Cobrança com pressão psicológica e informações intimidatórias

Em réplica
Rio de Janeiro - RJ
08/07/2026 às 12:53
ID: 253403271
Estou sendo cobrado por uma dívida referente à Anhanguera e demonstrei, desde o início, interesse em resolver a situação de forma amigável.
Entretanto, a empresa passou a utilizar mensagens com tom intimidatório, informando que meu contrato seria ajuizado e citando bloqueio de contas bancárias, suspensão da CNH e retenção de passaporte, o que causa insegurança e pressão para que eu aceite uma proposta imediatamente.
Posteriormente, ofereceram um desconto de 85%, reduzindo o valor para R$ 517,32, mas condicionando o pagamento ao mesmo dia e afirmando que a oferta deixaria de existir no dia seguinte. Expliquei que não me recuso a pagar a dívida, apenas não tenho condições financeiras de efetuar o pagamento à vista naquele momento.
Considero que a cobrança deve ser realizada com transparência e respeito ao consumidor, sem criar um ambiente de pressão ou intimidação.
Solicito que a empresa apresente uma proposta que seja compatível com minha realidade financeira, seja mantendo o desconto por um prazo razoável ou oferecendo a possibilidade de parcelamento. Também peço que futuras cobranças sejam feitas de forma clara, objetiva e sem informações que possam induzir o consumidor ao medo.
Compartilhe
Resposta da empresa
08/07/2026 às 13:37
Boa tarde Yago,
Meu nome é Cátia e acompanharei sua manifestação.
Informamos que estaremos realizando as análises de seu caso, com a devida atenção e agilidade.
Nossa equipe avaliará as informações apresentadas e, em breve, entraremos em contato para dar continuidade ao atendimento.
Agradecemos seu contato e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Catia Fernandes - SAC
Góes e Nicoladelli Advogados Associados
Réplica da empresa
10/07/2026 às 14:34
Boa tarde Yago,
Identificamos que nosso setor de negociação realizou contato para apresentar as opções de acordo atualmente disponíveis para o seu contrato.
Nosso objetivo é sempre buscar a melhor alternativa possível, dentro das condições liberadas para negociação.
No momento, diante das condições apresentadas, vimos que não houve a formalização do acordo.
Ressaltamos, contudo, que permanecemos à disposição para atendê-lo e auxiliá-lo da melhor forma possível.
Catia Fernandes - SAC
Góes e Nicoladelli Advogados Associados
Réplica do consumidor
11/07/2026 às 11:54
Não chegamos a um acordo que cabe em meu orçamento no momento
Réplica da empresa
13/07/2026 às 09:27
Bom dia,
Comprendemos e nos colocamos a disposição.
Atenciosamente,
Catia Fernandes - SAC
Góes e Nicoladelli Advogados Associados