Cobrança indevida e negativação indevida no Serasa após cancelamento do serviço Guia Fácil

Respondida
Montes Claros - MG
06/01/2026 às 22:47
ID: 236867343
Venho por meio desta registrar minha reclamação contra a empresa Guia Fácil Lista Telefônica. Realizei a contratação de um pacote recorrente para divulgação do meu trabalho. No entanto, solicitei o cancelamento do plano dentro do período contratado e, posteriormente, retirei o cartão de crédito que era utilizado para as cobranças, justamente para evitar novos débitos.Mesmo após o cancelamento, a empresa continuou tentando realizar cobranças, e como não conseguiu efetuar o débito no cartão, indevidamente incluiu meu nome nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa).
Ressalto que:
O serviço foi cancelado;
Não autorizei cobranças posteriores;
A negativação ocorreu de forma indevida;
Atualmente não consigo contato com a empresa por nenhum canal de atendimento para resolver a situação.
Essa situação está me causando prejuízos financeiros e constrangimento, pois meu nome está negativado sem justificativa legal.
Solicito com urgência:
1. A exclusão imediata do meu nome do Serasa;
2. O cancelamento definitivo de qualquer cobrança vinculada ao contrato já encerrado;
3. Um retorno formal da empresa, com esclarecimentos e comprovação da regularização.Caso não haja solução, buscarei meus direitos junto aos órgãos competentes, como Procon e Poder Judiciário, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Aguardo uma solução rápida e definitiva.
Compartilhe
Resposta da empresa
27/01/2026 às 16:13
Olá Pamela, tudo bem? Agradecemos pelo seu contato.
Primeiramente, é importante destacar que no próprio documento que você anexou, referente ao aceite da proposta comercial, consta de forma clara e assinalada que o serviço contratado possui fidelidade de 12 meses, condição com a qual houve concordância no momento da contratação.
O aceite da proposta comercial é um documento válido e suficiente para formalizar a contratação, especialmente considerando que o serviço foi devidamente prestado e utilizado.
O serviço permaneceu ativo por aproximadamente 65 dias, porém houve pagamento referente apenas aos primeiros 30 dias. Dessa forma, o valor em aberto não corresponde apenas à multa por quebra de fidelidade, mas sim:
- ao período adicional de serviço que foi usufruído sem pagamento;
- e à taxa de rescisão antecipada, conforme previsto na proposta aceita.
Antes de qualquer medida de cobrança, buscamos resolver a situação de forma amigável. Inclusive conversamos recentemente sobre essa situação e oferecemos desconto para quitação do débito, porém não obtivemos retorno para dar continuidade à negociação.
A negativação ocorreu somente após o não pagamento de um débito existente, vencido e referente a serviço contratado e utilizado, não caracterizando cobrança abusiva ou indevida.
Seguimos à disposição para conversar e encontrar a melhor forma de regularizar a situação de maneira amigável.
Atenciosamente,
Guia Fácil e-Marketing.