Oferta de diárias gratuitas com cobrança oculta de taxa de reserva

Não resolvido
Passo Fundo - RS
01/09/2026 às 17:20
ID: 257963225
Título: Oferta de 4 diárias gratuitas, mas posteriormente foi informado que havia cobrança de taxa de reserva
Gostaria de registrar minha insatisfação com a forma como fomos abordados durante nossa estadia em Gramado.
No domingo pela manhã, eu e minha família fomos abordados durante nosso momento de lazer e convidados a disponibilizar aproximadamente 40 minutos do nosso tempo para assistir a uma apresentação comercial referente à venda de cotas/frações de um empreendimento.
Como forma de compensação pelo nosso tempo, nos foram oferecidas 4 diárias gratuitas em hotéis da rede, com algumas opções para escolha.
Antes de aceitar, eu perguntei mais de uma vez ao Vitor, responsável pela abordagem, se realmente não teríamos nenhum custo para utilizar as diárias. Fiz questão de confirmar justamente para não haver nenhum mal-entendido. A resposta foi de que seriam totalmente gratuitas.
Porém, posteriormente, ao receber e ler o voucher, descobrimos que, para utilizar as supostas diárias gratuitas, é necessário pagar uma taxa de reserva.
Entrei em contato com a empresa para esclarecer a situação e a própria empresa confirmou por escrito que, embora tenha sido informado no momento da abordagem que as diárias seriam uma cortesia, a utilização do voucher está condicionada ao pagamento de uma taxa de reserva e que não existe, atualmente, modalidade de reserva gratuita.
É justamente esse ponto que considero extremamente desagradável.
Se existe uma taxa obrigatória para utilizar as diárias, isso deveria ter sido informado claramente no momento da abordagem, antes de utilizarem a oferta como forma de nos convencer a disponibilizar nosso tempo de lazer para assistir à apresentação.
Não considero correto apresentar algo como 4 diárias gratuitas quando, na prática, existe um custo obrigatório para que o benefício possa ser utilizado. Se essa condição tivesse sido informada desde o início, nós poderíamos decidir se valeria a pena ou não disponibilizar aqueles 40 minutos do nosso passeio.
A situação me fez sentir enganada, pois a oferta da diária gratuita foi justamente o que nos motivou a aceitar a abordagem.
Entendo que um voucher possa possuir regras e condições, mas as condições essenciais da oferta devem ser esclarecidas no momento em que ela é apresentada ao consumidor, principalmente quando perguntamos expressamente se haverá algum custo.
Inclusive, tenho registrada a conversa posterior com a empresa, na qual fica confirmado que foi informado que as diárias seriam uma cortesia, mas que, para utilizá-las, é necessário pagar a taxa de reserva.
Gostaria de uma posição da empresa e de uma solução compatível com aquilo que nos foi efetivamente oferecido no momento da abordagem: as 4 diárias como cortesia, sem cobrança de taxa de reserva.
Caso a empresa não tenha interesse em cumprir a condição que foi apresentada verbalmente, deixo aqui registrada minha insatisfação com a forma de abordagem e com a falta de transparência sobre o custo para utilização do benefício.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/09/2026 às 13:10
Olá, Vindia.
Agradecemos o seu retorno e a oportunidade de esclarecimento.
Prezamos sempre pela transparência e pelo cumprimento das condições acordadas com nossos clientes. Ressaltamos que o procedimento para a realização da reserva ocorre estritamente de acordo com as especificações e condições que estão descritas de forma clara e expressa no próprio voucher entregue.
Verificamos em nossos registros que, além do voucher disponibilizado, você também recebeu o Prime Gourmet Club como cortesia pelo tempo dedicado à nossa apresentação.
Reforçamos que a utilização do benefício segue rigorosamente o regramento que consta impresso no documento.
Nossa equipe permanece à disposição em nossos canais oficiais para auxiliá-la.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Telefone/WhatsApp: (54) 3905-4800
E-mail: [email protected]
Abraços,
Atendimento Reclame Aqui
Gramado Parks
Réplica do consumidor
02/09/2026 às 16:58
Olá. Agradeço novamente pelo retorno e entendo que a utilização das diárias possui as condições descritas no voucher.
Também agradeço pelo Prime Gourmet disponibilizado como cortesia. Porém, acredito que ainda não tenha ficado claro o ponto principal da minha reclamação.
A questão, para mim, não é o voucher. Eu entendo que as regras estejam descritas nele. O que estou questionando é a forma como as 4 diárias foram apresentadas no momento da abordagem.
Na ocasião, nos foi dito que, em troca dos aproximadamente 40 minutos que dedicaríamos à apresentação, receberíamos 4 diárias gratuitas. Inclusive, eu perguntei mais de uma vez ao Vitor se realmente seriam gratuitas e se haveria algum custo, e ele confirmou que seriam totalmente gratuitas.
Depois descobrimos que, para utilizar essas diárias, existe uma taxa de reserva.
Então, na minha visão, existe uma diferença importante entre dizer você ganhará 4 diárias gratuitas e dizer você ganhará 4 diárias com desconto, mas terá que pagar uma taxa para fazer a reserva.
Eu entendo perfeitamente que esse valor possa ser muito menor do que o valor normal de uma diária de hotel. Inclusive, se isso tivesse sido explicado dessa forma desde o início, eu não teria problema algum. O que me incomoda é a falta de clareza na abordagem.
A sensação que fica é de que a palavra gratuito é utilizada justamente para despertar o interesse e fazer com que a pessoa aceite disponibilizar seu tempo para conhecer a proposta. E foi exatamente isso que aconteceu conosco.
E quero deixar claro que nós até gostamos da apresentação. Eu e meu esposo chegamos, inclusive, a conversar sobre a possibilidade de futuramente adquirirmos uma cota, porque achamos a proposta interessante e o valor apresentado bastante acessível. No momento não fechamos justamente pelo cenário econômico atual e pela situação do Brasil, mas não descartamos a possibilidade de, em outro momento, fazermos uma aquisição.
Porém, justamente por termos tido interesse na proposta, essa situação nos deixou ainda mais desconfortáveis. Ficamos pensando: se uma condição relativamente simples, como a cortesia das diárias, é apresentada de uma maneira e depois descobrimos que existe um custo para utilizá-la, como podemos ter segurança de que as demais condições apresentadas na venda de uma cota serão exatamente como foram explicadas?
Por exemplo, ficamos questionando posteriormente se aquele valor anual apresentado durante a negociação realmente funcionará daquela forma, se haverá outros custos ou se as condições poderão mudar. Não estou afirmando que isso acontecerá, mas a forma como a questão das diárias foi apresentada acabou gerando essa insegurança em nós.
Por isso, minha reclamação não é simplesmente porque existe uma taxa no voucher. É pela maneira como a oferta foi apresentada para nos convencer a participar da apresentação.
Acredito que seria muito mais transparente dizer desde o início: Vocês ganharão quatro diárias com uma condição especial/desconto, sendo necessário pagar uma taxa de reserva. Assim, o consumidor sabe exatamente o que está recebendo e pode decidir livremente se aquela proposta é interessante.
Uma coisa é gratuito. Outra coisa é com desconto. E acredito que essa diferença deveria ser esclarecida no primeiro contato, e não somente depois que a pessoa já disponibilizou seu tempo e recebeu o voucher.
Agradeço pelo Prime Gourmet, de verdade, mas ele não é o ponto central da minha reclamação. O que eu gostaria é que a empresa reconhecesse essa questão de transparência na abordagem. Por isso, o que eu gostaria é que a empresa reconhecesse essa questão de transparência na abordagem.
Entendo que hoje a abordagem esteja sendo feita dentro dos próprios hotéis da rede, e acredito que isso seja até mais adequado do que abordar as pessoas na rua. Afinal, vocês estão conversando com hóspedes que escolheram estar naquele hotel, que já tiveram interesse na experiência oferecida pela rede e que, justamente por terem escolhido aquele estabelecimento, são pessoas que podem ter intenção de retornar futuramente.
Isso, por si só, já é um ponto muito positivo para a empresa. Existe uma relação de confiança sendo construída com o hóspede. Por isso, acredito que a abordagem também deveria partir dessa mesma confiança e ser 100% transparente desde o primeiro contato.
Se a intenção é convidar o hóspede para conhecer uma proposta, que sejam apresentadas todas as condições de forma clara desde o início. Não vejo problema algum em dizer que serão oferecidas quatro diárias com uma condição especial ou com desconto, mesmo que exista uma taxa de reserva. O problema é apresentar como gratuito algo que, posteriormente, terá um custo para ser utilizado.
No final, o que fica para nós não é o valor da taxa, e sim a sensação de que uma informação importante foi omitida justamente no momento em que precisavam despertar nosso interesse para aceitarmos a apresentação.
E é uma pena, porque, como mencionei, nós realmente gostamos da proposta das cotas e até consideramos a possibilidade de adquirir uma futuramente. Mas uma situação como essa acaba gerando insegurança e fazendo o cliente questionar se aquilo que está sendo apresentado corresponde exatamente ao que será encontrado posteriormente.
Consideração final do consumidor
04/09/2026 às 09:04
A empresa tem vários pontos positivos, porém o problema é forma que apresentam suas propostas para seus clientes
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
2