Conduta Abusiva, Má-Fé e Recusa de Formalização de Acordo - Gomes Group (Assessoria Sicredi)

Respondida
Santarém - PA
14/04/2026 às 13:24
ID: 246022201
Assunto: Conduta Abusiva, Má-Fé e Recusa de Formalização de Acordo - Gomes Group (Assessoria Sicredi)
Venho por meio desta registrar minha total indignação com a postura amadora e juridicamente questionável desta assessoria, que entrou em contato comigo para negociar um débito junto ao Sicredi.
Como consumidora, agi com extrema boa-fé. Manifestei meu interesse em realizar a quitação integral da dívida através de uma novação, recusando qualquer desconto para preservar meu histórico no SCR (Sistema de Informações de Crédito) do Banco Central. Ou seja: dispus-me a pagar o valor cheio para honrar o meu nome.
Entretanto, o atendimento prestado (Srs. Ruan e Renato) foi desastroso e infringiu normas básicas do Direito do Consumidor e Civil:
1. Recusa de Formalização Contratual: Ao solicitar a minuta do termo de renegociação antes de qualquer pagamento (procedimento padrão para segurança jurídica), fui informada pela Gomes Group que "não haveria formalização" e que "o WhatsApp seria o próprio contrato". Tal afirmação é um desrespeito à legislação vigente e uma tentativa de compelir o consumidor a pagar boletos sem lastro contratual.
2. Abuso e Constrangimento (Art. 71 do CDC): Após eu questionar a falta de profissionalismo e a impossibilidade de pagar o valor total do acordo, sem um documento assinado, fui tratada com arrogância. O atendente chegou a dizer que retiraria a proposta por conta de má educação, numa clara tentativa de intimidação moral, sendo que não houve nenhum xingamento da minha parte e apenas um "você ta de brincadeira né?". Fiquei incrédula de vocês tentarem fechar um acordo de 50 mil reais sem sequer nenhuma formalização de contrato em um mundo onde os [Editado pelo Reclame Aqui] estão em altas.
3. Má-Fé e Falta de Transparência: A Gomes Group tentou omitir o instrumento de Novação de Dívida (Art. 360 do Código Civil), essencial para garantir que o pagamento do valor integral reflita positivamente no meu rating bancário. Sem contrato, não há garantia de que o banco não lançará o valor como "prejuízo" no futuro.
Inclusive eu vôs pergunto, se toda a negociação era legal, por que negar a formalização corretamente? Vocês não tem nenhum profissionalismo.
EXIJO UMA PROVIDÊNCIA IMEDIATA:
* O encaminhamento do meu caso para o setor jurídico ou supervisão da Gomes Group;
* Uma retratação formal quanto ao atendimento prestado via WhatsApp.
* A conscientização do operador, pois ele não pode tratar as pessoas como ele quiser.
Vou aguardar. Caso nada seja feito:
Vou formalizar a denúncia junto à Ouvidoria do Sicredi e ao Banco Central do Brasil, e ingressar com Ação Judicial devido ao constrangimento e tentativa de indução ao erro. Por que vocês não podem agir como vocês querem, existem leis e vocês não podem achar que está tudo bem receber pagamentos sem qualquer formalização, ainda mais se tratando de aproximadamente 50 mil reais. Não é assim que funciona as coisas não. Desde quando WhatsApp virou instrumento de formalização de acordo bancario?
Vou ficar no aguardo do retorno.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/04/2026 às 10:02
Bom dia
Prezada Sra. Rebeca Volpe
Agradecemos o seu contato e lamentamos a percepção negativa em relação ao atendimento prestado. A Gomes Group preza pela transparência, respeito e ética em todas as suas interações com clientes.
Reforçamos que todas as informações fornecidas ao longo da negociação seguem as diretrizes e procedimentos da instituição credora, com o objetivo de garantir clareza e segurança ao consumidor. Em nenhum momento houve a intenção de induzir a erro ou de agir de forma inadequada.
Esclarecemos que a Gomes Group conduz suas atividades em conformidade com a legislação vigente e com os princípios da boa-fé, respeito e transparência, não admitindo qualquer abordagem abusiva ou inadequada por parte de seus colaboradores
Nosso objetivo é manter um ambiente de negociação respeitoso e profissional.
Conforme tratado em conversa com nosso supervisor, permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer pontos adicionais e, caso seja de seu interesse, dar continuidade à negociação da forma mais adequada e confortável possível.
Desejamos uma excelente semana!
Atenciosamente,
Gomes Group
Fone: (11) 3525-6565 / 2380-8250 / Demais Regiões 0800-077-7070 ou 0800-606-5454
E-mail:[email protected] / [email protected]
Atendimento de segunda a sexta das 8hs as 17hs.