Cancelamento de plano com multa abusiva e falta de acesso ao contrato na academia

Não respondida
São Paulo - SP
25/11/2025 às 14:22
ID: 232816499
Sou aluna da academia ***** há três meses. No dia 19/11, entrei em contato pelo WhatsApp da academia solicitando informações sobre o procedimento para cancelar meu plano. Fui informada de que não seria possível cancelar sem o pagamento de multa, correspondente a 50% do valor restante do contrato.
Questionei o valor, pois considero a cobrança abusiva, já que a multa prevista pelo Código de Defesa do Consumidor e pelas práticas de mercado costuma ser de, no máximo, 10%. Tentei conversar com o responsável para esclarecer a situação, porém ele não demonstrou abertura para revisar o valor e apenas perguntou se eu optaria por cancelar ou permanecer matriculada. Informei que não concordo com a multa de 50% e que não efetuaria o cancelamento nessas condições.
Ainda no mesmo dia, solicitei uma cópia do meu contrato, pois o documento não estava disponível no aplicativo da academia. No entanto, não recebi retorno. No dia 24/11, fiz uma nova solicitação e, novamente, não obtive resposta.
Diante da falta de esclarecimento e da ausência de envio do contrato, reforço minha solicitação de cancelamento da matrícula sem a cobrança de multa abusiva, conforme garante o direito do consumidor à informação clara, transparência e cobrança proporcional.
Aguardo retorno e uma solução adequada.