Ex-aluna relata reprovação arbitrária e discriminatória em estágio obrigatório na UNIPAC Barbacena

Não respondida
Barbacena - MG
14/09/2026 às 10:07
ID: 258975185
Sou Ana Clara, ex-aluna do curso de Psicologia da UNIPAC Barbacena, e venho relatar uma situação extremamente grave que me levou, inclusive, a abandonar a instituição.
Fui reprovada no estágio obrigatório do 1 semestre de 2026 pelo professor (orientador) responsável, de forma totalmente arbitrária, incoerente e sem critérios objetivos.
Durante todo o semestre, o professor nunca sinalizou qualquer erro, dificuldade ou necessidade de correção, sempre afirmando que os alunos poderiam relatar suas experiências da forma como viesse à mente, em suas próprias palavras.
Mesmo assim, ao final, ele zerou todas as minhas notas, incluindo assiduidade, apesar de eu ter controle de presença assinado pelo psicólogo do CRAS, que não é subordinado à faculdade.
Zerou minhas notas em participação, mesmo eu tendo participado de todas as supervisões, exceto três faltas devidamente justificadas com atestado médico.
Assim como zerou o meu relatório final, que foi corrigido e entregue conforme solicitado.
Além disso, o psicólogo responsável pelo campo de estágio, profissional externo à instituição, me avaliou com nota máxima e registrou positivamente no laudo de avaliação.
Ou seja, quem realmente acompanhou meu trabalho reconheceu meu desempenho.
Quando questionei o professor sobre a reprovação, ouvi que a minha cara não combina com o ambiente. ABSURDO!
Essa fala é discriminatória, antiética e demonstra que a avaliação não foi baseada em critérios acadêmicos, mas em preferências pessoais.
Reforço que não tenho faltas que justifiquem a reprovação sumária, bem como, não há motivos relevantes apontados para a reprovação, participei e fiz tudo o que meu foi proposto.
Procurei a coordenação, que não ouviu outros alunos, não ouviu o psicólogo supervisor (que se dispôs a comparecer) e apenas marcou uma reunião entre mim e o professor.
Ao final, a coordenadora disse que não poderia passar por cima da autonomia do professor, mesmo diante de provas documentais que contradizem totalmente a avaliação feita.
A instituição não ofereceu qualquer solução, não reavaliou o caso de forma justa e não demonstrou interesse em apurar a conduta do professor.
Diante disso, tive que abandonar a UNIPAC e ingressar em outra instituição, sofrendo prejuízos emocionais, acadêmicos e financeiros.
Solicito que a UNIPAC Barbacena reavalie oficialmente o caso e reconheça a irregularidade da avaliação. Bem como que se manifeste sobre a conduta do professor e tão logo apresente solução institucional adequada, já que houve evidente abuso de poder e discriminação.