FALTA DE PROFISSIONALISMO E LAUDOS ERRADOS

Respondida
Londrina - PR
29/01/2025 às 17:14
ID: 208574587
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesA primeira vez que fiz os laudos de segurança do trabalho com essa empresa, além de colocarem cargos e áreas de atuações errados nos laudos, deixaram de colocar uma área da minha empresa.
Solicitei que voltassem aqui e arrumassem os laudos. O responsável além de não se comportar como um profissional, falou coisas que não devia para os meus funcionários que os levaram a entrar com processo contra minha empresa.
Esse documento da segurança do trabalho é de suma importancia para a empresa justamente para que a mesma não tenha problemas com os funcionários.
Fazer um laudo erronio e ainda instigar os funcionários a questões que a minha empresa justamente estava tentando deixar "redondo" para não ter problema, é gravíssimo.
Posteriormente, na minha outra empresa, como já havia feito os laudos com a Graalseg e os mesmo estavam errados, pedi que viessem novamente para arrumarem e atualizarem-os. Fiz um descritivo de cargos, pois todos os cargos que a Graalseg descreveu estavam errados, como por exemplo o profissional que é responsável por colocar a espuma em um estofado, eles colocaram que o mesmo TROCAVA COMBUSTIVEL DE CAMINHAO ALTAMENTE INFLAMÁVEL.
A responsável que veio aqui além de colocar novamente os cargos errados e colocar mais cargos do que minha empresa tem, colocou nos laudos máquinario que não tenho e pediu EPIS que não faziam sentido como LUVA DE MALHA DE AÇO para minha costureira. Não faz sentido algum
Mais uma vez pedi para arrumarem os laudos e a responsável foi super grossa comigo e disse que não o faria e que se eu não quisesse comprar a luva de aço, era problema meu
Mais uma vez, os laudos de segurança do trabalho são super importantes para as empresas saberem os EPIS necessários e outras questões de segurança para os funcionários. Esse documento assegura a empresa de futuros problemas.
Faze-lo de qualquer jeito e erroniamente é muito grave e ainda ser grossa com a pessoa que contrata essa empresa que brinca em serviço, é absurdo.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/06/2025 às 11:57
Prezada(o) cliente,
Recebemos sua manifestação e lamentamos que sua experiência com a Graalseg não tenha sido satisfatória.
Compreendemos a importância dos laudos de segurança do trabalho para a proteção da sua empresa e de seus colaboradores, e é justamente por isso que pautamos nosso trabalho pela rigorosa conformidade com as normas técnicas e legais vigentes.
Gostaríamos de esclarecer os pontos levantados em sua reclamação, com base em nosso levantamento de qualidade, na unidade que prestou o atendimento, e nossos registros do processo por nossos técnicos e responsáveis:
Elaboração e Correção dos Laudos:
Inicialmente, nossos profissionais realizaram as avaliações técnicas necessárias para a elaboração dos laudos de segurança em sua empresa. É um processo que demanda a colaboração ativa do cliente para o fornecimento de informações precisas sobre cargos, áreas e maquinário.
Toda e qualquer recomendação de EPI (Equipamento de Proteção Individual) ou identificação de riscos é baseada em uma análise técnica detalhada das atividades e ambientes de trabalho. Nossos técnicos são orientados a identificar todos os riscos e propor as medidas de controle e EPIs cabíveis, visando a segurança e a conformidade legal.
No decorrer do processo, identificamos uma significativa resistência em relação à implementação de algumas recomendações técnicas e ao uso de EPIs por parte de seus colaboradores. Nossos técnicos, e posteriormente nossa gestão, reforçaram a necessidade de seguir as orientações para garantir a validade e a eficácia dos documentos de segurança, bem como para proteger a empresa de possíveis passivos trabalhistas.
Houve, inclusive, a ******* de que os laudos fossem elaborados de forma a não constar riscos ou a necessidade de utilização de EPIs. Fomos claros ao informar que não seria possível atender a tal pedido, pois isso comprometeria a integridade técnica de nossos documentos e a responsabilidade legal de nossos profissionais (CREA), uma vez que as atividades exercidas em sua empresa apresentam riscos de gravidade comprovada. Essa orientação foi inclusive comunicada ao contador de sua empresa, com quem tivemos um contato pessoal.
Comportamento Profissional e Instigação de Funcionários:
Sobre a alegação de comportamento inadequado por parte de nossos profissionais, reiteramos que nossa equipe é treinada para atuar com ética, profissionalismo e em estrita conformidade com as diretrizes de segurança do trabalho. Nosso objetivo primordial é a identificação e a comunicação clara dos riscos e das medidas preventivas.
A função de nossos técnicos é orientar sobre a importância da segurança e do cumprimento das normas. Qualquer informação transmitida aos seus colaboradores sobre riscos ou necessidades de EPIs estaria em linha com as diretrizes e recomendações técnicas emitidas pela Graalseg e exigidas pela legislação. Não compactuamos com condutas que visem instigar ou criar conflitos com os colaboradores de nossos clientes, mas somos taxativos na não-omissão de informações que possam comprometer a segurança ou gerar riscos jurídicos para a empresa.
Recomendações de EPIs e Maquinário (Segunda Empresa):
A precisão das informações sobre cargos, maquinários e atividades é fundamental para a correta elaboração dos laudos. Nossas recomendações de EPIs, mesmo aquelas que possam parecer incomuns (como a luva de malha de aço), são sempre justificadas por riscos específicos identificados no ambiente ou na função, visando a proteção do trabalhador contra acidentes ou doenças ocupacionais. A recusa em adotar tais medidas, após a devida justificativa técnica, inviabiliza a plena eficácia do trabalho de segurança.
Lamentamos que as conversas para as correções tenham sido percebidas como "grosseria". Nossos profissionais, ao se depararem com a insistência na não-conformidade ou na desconsideração de riscos evidentes, podem ter adotado uma postura mais firme para assegurar que a seriedade e a importância das recomendações fossem compreendidas, sempre dentro dos limites da profissionalismo e da integridade técnica.
A Graalseg tem como princípio a segurança e a saúde ocupacional, e não transige em relação à conformidade legal e técnica. Nossos laudos são instrumentos de proteção tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, e sua elaboração exige total transparência e aderência às normas. Não podemos colocar em risco a validade de nosso trabalho ou a responsabilidade de nossos profissionais por solicitações que contrariem as diretrizes de segurança.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, dentro dos limites de nossas responsabilidades e da ética profissional.
Atenciosamente,
Equipe Graalseg.