Reclamação sobre falha na comunicação e desrespeito ao locatário pela Guarida

Respondida
Porto Alegre - RS
13/07/2026 às 18:37
ID: 253814119
Título: Falta de respeito ao locatário, falhas na comunicação e tratamento inadequado durante a locação
Gostaria de registrar minha profunda insatisfação com a forma como a Guarida conduziu diversas situações relacionadas à locação do apartamento.
Inicialmente, solicitei o reembolso de um reparo realizado no imóvel. Encaminhei toda a documentação que possuía, porém fui informada de que seriam necessários outros documentos, os quais simplesmente não existem. Diante da negativa, optei por desistir da solicitação, mas a forma como o processo foi conduzido já havia causado grande desgaste.
O que motivou esta reclamação, no entanto, foi um episódio ainda mais grave.
Recebi uma mensagem informando que, em determinada data e horário, um profissional compareceria ao meu apartamento para realizar um serviço. Em nenhum momento fui consultada sobre minha disponibilidade, tampouco me informaram qual seria o reparo. Somente depois descobri que o atendimento havia sido solicitado em razão de reclamações do vizinho do apartamento inferior e que o agendamento havia sido feito com ele, e não comigo, que sou a ocupante do imóvel.
É inadmissível que a Guarida trate um terceiro como se pudesse decidir sobre o acesso ao apartamento. Enquanto o imóvel está sob a posse do locatário, qualquer vistoria, inspeção ou reparo deve ser previamente alinhado e autorizado por quem ocupa o imóvel.
A situação se torna ainda mais preocupante porque esse vizinho já teve outros comportamentos inadequados. Ele já ingressou no apartamento sem minha autorização, passou a me monitorar pelas redes sociais, faz reclamações constantes e infundadas sobre minha rotina inclusive alegando que eu caminharia de salto em horários inadequados, o que sequer corresponde ao horário de silêncio previsto em condomínio e, mais recentemente, afirmou que haveria um vazamento vindo do meu apartamento.
Essa alegação já foi completamente descartada. Contratei um profissional particular para verificar a situação e a própria Guarida também enviou um técnico ao local. Ambos concluíram que não existe qualquer vazamento no meu apartamento.
Mesmo diante dessa constatação, a Guarida continuou tratando a situação como se as alegações do vizinho fossem suficientes para justificar intervenções no imóvel, sem sequer estabelecer uma comunicação adequada comigo.
Em nenhum momento me senti acolhida ou respeitada como cliente. Pelo contrário, tive a impressão de que as reclamações de um vizinho receberam mais atenção do que os direitos da própria locatária.
Esperava da Guarida uma postura mais profissional, imparcial e respeitosa, especialmente diante de um histórico de acusações que já haviam sido tecnicamente descartadas.
Registro esta manifestação para que a empresa reveja seus procedimentos internos, principalmente no que diz respeito à comunicação com seus clientes e ao respeito ao direito de posse do imóvel durante a vigência da locação. Nenhum locatário deveria descobrir, por meio de uma simples mensagem, que terceiros agendaram a entrada de profissionais em sua residência sem que ele sequer tivesse sido previamente consultado.
A experiência foi extremamente desgastante e muito abaixo do padrão que se espera de uma das maiores imobiliárias do Rio Grande do Sul.
Compartilhe
Resposta da empresa
21/07/2026 às 15:25
Olá, Thienne!
Agradecemos por compartilhar sua experiência e lamentamos os transtornos relatados durante sua locação.
Após a análise da sua manifestação junto às áreas responsáveis, verificamos que sua demanda foi acompanhada de forma individualizada desde os primeiros apontamentos realizados. Em relação ao pedido de ressarcimento, identificamos que você foi informada de que a solicitação estava em análise junto à área responsável, sendo mantidas as tratativas para avaliação da situação apresentada.
Quanto à visita realizada ao imóvel, realizamos contato com você para acolher sua manifestação e prestar os esclarecimentos necessários. Na oportunidade, foi explicado que a administradora somente tomou conhecimento da visita após o encerramento do expediente, o que impossibilitou a intermediação prévia.
Também acompanhamos o processo de desocupação do imóvel buscando minimizar os impactos da situação relatada. Como resultado das tratativas realizadas junto à proprietária, foi autorizada a concessão de 50% de reembolso, proposta que lhe foi apresentada e da qual você foi devidamente cientificada.
Lamentamos que sua experiência não tenha correspondido às suas expectativas, porém reforçamos que sua manifestação foi analisada pelas áreas responsáveis e conduzida até a conclusão das tratativas, buscando uma solução para os pontos apresentados.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Equipe de Sucesso do Cliente Guarida