Abordagem insistente e sensação de ter sido induzido ao erro, Unidade Osasco

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Osasco - SP

16/06/2026 às 17:40

ID: 251574267

Estive na unidade de Osasco pela segunda vez, após alguns anos, agora com outro veículo. Procurei a loja exclusivamente para trocar dois pneus dianteiros, com orçamento inicial de R$ 235.
Ao chegar, fui informado da necessidade de troca dos bicos, no valor de R$ 35 cada. Aceitei o serviço, elevando o orçamento para R$ 305.
Durante a execução, o atendente ***** me chamou novamente informando a necessidade de troca dos terminais de direção de ambos os lados, alegando folgas, com novo orçamento de R$ 785. Recusei prontamente, pois realizo manutenção periódica com meu mecânico de confiança, tendo feito revisão há menos de 3 meses, incluindo troca de discos e pastilhas.
Prossegui aguardando apenas a troca dos pneus, mas fui chamado mais uma vez, desta vez, informando que ambas as rodas de liga leve estariam empenadas. No momento, diante da pressão e sem tempo para uma análise mais criteriosa, acabei aceitando o serviço, no valor de R$ 700.
Após buscar mais informações, fiquei com a clara impressão de que fui induzido ao erro. A roda já estava posicionada na máquina no momento em que fui chamado, o que dificulta uma avaliação transparente por parte do cliente. Posteriormente, tomei conhecimento de práticas em que pesos podem ser utilizados para simular empenamento, gerando dúvida sobre a real necessidade do serviço realizado. Mesmo após isso, ainda tentaram vender o serviço de cambagem, o qual recusei, considerando o bom estado recente da suspensão do veículo.
Apesar de a troca dos pneus ter sido executada de forma satisfatória, saí do local com forte sensação de ter sido [Editado pelo Reclame Aqui]. Relatei essa percepção ao gerente, *****, destacando a recorrente abordagem para inclusão de novos serviços e a falta de transparência no diagnóstico apresentado ao cliente.
Sugeri, como forma de minimizar a situação, o reembolso de ao menos um dos desempenamentos (R$ 200). No entanto, o pedido foi negado sob a justificativa de que o serviço já havia sido executado, mesmo sem a devida transparência durante o procedimento. Como alternativa, foi oferecida apenas uma troca de óleo como cortesia, benefício que não pretendo utilizar diante da perda de confiança.
Após deixar a loja, entre 14h e 17h, tentei contato com o SAC e não obtive retorno (pois parece depender de uma única pessoa), sendo orientado a ligar novamente no dia seguinte e falar com a *****.
É lamentável precisar expor essa situação. Pois a insistência em identificar problemas adicionais, somada à pressão durante o atendimento, gera insegurança e sensação de manipulação no cliente.
Detalhe importante: essa prática não ocorreu apenas comigo. Durante minha permanência no local, uma cliente chegou a me perguntar se eu confiava na loja, pois também estava sendo acionada diversas vezes para novos orçamentos. Comentei que tive uma primeira experiência razoável, com ressalvas, mas que essa segunda visita já estava sendo bastante negativa.
Sinceramente, é um sentimento muito ruim sair de um estabelecimento dessa forma, expor a situação no momento e, ainda assim, não ver nenhuma ação concreta para amenizar o ocorrido. Não me neguei a pagar pelos serviços, porém a sensação final é, sim, de ter sido enganado. Não posso afirmar má-fé, mas há indícios pela falta de transparência. Por que não me mostraram o possível empenamento com o carro no elevador? E por que fui chamado quando a roda já estava na máquina? Isso impede qualquer validação por parte do cliente e gera desconfiança.
Reforço que falta transparência no atendimento. Essa abordagem gera insegurança e pressão desnecessária. Sendo que o cliente deveria sair com um sentimento de satisfação, que pagou pelo justo, ou até um pouco a mais quando o serviço é de qualidade, mas nunca de que foi enganado.

Compartilhe