Curso concluído, certificado sem validade, perda de vaga e reembolso não devolvido

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Bento Gonçalves - RS

25/06/2026 às 12:57

ID: 252328727

Contratei a Escola Iatan para realizar o curso de Técnico em Segurança do Trabalho por copetencia, pois precisava da certificação com urgência: eu já havia sido aprovado em todo o processo seletivo de uma vaga de emprego, e a contratação dependia apenas da apresentação do documento válido e do registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Realizei o pagamento e conclui o curso conforme combinado. Ao receber o certificado, encaminhei toda a documentação ao MTE para solicitar o registro profissional. Após análise, o pedido foi indeferido, pois foi constatado que a autorização para oferta do curso pela instituição estava com validade expirada na época da minha matrícula.

Busquei imediatamente atendimento na escola. No primeiro momento, eles me enviaram uma resolução que, segundo eles, bastaria para validar o meu registro e que o órgão aceitaria. Com esse documento, fiz um novo recurso e reenviei tudo novamente, mas o MTE manteve o indeferimento pelos mesmos motivos referentes à validade da oferta.

Entrei em contato mais uma vez, e a instituição se mostrou surpresa, informando que isso nunca havia acontecido antes, que se tratava de um caso novo e que iriam encaminhar para o departamento jurídico resolver. Mesmo assim, só davam datas diferentes e nenhuma solução saía. Com isso, a empresa que me daria a oportunidade não pôde mais esperar e acabei perdendo a vaga.

Precisei contratar advogado para apurar o que de fato ocorreu, e descobrimos que o problema real foi omissão e falha da escola: não fizeram atualizações e cumpriram exigências junto ao MEC e MTE.
Depois de toda essa dor de cabeça, foi reconhecido o erro por parte da escola e me ofereceram uma nova avaliação, na qual não teria custo e garantiria a validade do meu registro junto ao MTE, como já havia perdido a oportunidade de emprego neguei e solicitei o reembolso do valor pago pelo curso, a escola informou que passaria meu caso para o setor responsável.
Porém, já estou há quinze dias aguardando o reembolso combinado, até hoje não caiu nenhum valor e não recebi nenhum retorno ou justificativa.

Já protocolei reclamação no Procon e venho aqui registrar o fato para alertar outros consumidores. Exijo o pagamento imediato do valor investido!

Aguardo posicionamento urgente.

Compartilhe

Resposta da empresa

29/06/2026 às 10:53

Olá, sr Dionatan,

Conforme conversamos recentemente via WhatsApp com o nosso Time de Sucesso do Cliente, gostaríamos de reforçar que o IETAAM implementou um novo sistema na avaliação para o curso de Técnico em Segurança do Trabalho. Essa inovação cumpre integralmente todas as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em relação à carga horária prática, garantindo o pleno e regular credenciamento do curso. Esclarecemos que todos os processos internos foram rigorosamente revisados, e os problemas que geraram a sua situação específica já foram totalmente apurados e resolvidos de forma definitiva, o que motivou o nosso convite para que você continuasse conosco nesta nova fase estrutural da instituição.

Respeitamos, contudo, a sua decisão de não prosseguir com a formação neste momento. Por isso, informamos que o seu pedido de reembolso já foi formalizado e encaminhado com máxima prioridade para o nosso setor financeiro. Estamos dando total celeridade ao processo interno para que a devolução do valor investido seja concluída o mais rápido possível.

Nossa equipe de atendimento permanece à disposição para qualquer suporte adicional.

Réplica do consumidor

01/07/2026 às 06:04

Desde o primeiro contato com a instituição eu fui muito claro que necessitava o curso exatamente para conseguir registro e assumir uma vaga de emprego já ofertada. Nunca me avisaram que o curso estava irregular perante o MTE ou que a escola estava passando por processo de restruturação na modalidade de ensino.

Após o cancelamento por falhas graves na estrutura do curso, que a própria escola reconhece ao dizer que reestruturou todo o sistema, eles informaram que o reembolso foi solicitado, mas até hoje NÃO foi efetivado.

Tive despesas com advogado para entender por que o Ministério do Trabalho negava o registro, que nem a própria escola sabia o real motivo do indeferimento junto ao MTE, a própria escola diz por mensagem " situação nova nunca vista antes "
Por confiar no que me prometeram, perdi a oportunidade de trabalho que já estava garantida.
Apenas gostaria de mais agilidade no reembolso do valor investido.

Réplica da empresa

02/07/2026 às 09:14

Olá, Dionatan! Compreendemos perfeitamente a sua frustração e acolhemos o seu desabafo. Você tem toda razão em cobrar agilidade, e lamentamos profundamente o desgaste e o impacto que essa situação causou em seus planos profissionais.

Nosso foco absoluto agora é resolver isso o mais rápido possível. Confirmamos que o seu reembolso já está sendo tratado em caráter de urgência máxima pelo setor financeiro para que a liberação ocorra o mais breve possível.

Pedimos sinceras desculpas pelo transtorno e estamos à disposição para encerrar essa pendência de forma definitiva.