Não querem me reembolsar nem R$ 1,00.

GOL
Belo Horizonte - MG
30/10/2014 às 16:25

Boa tarde, comprei uma passagem aérea pela GOL linhas aereas no dia 23/10/2014 para a data de 07/11/2014. No dia 30/10/2014 precisava trocar a data para 7 dias depois, pois meu compromisso foi adiado. Quando entrei em contato para fazer a troca, informaram que eu deveria pagar R$120,00 de multa!! Ora, se passagem com a taxa de embarque custou R$ 119,93 fui informada que não receberia valor algum também se fizesse requerimento de reembolso. Como assim? Eu desisto da via gem com 8 dias de antecedência, eles podem vendê-la a outra pessoa me levam R$ 119,93?? Fiquei indignada e liguei para o número das reclamações da GOL e a atendente Cláudia (número de protocolo do atendimento 32803093) informou que eles estavam cumprindo resolução da ANAC, mas o Código Civil limita a retenção a 5% do valor pago. No entanto, uma decisão da 5ª Vara da Justiça Federal do Pará proferida contra 5 cias aereas, entre elas a GOL, que vem sendo tomada como base para estabelecer o valor correto da multa que as empresas podem cobrar em caso de cancelamento da passagem pelo consumidor, estabelece o teto de 5% para a cobrança da multa. A referida decisão judicial admite que o valor chegue ao máximo de 10% quando o consumidor cancelar a passagem em cima da hora ou num prazo inferior a 15 dias da data da viagem.

Portaria da ANAC N° 676/GC-5, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2000 QUE DIZ O SEGUINTE; Art. 7º O passageiro que não utilizar o bilhete de passagem terá direito, dentro do respectivo prazo de validade, à restituição da quantia efetivamente paga e monetariamente atualizada, conforme os procedimentos a seguir: § 1o Se o reembolso for decorrente de uma conveniência do passageiro, sem que tenha havido qualquer modificação nas condições contratadas por parte do transportador, poderá ser descontada uma taxa de serviço correspondente a 10% (dez por cento) do saldo reembolsável ou o equivalente, em moeda corrente nacional, a US$ 25.00(vinte e cinco dólares americanos), convertidos à taxa de câmbio vigente na data do pedido do reembolso, o que for menor.

Portanto, mesmo com tarifa promocional, que foi o meu caso, não vejo motivos da retenção de 100% do valor pago. Afinal, a tarifa é mais barata, mas issó não significa que as empresas podem impor a regra tarifária de qualquer maneira. Estou profundamente decepcionada com a companhia GOL.

31/10/2014 às 20:03

Olá, Evelyn.
    Boa noite!

Em atenção à sua manifestação, foi aberto o protocolo 32815805.
    Por gentileza informe o seu código localizador, para que possamos verificar.
    Pedimos gentilmente que aguarde o retorno da área responsável até 5 dias úteis da data de abertura.

Ivanei Belfiore
    0800.704.0465
    Diretoria de Relacionamento com o Cliente GOL

23/01/2015 às 10:17

Infelizmente o Brasil é um país de palhaços mesmo... recebi, mas tive que me expor e expor a empresa pra cumprirem o que já tenho direito

Está com problemas com GOL?