Recusa do embarque de dois passageiros, dano moral e constrangimento ilegal

Gontijo
Cuiabá - MT
25/03/2024 às 21:31

Prezados Senhores,

Venho por meio desta relatar o episódio lamentável que eu e meu esposo vivenciamos no dia 25 de janeiro de 2024, na agência Gontijo na rodoviária da cidade de Jarú-RO, ao embarcar em um ônibus da empresa com nosso cachorrinho da raça Shih-Tzu.

1. Recusa do Embarque:
No dia em questão, fomos impedidos de embarcar no ônibus com nosso animal de estimação, mesmo com a caixa de transporte adequada e atestado médico veterinário válido para viagem. A recusa se baseou na alegação de que não havíamos solicitado autorização prévia da empresa para transportar o animal.

2. Falha na Comunicação e Ausência de Informação:
É importante ressaltar que:
Em nenhum momento durante a compra ou durante o check-in fomos informados sobre a necessidade de autorização prévia para transporte de animais de estimação.
Tal situação configura falha na comunicação e ausência de informação por parte da Gontijo, violando o Código de Defesa do Consumidor.

3. Danos Morais e Constrangimento:
A recusa de embarque foi apenas o início de uma série de humilhações que sofremos. O Sr. João Bezerra (Vendedor das passagens), no lugar de oferecer suporte, de forma amadora, antiética e desrespeitosa proferiu diversas grosserias, como por exemplo: Pelo valor que você pagou, deveria era ficar quieto, demonstrando total descaso e desrespeito pela situação.

O Sr. Motorista do ônibus, por sua vez, elevou o tom da voz e proferiu frases arrogantes e estúpidas, como:
"Sai fora mermão"
"Cai fora porque eu estou indo embora"
"Vai procurar seus direitos, aqui é Brasil, não vai dar em nada"

Este último, estava a ponto de nos agredir fisicamente, estava completamente alterado. E acreditamos que somente se conteve devido ao grande número de pessoas presentes naquele momento na rodoviária de Jarú.

A recusa de embarque, somada à forma negligente, bruta, sarcástica e estúpida com que fomos tratados pelos funcionários, Sr. João Bezerra (vendedor das passagens) e pelo Sr. Motorista do ônibus, causou-nos imenso constrangimento e humilhação.
Fomos expostos a uma situação de descortesia diante de cerca de cinquenta pessoas na rodoviária.
A atitude dos funcionários foi negligente, demonstrando total despreparo para lidar com o público e solucionar problemas.
Todo o transtorno gerou grande abalo emocional, frustração e sentimento de impotência.

Diante da situação, tivemos que comprar outra passagem de forma emergencial na empresa Eucatur, por um valor mais elevado, mas que podemos realizar nossa viagem normalmente sem constrangimentos e demais danos, afinal possuíamos a documentação para viagem do animal e o devido acondicionamento do mesmo, além do que ele já é acostumado a viajar conosco.

Não fosse o bastante, por conta de toda essa situação causada pela Gontijo, sofremos ainda mais, financeiramente, pois naquele momento só podíamos comprar as passagens de Jaru/RO até Pontes e Lacerda/MT no valor de R$ 684,00. Somente durante a viagem já no entardecer daquele fatídico dia conseguimos comprar o restante, já no município de Presidente Médici/RO, conseguimos comprar as passagens de Pontes e Lacerda até Cuiabá, no valor de 250,86.

Além de tudo, essa situação causou um enorme prejuízo financeiro, pois nessa viagem nós programamos pagar os R$ 426,00 para a empresa Gontijo, contudo, tivemos que desembolsar mais R$ 934,86 pelas duas passagens para realizar de última hora a viagem pela empresa Eucatur.

4. Provas e Evidências:
Temos gravações do ocorrido, e estas poderão ser utilizadas em uma eventual ação judicial. No vídeo também é visualizado o servidor da Ager/RO de plantão no momento mediando a situação ordeiramente, tendo em vista a carência de preparo dos funcionários da empresa para conduzir a questão com respeito, educação e cordialidade.

5. Requerimentos:
Diante do exposto, solicito:

1. Devolução integral do valor das passagens compradas emergencialmente na viação Eucatur, conforme documento em anexo, no valor de R$ 934,86.
A devolução deverá ser realizada na chave PIX que será informada.

2. Abertura de investigação interna para apurar a conduta e o comportamento dos funcionários envolvidos, o Sr. João Bezerra e o Sr. Motorista do ônibus, para que a empresa possa tomar as devidas providências, sejam elas: advertências, descredenciamento ou demissão, o que julgar justo e necessário.

3. Treinamento para os demais funcionários visando um atendimento humanizado, respeitoso e cordial aos passageiros, além de capacitação para informar previamente sobre exigências específicas da empresa, como a necessidade de autorização prévia por meio de formulário próprio da empresa, fornecido para transporte de animais, evitando situações constrangedoras e humilhantes para os passageiros.

A empresa Gontijo tem um prazo de 10 dias corridos para apurar e atender às solicitações acima. Caso contrário, me reservo o direito de tomar as medidas cabíveis para reparação dos danos causados.

6. Considerações Finais:
Embora 60 dias separem o lamentável episódio da presente reclamação, o dano moral e psicológico persiste. A recusa de embarque e o tratamento humilhante que sofremos, presenciado por cerca de cinquenta pessoas na rodoviária, ainda causam profunda dor e indignação.
Processar e digerir tamanha humilhação exige tempo e força emocional. Reunir as provas, redigir a reclamação e reviver os detalhes do ocorrido não é tarefa fácil. As lembranças causam sofrimento e revivem o constrangimento e a frustração daquela data.
Somente agora, após árduo trabalho para lidar com as consequências emocionais do episódio, me sinto capaz de buscar justiça e reparação dos danos causados.
A recusa de embarque e a forma como fomos tratados pela Gontijo foram inadmissíveis e causaram danos imensuráveis.
Acredito que a empresa tenha a oportunidade de resolver a questão amigavelmente e demonstrar boa fé, reconhecendo seus erros e tomando as medidas cabíveis para repará-los.

Espero que esta reclamação sirva como um alerta para que a Gontijo revise seus procedimentos e evite que situações como essa se repitam no futuro.

04/04/2024 às 11:11

Olá, Francisca, tudo bem? :)

Agradeço o seu contato.

Informo que retornei o contato através do seu e-mail cadastrado no reclame aqui, peço que verifique o mesmo, inclusive a caixa de spam.

A Gontijo tem como missão oferecer um serviço de qualidade, visando sempre a satisfação dos clientes.

Lamento qualquer transtorno que possa ter ocorrido.

Empresa Gontijo

Está com problemas com Gontijo?