Falta de solução

Respondida
Curitiba - PR
12/08/2026 às 14:02
ID: 256285415
Esta é uma nova reclamação, pois, mesmo após minha reclamação anterior e a resposta pública apresentada pelo Grupo IETAAM em 3 de agosto de 2026, a empresa continua sem solucionar o problema.
Na resposta publicada, o IETAAM reconheceu a demora e a falta de clareza, informou que meu memorial descritivo estava sendo ajustado e afirmou que entraria em contato comigo nas próximas horas. Também se comprometeu a enviar ao CFTA os esclarecimentos solicitados e a me fornecer uma cópia do e-mail e o respectivo protocolo.
Entretanto, até o momento, nenhuma dessas providências foi comprovada.
Nos dias 10 e 12 de agosto de 2026, tentei novamente obter atendimento pelo WhatsApp *****. No dia 10, recebi apenas uma mensagem automática solicitando meu nome completo e CPF. Forneci as informações solicitadas, mas não tive continuidade no atendimento. No dia 12, enviei outra mensagem e, novamente, não obtive resposta .
O CFTA permanece aguardando os esclarecimentos da instituição de ensino sobre os documentos considerados na certificação e sobre o memorial descritivo apresentado. Enquanto isso, meu cadastro profissional continua paralisado por uma pendência que somente o IETAAM pode resolver.
A situação é ainda mais grave porque a empresa apresentou uma resposta pública afirmando que estava acelerando a solução e que me daria um posicionamento no mesmo dia, mas não cumpriu o que prometeu. Não preciso de novas justificativas genéricas, mas de uma providência concreta e comprovada.
Caso a empresa já tenha respondido ao Conselho, solicito que apresente a comprovação. Caso ainda não tenha respondido, deve informar claramente o motivo da demora e concluir o atendimento com urgência.
Registro novamente minha insatisfação com a falta de transparência, com o descumprimento da promessa feita publicamente e com a ausência de suporte após a conclusão do pagamento e a emissão da certificação.
Diante da ausência de solução e do reiterado descumprimento dos compromissos assumidos pela empresa, informo que solicitarei o apoio do PROCON para buscar a resolução do caso e a proteção dos meus direitos como consumidora. Apresentarei ao órgão todos os registros das tentativas de contato, a resposta pública da empresa e os documentos relacionados à contratação e à certificação.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/08/2026 às 15:15
Inicialmente, pedimos sinceras desculpas pelo atraso e pela falha em nosso fluxo de comunicação via WhatsApp nos últimos dias. Reconhecemos publicamente que o nosso compromisso de retorno imediato não foi cumprido da forma esperada, e entendemos perfeitamente a sua insatisfação diante dessa espera.
No Grupo IETAAM, levamos a sério a transparência e o respeito à trajetória de cada profissional que confia em nossa instituição para sua certificação por competência. Processos de validação junto a conselhos de classe (como o CFTA) exigem extremo rigor técnico e pedagógico para que o profissional tenha seu registro homologado sem qualquer inconsistência futura.
Gostaríamos de informar que a readequação técnica do seu memorial descritivo devidamente fundamentada e alinhada às exigências do Conselho foi concluída pelo nosso setor pedagógico. A documentação está em fase final de impressão e chancela institucional para envio definitivo ao CFTA ainda no dia de hoje.
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade, com a legalidade das nossas certificações e com o suporte contínuo a todos os nossos alunos e egressos. Lamentamos o transtorno e permanecemos à sua inteira disposição até a confirmação de recebimento pelo Conselho.