Curso gratuito anunciado como pago e cobrança indevida após desistência

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Águas Lindas de Goiás - GO

13/03/2026 às 16:36

ID: 243212181

Oi boa tarde , um tempo atrás eu fiz a inscrição de um curso de necropsia gratuito,pelo Instagram. Chegando no local eu descobri que o curso era pago, na hora uma moça perguntou se a gente podia ir pra casa é pensar sobre o curso, o rapaz do curso disse que não podia porque aquela promoção era só pra quelé dia.
É a gente tinha duas formas de pagamento no cartão que ficava 130 em 12x ou no boleto que ficava 250 . No momento da inscrição ele só pediu o nosso documento e já foi colocado no papel.
Aí eu falei pro meu pai sobre o curso, que era a distância, que era de necropsia.

É ele não aceitou fazer pq eu tenho crises de ansiedade, e faço tratamento com o psicólogo. Eu nem cheguei fazer nem uma aula , e também antes de vencer o boleto eu falei que não ia poder fazer. Agora eles tão me obrigando a fazer esse curso que a gente foi induzido a se escrever, mas tava no Instagram que era totalmente grátis. E agora eu tenho que pagar 30% do valor do curso. É eu não vou pagar pq eles não pode fazer isso . Eu vou atrás dos meus direitos.

Compartilhe

Resposta da empresa

13/03/2026 às 19:25

Boa tarde.

Primeiramente, esclarecemos que nossa instituição preza pela transparência no atendimento aos alunos. Nossos coordenadores são treinados para realizar um atendimento claro e responsável, garantindo que todos os interessados tenham tempo suficiente para ler o contrato, tirar dúvidas e decidir com tranquilidade antes de realizar a assinatura.

Durante as palestras e apresentações dos cursos, é informado que as condições promocionais e bolsas de estudo são válidas somente para o dia do evento, motivo pelo qual os participantes são orientados sobre a necessidade de decisão naquele momento caso desejem aproveitar o desconto. Essa prática tem o objetivo de informar sobre a promoção, e não de induzir qualquer pessoa à contratação.

Sobre a alegação de que o curso seria totalmente gratuito, esclarecemos que o aluno recebe uma bolsa de estudo, reduzindo significativamente o valor do curso. O curso completo possui valor aproximado de R$ 6.000,00, porém, com a bolsa concedida no evento, o valor foi reduzido para R$ 3.000,00, representando cerca de 50% de desconto. O valor pago refere-se à utilização da plataforma de ensino, suporte técnico e pedagógico, além da estrutura educacional disponibilizada ao aluno.

Também é importante esclarecer que, após a matrícula, o acesso à plataforma e aos serviços educacionais fica disponível ao aluno, independentemente de ele optar ou não por iniciar as aulas. Caso o aluno não tenha acessado ou assistido às aulas, trata-se de uma decisão pessoal, não significando que o serviço não tenha sido disponibilizado.

Em relação à rescisão contratual, informamos que a multa prevista em contrato é de 10% sobre o valor restante das parcelas, e não 30% como mencionado. No caso em questão, o plano contratado foi de 12 parcelas de R$ 250,00, totalizando R$ 3.000,00. Assim, a multa rescisória corresponde a R$ 300,00, conforme estabelecido contratualmente.

Reforçamos que todas as condições foram apresentadas no momento da contratação, e o aluno teve oportunidade de ler o contrato e esclarecer eventuais dúvidas antes da assinatura.

Ainda assim, nossa instituição permanece aberta ao diálogo para buscar uma solução amigável e equilibrada para ambas as partes.

Atenciosamente,
Grupo Visual Cursos Profissionalizantes

Réplica do consumidor

14/03/2026 às 14:43

A gente não teve tempo de ler o contrato, pq o rapaz já foi colocado o nosso nome , e lá é uma coisa muito rápido. Quando cheguei em casa que olhei o contrato. Se dentro da sala tiver câmeras, e só puxa é observar que ninguém leu o contrato

Réplica da empresa

16/03/2026 às 09:02

Senhora Aline;

Entendemos a sua colocação e respeitamos a sua percepção sobre o momento da contratação. No entanto, esclarecemos que o contrato é apresentado ao aluno antes da assinatura justamente para que possa ser lido com calma, sendo um procedimento padrão da instituição.

Ressaltamos também que não é recomendável assinar qualquer contrato sem antes ler e compreender o que está escrito. Caso existam dúvidas sobre alguma cláusula, o correto é solicitar esclarecimentos e somente realizar a assinatura após ter plena certeza e concordância com as condições apresentadas.

A assinatura do contrato confirma que o aluno teve acesso às informações e concordou com os termos descritos no documento. Ainda assim, caso existam câmeras no local, as imagens podem demonstrar que o contrato foi disponibilizado no momento da contratação.

De toda forma, permanecemos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o contrato ou sobre o curso contratado.

Réplica do consumidor

16/03/2026 às 11:19

Como eu já falei na hora, ninguém lê o contrato o rapaz já foi fazer na inscrição e colocou o meu nome, foi uma coisa muito rápida. Tinha um rapaz e uma moça na sala. As imagens da sala. Eu lembro que apenas uma mulher levantou e saiu.

Réplica da empresa

16/03/2026 às 14:49

Prezados,

A aluna menciona que ninguém lê o contrato e que tudo ocorreu de forma rápida. No entanto, é importante esclarecer que nenhum contrato pode ser assinado sem que a pessoa tenha a oportunidade de ler e compreender o seu conteúdo. O documento foi apresentado no momento da inscrição e a assinatura representa a concordância com todas as cláusulas nele descritas.

Ressaltamos ainda que a decisão de contratar foi voluntária, não havendo qualquer impedimento para que a aluna analisasse o contrato com calma ou optasse por não realizar a inscrição naquele momento.

Quanto à alegação de que o atendente teria preenchido os dados rapidamente, informamos que os dados são inseridos apenas para formalização da matrícula, sendo a assinatura do contrato a confirmação final de que o aluno concorda com os termos.

Também destacamos que outras pessoas estavam presentes na sala durante a apresentação, inclusive havendo casos de participantes que optaram por não realizar a matrícula e se retiraram, o que demonstra que não havia qualquer obrigatoriedade ou imposição para a contratação.

Assim, reforçamos que todo o procedimento foi realizado de forma regular e transparente.

Réplica do consumidor

17/03/2026 às 11:23

Houve sim ! Ele já foi pedir os documentos das pessoas, as pessoas ficar com documento da mão que ele ia fazer a ficha, Então vou atrás das imagens das câmeras para mostrar que eu tô falando a verdade. Em nenhum momento na palestra ele falou que se a gente assinar seu contrato, poderia ter uma taxa 30% de desconto. E essa taxa vocês colocaram para as pessoas fazer esse curso. Para vocês ganhar dinheiro em cima. No caso de desistência. E eu tenho até 7 dias para fazer o cancelamento e assim foi feito. Pela lei O código do consumidor Eu tenho esse direito. Eu vou atrás dos meus direitos

Réplica do consumidor

17/03/2026 às 11:29

Pelo visto não é só eu que estou errada, vocês têm 11 reclamações sobre as mesma coisa. E eu vou atrás do meu direito esse meu nome ou sujar por causa de um curso que eu desisti de fazer. E vocês faz de tudo para o aluno fazer se não paga essa taxa, eu vou atrás do meu direito

Réplica da empresa

17/03/2026 às 19:29

Prezada,

Compreendemos sua manifestação e respeitamos o seu direito de buscar os meios que entender cabíveis.

Entretanto, é importante esclarecer que a instituição atua dentro da legalidade e com base nas cláusulas contratuais previamente apresentadas e aceitas no momento da contratação. A eventual existência de outras reclamações não configura, por si só, irregularidade, sendo cada caso analisado individualmente pelos órgãos competentes.

No presente caso, conforme já informado, o pedido de cancelamento foi registrado, porém a aplicação da taxa rescisória decorre de previsão contratual clara, previamente explicada e aceita no ato da assinatura.

Ressaltamos que, em nenhum momento, houve qualquer prática irregular ou intenção de prejudicar o aluno, mas sim o cumprimento das condições acordadas entre as partes.

Permanecemos à disposição para esclarecimentos.

Atenciosamente,
Grupo Visual Cursos Profissionalizantes

Réplica do consumidor

17/03/2026 às 23:13

Em nenhum momento na palestra vocês falaram sobre taxa de cancelamento, mas já falei não teve tempo de ler o contrato, cada uma pessoa ficar com seus documentos na mão, acredito que ninguém leu o contrato, porque é uma coisa muito rápida. Você já coloca essa taxa para o aluno sair no prejuízo, que vocês faz de tudo para gente fazer o curso. E a gente explica o motivo que não pode fazer vocês aplicam uma multa de *****. No curso que tava gratuitamente, nenhum curso que é postado gratuitamente pode ter cobranças indevidas . No ato da matrícula vocês não deram a folha para a gente ler . Nenhum momento você fala assim pode ler o contrato. Eu li meu contrato dentro do carro e outro Quando acaba a reunião você já tem outra reunião marcada. Como vocês dão tempo da gente no contrato?

Réplica da empresa

18/03/2026 às 10:48

Bom dia;

Compreendemos sua manifestação, porém é importante esclarecer alguns pontos de forma objetiva.

Inicialmente, destacamos que nenhum aluno realiza matrícula com a intenção de cancelar posteriormente. Durante a palestra, nossos coordenadores apresentam informações sobre o curso, sua estrutura, funcionamento e regras contratuais. Os intervalos entre uma palestra e outra possuem duração média de 1h30 a 2h, tempo considerado suficiente para análise, reflexão e esclarecimento de dúvidas antes de qualquer decisão.

Ressaltamos que não há qualquer obrigatoriedade de assinatura do contrato. Caso o interessado entenda que não teve tempo suficiente para leitura ou ainda possua dúvidas, a orientação é clara: não assinar o contrato naquele momento e buscar os devidos esclarecimentos antes de formalizar o vínculo.

A assinatura representa a concordância com todas as cláusulas contratuais, incluindo as condições de cancelamento. Importante destacar que cláusulas de rescisão e eventuais multas são práticas comuns em contratos de prestação de serviços, não sendo exclusivas desta instituição.

Quanto à alegação de gratuidade, esclarecemos que o curso ofertado trata-se de uma bolsa de estudo, onde o valor integral do curso é subsidiado pela instituição. Dessa forma, o valor cobrado refere-se aos serviços de suporte técnico e pedagógico, informação que também é apresentada durante a palestra.

Reforçamos que não há imposição ou indução à contratação. A decisão de se matricular é individual e deve ser tomada de forma consciente, após a leitura e compreensão de todas as condições.

Por fim, destacamos que a instituição cumpre suas obrigações contratuais e atua em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, prezando sempre pela transparência e boa-fé na relação com seus alunos.

Atenciosamente,

Réplica do consumidor

18/03/2026 às 17:41

Não vocês não segue o código do consumidor, vou atrás das câmeras, vou no PROCON . Vocês falaram para as pessoas ficar com os documentos em mãos para agilizar a inscrição. Em nenhum momento vocês falaram para a gente ler o contrato. Depois do contrato assinado que teve essa cláusula em causa de desistência a pessoa ter que pagar 30% ! E outra vocês não deixa a gente nem pensar . Fiquei incentivando a gente de fazer o curso sem falar o que tá escrito no contrato. É obrigações de vocês orientar as pessoas. E Não fazer as coisas por debaixo do pano ! Como todo código do consumidor eu tenho direito de cancelamento até 7 dias . E nenhum curso que é oferecido gratuitamente e for gratuito, não podem te cobrar mensalidades. E muito menos taxa de cancelamento. A pessoa se inscreveu é porque queria grátis não pago. Isso é uma forma que vocês acharam de ganhar dinheiro das pessoas . Porque na hora lá da palestra o palestrante não falou que se tivesse o cancelamento ia pagar 30%? Sabe porque ele não fala porque ele vai perder o curso . E vocês faz de tudo para gente gastar o dinheiro com você. Eu não vou fazer o curso, eu não vou pagar. Eu tenho o meu atestado , eu tenho o meu áudio que meu pai falou que não era para mim fazer, e eu tenho umas provas com as imagens do curso gratuito. E vocês tem Procon para defender vocês eu também tenho um Procon para defender a gente

Réplica da empresa

18/03/2026 às 20:39

Olá, Ritiane.

Em primeiro lugar, reforçamos que o Código de Defesa do Consumidor garante direitos ao consumidor, mas também estabelece deveres, como a necessidade de ciência e concordância com os termos contratuais no momento da contratação.

Sobre a contratação

A inscrição no curso foi realizada de forma voluntária, mediante assinatura de contrato. Em nenhum momento houve impedimento para leitura do documento. A orientação para manter os documentos em mãos teve como objetivo apenas agilizar o atendimento, e não impedir a leitura.

Destacamos que:

O contrato é disponibilizado antes da assinatura;

A assinatura representa concordância com todas as cláusulas;

Não há qualquer prática de ocultação de informações por parte da instituição.

Sobre a alegação de curso gratuito

Conforme já esclarecido, o curso foi gratuito, pois a senhora ganhou a bolsa, esse valor é referente a suporte tecnico e pedagógico, ressaltando que o aluno tem todo direito de não aceitar e não efetuar a assinatura..

A contratação do curso ocorre somente mediante aceite do contrato, sendo opcional. Em nenhum momento há obrigatoriedade de adesão.

Sobre o direito de arrependimento (7 dias)

O direito previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor aplica-se a contratações realizadas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, etc.).

Como a contratação ocorreu de forma presencial, esse direito não se aplica automaticamente ao seu caso.

Sobre a taxa de cancelamento

Esclarecemos que a taxa aplicada é de 10%, conforme previsto em contrato, e não 30% como mencionado.

Trata-se de cláusula legal e previamente aceita no momento da assinatura.

Reforçamos que nossa instituição atua com seriedade, transparência e dentro da legalidade, prezando sempre pelo respeito aos nossos alunos.

Você tem todo o direito de buscar o PROCON, assim como a empresa também apresentará todos os documentos e esclarecimentos necessários.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,
Grupo Visual Cursos Profissionalizantes

Réplica do consumidor

19/03/2026 às 11:53

Então porque na palestra vocês não fala isso? E sim o documento foi para agilizar o processo, e o palestrante já foi colocando o nosso nome no contrato, é uma coisa muito rápida que não dá tempo da gente ler. Fica duas pessoas fazendo esses contratos uma moça e um rapaz. Em quantos tem outras pessoas esperando do lado de fora para fazer essa palestra. Aonde que nenhum momento vocês explica no meio que se assinar o contrato a gente tem que pagar essa taxa. A única coisa que vocês fala se não assinar hoje vocês perde o curso

Réplica da empresa

19/03/2026 às 12:01

Prezado(a),

Compreendemos sua colocação quanto à dinâmica da palestra e ao processo de inscrição. No entanto, é importante esclarecer alguns pontos fundamentais.

Durante o atendimento, a apresentação tem como objetivo explicar o funcionamento geral do curso, enquanto as condições específicas como valores, formas de pagamento, prazos, bem como eventuais taxas em caso de cancelamento estão descritas de forma clara no contrato, que é o documento oficial da relação entre as partes.

Ressaltamos que, antes da assinatura, o contrato é disponibilizado para leitura, sendo direito do aluno analisar todas as cláusulas com calma. A assinatura representa a concordância com os termos ali estabelecidos. Caso houvesse dúvidas, era possível solicitar esclarecimentos no momento do atendimento.

Sobre a agilidade no processo, ela ocorre para organização do fluxo de atendimento, mas não impede que o interessado solicite mais tempo para leitura ou até mesmo opte por não assinar naquele momento. A decisão de assinatura é sempre voluntária.

Em relação à taxa de cancelamento, informamos que ela está prevista contratualmente, conforme permitido pela legislação vigente, justamente para cobrir custos administrativos e operacionais já realizados no ato da matrícula.

Reforçamos que em nenhum momento há obrigatoriedade de contratação imediata, sendo a escolha sempre do aluno.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Réplica do consumidor

19/03/2026 às 12:08

É obrigatório sim porque vocês fala lá no momento que se a ***** não assinar no dia da palestra a ***** perde o curso, então a ***** fica com isso na cabeça e acaba sendo induzida por vocês para assinar, e acaba não lembro o contrato . Eu já falei é uma coisa muito rápida. Eu vou entrar com um processo e vou pedir as imagens da câmera, e meu namorado tava comigo no momento. E vou registrar queixa no PROCON. Porque eu não vou pagar. Não tem condições de eu pagar um curso. Que você já tinha plataforma, em nenhum momento vocês gastaram comigo. Se vocês não tivesse a plataforma ia demorar para vocês entregar. E vocês entregaram no mesmo dia! E no dia seguinte eu falei que eu não poderia fazer. E eu tenho 7 dias para poder cancelar

Réplica da empresa

19/03/2026 às 20:09

Senhora Aline;

Como foi explicado acima, seguimos rigorosamente o CDC, Reforçamos que em nenhum momento há obrigatoriedade de contratação imediata, sendo a escolha sempre do aluno.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Réplica do consumidor

19/03/2026 às 20:27

Moço o rapaz falou com todas as palavras se vocês não assinar o contrato hoje vocês perde essa promoção , o cartão fica 130 no boleto 250! A moça perguntou eu posso levar pra casa e pensar?
Respondeu a promoção e só hoje ! Então ele induziu sim a gente assinar ! Vocês acha se eu tivesse pagado a primeira parcela, se tivesse cancelado eu tava correndo atrás. Eu não tava correndo atrás não ! Mas eu não fiz o curso, desistir antes dos 7 dias . A moça fez de tudo para mim ficar eu falei que eu não queria. Porque meu pai não deixou. Mandei o áudio para ela . Então vocês faz de tudo para vocês sai ganhando ! Não tem como eu pagar pelo uma plataforma que você já tem em mão. O ocorrido configura, a princípio, publicidade enganosa e prática abusiva, vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Se o curso foi anunciado como gratuito, a cobrança de taxas não informadas previamente, mesmo com assinatura em contrato (que pode ser considerado contrato de adesão abusivo), é indevida. Direito de Arrependimento (Art. 49): Se a sua inscrição foi feita pela internet, telefone ou fora do local físico do curso, você tem 7 dias para cancelar sem qualquer custo, a contar da assinatura.
Publicidade Enganosa e Vício na Oferta (Arts. 30, 35 e 37): A oferta obriga o fornecedor. Se prometeram gratuito, não podem cobrar, mesmo no local.
Cláusulas Abusivas (Art. 51): Assinar um contrato sob pressão ou com informações ocultas (taxas surpresas) torna as cláusulas de cobrança nulas. Eu não vou responder mais você . E agora eu vou procurar o Procon da minha cidade

Réplica da empresa

20/03/2026 às 09:56

Prezada(o),

Compreendemos sua insatisfação e respeitamos seu posicionamento.

No entanto, é importante esclarecer que, no momento da contratação, todas as condições do curso incluindo valores, forma de pagamento e cláusulas contratuais foram apresentadas, sendo o contrato disponibilizado para leitura antes da assinatura. A assinatura confirma a concordância com os termos ali descritos.

Sobre a alegação de pressão, ressaltamos que as condições promocionais realmente possuem prazo limitado, o que é uma prática comum comercialmente, não configurando, por si só, irregularidade.

Em relação ao direito de arrependimento, esclarecemos que ele se aplica exclusivamente a contratações realizadas fora do estabelecimento comercial (como internet ou telefone). No caso em questão, a contratação foi realizada de forma presencial.

Ainda assim, informamos que o cancelamento foi realizado conforme solicitado, seguindo as cláusulas contratuais aceitas no ato da matrícula.

Reforçamos que a empresa atua com transparência e está sempre à disposição para esclarecimentos, prezando pelo respeito aos seus alunos.

Atenciosamente,

Réplica do consumidor

20/03/2026 às 12:35

Não vocês não atua com transparência! Como eu já falei várias vezes nenhum momento a pessoa deu oportunidade da gente ler o contrato. Porque o certo ele fazer se você assinar o contrato hoje e desistir, vocês tem que pagar 10% do valor do curso, induzindo a gente assinar o contrato, se não perde a oportunidade! Qual a oportunidade? Você faz o curso, como a gente não foi avisado que no contrato tem uma taxa de 10% a gente assinando esse contrato. Tem que ter pago nenhuma mensalidade sem ter pago nada. E tendo a desistência do curso. Vocês ainda quer lucrar em cima da pessoa. Para vocês não saí sem nenhum valor. Ainda bota desculpa que gastou com plataforma. Qual plataforma a que você já deixa pronta ? Isso daí é uma roleta de dinheiro para vocês tirar dinheiro , de quem é assim no contrato sem ver . Porque a gente tá ali na empolgação. Tá vendo um monte de gente assinando , as coisas tudo muito rápido. É um assinando e o outro já levantando. Tenho certeza que quase ninguém leu aquele contrato. Quando chegou em casa viu a bomba . Vocês fala a taxa da mensalidade. Vocês falam a taxa em boleto. Mas na hora que tá falando lá sobre as coisas não fala se vocês assinar. Vocês paga 10% de multa em caso de desistência. Essas são as transparências de vocês ?

Réplica da empresa

20/03/2026 às 16:57

Boa tarde, Sra. Aline,

Conforme já esclarecido anteriormente, apresentamos todas as informações relacionadas à sua matrícula, de forma a deixar claro o ocorrido.

Ressaltamos que a senhora tem total direito de buscar os meios que considerar necessários. Nossa instituição atua há mais de 27 anos, levando conhecimento a milhares de alunos, contando atualmente com mais de 10 mil estudantes ativos e mais de 7 mil alunos já formados. Prezamos sempre pela transparência e responsabilidade em nossos serviços.

Reiteramos que permanecemos à disposição para dialogar e buscar a melhor solução para a situação apresentada.
contato direto com a Gerência (46)3055-4355
Atenciosamente,
Equipe Grupo Visual

Consideração final do consumidor

22/03/2026 às 11:25

Empresa enganosa, faz propaganda enganosa, não fala as coisas que tem no contrato, e as pessoas acabam se prejudicando! Pq acaba assinando o contrato, pq é iludido, é quando a gente chegar no carro que vai ler o contrato a gente percebe que entrou em uma fria. Não podendo cancelar o contrato, aquele curso que é oferecido de graça vira um conta de 300 reais de multa.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

23/03/2026 às 10:45

Prezada aluna,

Agradecemos o seu contato e lamentamos que tenha tido essa percepção.

Gostaríamos de esclarecer que somos uma instituição com credibilidade nacional, atuando há anos na formação de alunos em todo o país, sempre prezando pela transparência e responsabilidade em nossos serviços.

Reforçamos que todas as informações referentes ao curso, valores, condições e cláusulas contratuais são devidamente apresentadas no momento da contratação, sendo também disponibilizadas no contrato entregue ao aluno. É fundamental que o contratante realize a leitura completa do documento e esclareça quaisquer dúvidas antes da assinatura, garantindo total ciência das condições acordadas.

Destacamos que a instituição cumpre integralmente com tudo o que está previsto em contrato. Em casos de cancelamento por decisão pessoal do aluno, são aplicadas as condições previamente aceitas no ato da matrícula.

Ainda assim, prezando pelo bom relacionamento e pela satisfação de nossos alunos, informamos que o seu caso foi analisado e devidamente resolvido de forma excepcional.

Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Atenciosamente,
Equipe Grupo Visual Cursos Profissionalizantes