam no dia e hora marcada, o carro ficaria parado até o dia marcado, não tendo nenhum tipo de prioridade ou vantagem. Liguei para Eurobarra e me informaram que só teriam o dia 24/02/25 para receber o carro e ainda levaria 72hs para dar um diagnóstico. Liguei para Squadra e quando falei que o gerente Flávio tinha me dito que poderia levar o carro na segunda dia 17/02/25, fizeram o agendamento para às 10:30hs neste mesmo dia, informando que ainda teria mais 72hs para análise do problema. Deixei o carro na data e horário agendados com o recepcionista Sandro OS n *****. O gerente Flávio informou que o que tinha me dito sobre o congelamento foi um engano e que iria iniciar um primeiro procedimento ordenado pelo fabricante, no qual verificaria quanto tinha de gás no sistema e caso estivesse abaixo ou acima do recomendado, neste caso estava com 350 pesos (abaixo), teriam que retirar o gás e o ar do sistema e recolocar um novo gás até 500 pesos (recomendado) e assim foi feito. Após testes na segunda e na terça-feira deixando o carro ligado por 40 minutos e depois rodando na rua por mais algum tempo, nada ocorreu, ou seja, o ar não apresentou defeito. Liguei para o gerente Flávio no início da tarde de terça para saber sobre o resultado do diagnóstico, me contou o que foi feito e pediu para buscar o carro, pois só eu rodando com o carro é que poderia realmente testar para ver se ficou solucionou o problema, mas se voltasse a apresentar o mesmo, que eu teria que voltar com o carro para fazer o próximo procedimento, que seria a troca do compressor, no qual ainda teria que pedir para o fabricante e não saberia quanto tempo demoraria para chegar, além desta espera, após a chegada da peça, teria que aguardar a instalação, pegar o carro e fazer o teste nas ruas para saber se o problema estava resolvido. Na quarta-feira dia 19/02/25 após umas duas horas rodando, por volta das 16hs, o ar parou de gelar, eu estava com uma passageira, aumentei o vento e baixei a temperatura, após uns 15 minutos ele voltou a gelar, assim dei continuidade pegando um próximo passageiro e informando o ocorrido ao gerente Flávio. Na sexta-feira dia 21/02/25 iniciei as corridas por volta das 13:30hs, fiz 7 viagens curtas e diretas, sem trânsito, sendo que a sétima corrida foi do Barra Shopping para o Via Parque, no momento que entrei no Barra Shopping o ar começou a parar de gelar, durante a corrida, aumentei o vento para disfarçar o calor e ao deixar as passageiras, o ar já estava só no vento. Informei ao vendedor Fernando (Gmais) e ao gerente Flávio (Squadra Fiat) o ocorrido e encerrei as corridas perdendo dinheiro e fui para casa. Após umas duas horas, peguei o carro para ir ao mercado, o ar voltou a gelar. No sábado dia 22/02/25 fui à Gmais para conversar com o vendedor Fernando que me apresentou ao gerente Luiz e informou a ele todo o ocorrido, e o mesmo me falou que o meu problema não era com a Gmais e sim com a Fiat, já que o carro está na garantia de fábrica. Também falou que só na segunda-feira dia 24/02/25 poderia saber a real situação com o gerente Flavio, pois aos sábados as oficinas não funcionam. Não concordei com a resposta, pois não comprei na Fiat e sim na Gmais, no qual são responsáveis diretos com a venda e os problemas no meu carro.
Na segunda-feira 24/02/25 me encaminhei para Gmais, sendo recebido pelo vendedor Fernando que chamou logo em seguida o gerente Luiz, este por sua vez, ligou para o gerente Flávio (serviços da Squadra) para saber os procedimentos que foram feitos no carro para solucionar o problema. Após sua ligação, o gerente Luiz me informou que como o primeiro procedimento não resolveu o problema, faria o segundo procedimento, no qual o gerente Flávio irá pedir à fábrica da Fiat uma válvula e um compressor para serem trocados, sendo que este pedido terá a demora de 10 dias úteis (prazo estimado) somado ao tempo de troca de um dia, lembrando que estamos próximos a semana do carnaval.
Quando questionei o gerente Luiz como ele irá proceder caso estes procedimentos não funcionem, me disse que a Fiat é que tem que resolver, ou seja, não assume o problema, é como se não tivesse responsabilidade alguma sobre à venda do carro na Gmais. Isso não é atitude de gerente, em minuto algum fez algo para conquistar a minha confiança ou tentar me convencer de que tudo será resolvido. Não correu atrás de nenhuma alternativa como um carro reserva ou uma solução mais imediata, como a troca do veículo ou a devolução do dinheiro. No caso de troca ou devolução, o gerente Luiz disse que iria falar com a diretoria, mas no momento que perguntei por que não fala agora, pois eu já estava presente na concessionária, me disse, sem ao menos tentar entrar em contato, que a diretoria estava em reunião. Uma atitude que não condiz com o cargo que ocupa.
Fico no aguardo de uma solução rápida.
Att,
*****
*****