Reconhecimento facial do aplicativo https://******* não funciona

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Brusque - SC

26/08/2023 às 11:24

ID: 170901611

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Olá, meu nome é Melkizedekr, estou vindo por meio deste e-mail solicitar ajuda sobre o reconhecimento facial do aplicativo https://*******

Meu pai, Sr. Evelasio, precisa aumentar a sua conta para nível OURO para abrir o MEI, infelizmente o reconhecimento facial não está reconhecendo o seu rosto. meu pai é idoso e não tem facilidade com o uso de tecnologia e não está conseguindo abrir seu MEI por causa disso.

Todas as tentativas de reconhecimento facial estão dando falhas, até bloquear a conta dele. Por vários dias seguidos estamos tentando de todas as maneiras fazer o reconhecimento e não funciona, tentamos já em três celulares diferentes, (dois Androids e um iOS - iPhone 11), com aplicativo atualizado, local iluminado, iluminação do sol e iluminação por lâmpada, sem óculos e com óculos, com olhos abertos o aplicativo manda abrir os olhos, então começamos a fazer com meu pai com os olhos arregalados, foi a única maneira do aplicativo reconhecer que tem um rosto ali, mesmo seguindo todas as recomendações diz que não é possível reconhecer o rosto.
Nos primeiros dias o aplicativo nem reconhecia que tinha um rosto na tela, ontem ele começou a reconhecer que tem um rosto mas não reconhece que é meu pai.
E nenhuma tentativa teve sucesso. E nas mesmas condições, quando faço com meu rosto na minha conta ele reconhece, então não é o celular, nem ambiente, é m problema no reconhecimento. É urgente, precisamos resolver isso, pois mais nada é feito sem o nível OURO e ele precisa disso, é incabível que o sistema não reconheça o rosto dele.

Segue em anexo um vídeo da tela da nossa última tentativa (antes de bloquear de novo a conta).

Podem fazer a verificação entre o vídeo e a foto do documento dele, é uma vergonha um sistema tecnológico como esse não funcionar e travar a vida do cidadão.

Compartilhe

Resposta da empresa

28/08/2023 às 10:16

A Receita Federal não tem competência legal para administrar o GovBR e nosso e-mail é canal apropriado para tratar apenas os assuntos de competência da Receita Federal do Brasil.

Para tirar dúvidas sobre o GovBR consulte o link:
https://*******

Há também o Portal Como podemos ajudar ? no link:
https://*******

Há várias formas para se cadastrar no https://*******
- Validação Facial (pelo App, apenas para quem tem CNH recente);
- Bancos credenciados;
- Internet banking (bancos credenciados);
- Identificação facial (para quem já tem carteira de motorista digital);
- Número do CPF;
- Certificado Digital e
- Certificado Digital em nuvem.

A senha de acesso ao https://******* também pode ser obtida presencialmente na fila da triagem do INSS.

Consideração final do consumidor

28/08/2023 às 10:58

Empresa respondeu rápido, mas como todo órgão do governo, nunca é da sua responsabildiade o erro, o Reclame Aqui foi meu terceiro canal de atendimento para resolver esse problema, uma área do governo empurra a responsabilidade para a outra, e assim vai.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

7