Cobrança Abusiva e Ameaçadora por VERDI Advogados sem Comprovação de Processo Judicial

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Aracaju - SE

07/07/2026 às 17:22

ID: 253330067

Recebi mensagens da VERDI Advogados informando que existiria um "processo de busca e apreensão em fase final", afirmando que, caso eu não entrasse em contato em 48 horas, as medidas judiciais seguiriam sem nova notificação.

Diante da gravidade da informação, solicitei apenas que fosse informado o número do processo judicial ou qualquer dado que permitisse identificar essa suposta ação.

A resposta foi contraditória. Em um momento, fui informado de que a empresa não poderia fornecer o número do processo. Em outro, foi informado que essa informação deveria ser obtida diretamente no fórum, por intermédio de um advogado.

Entretanto, quem afirma a existência de uma ação judicial deveria ser capaz de indicar minimamente os dados que comprovam essa afirmação. A utilização de mensagens com forte caráter intimidatório, sem a devida comprovação, viola o dever de transparência e pode caracterizar prática abusiva.

O Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 42, estabelece que o consumidor inadimplente não pode ser submetido a constrangimento ou ameaça durante a cobrança de débitos. Além disso, o art. 6, III, garante o direito à informação clara e adequada.

Também merece destaque que, como regra, os atos processuais são públicos, nos termos dos arts. 11 e 189 do Código de Processo Civil e do art. 5, LX, da Constituição Federal, ressalvadas as hipóteses legais de segredo de justiça.

Mesmo diante dessa situação, manifestei interesse em resolver a pendência e solicitei uma proposta de negociação. Após receber a condição apresentada, informei minha disponibilidade financeira e formalizei uma proposta de pagamento à vista para encerramento da operação.

Espero que a empresa reveja a forma de cobrança utilizada, adote uma postura transparente e analise minha proposta, permitindo uma solução adequada para ambas as partes, sem o uso de comunicações que gerem insegurança ou pressão indevida ao consumidor.

Compartilhe

Resposta da empresa

31/07/2026 às 14:10

Prezada Berenice,
Espero que você esteja bem!
Importante esclarecer que, a GVC Soluções em Cobrança exerce a atividade de prestação de serviços em recuperação de créditos não pagos, no presente caso, atuando como parceira na carteira da Verdi Advogados.
Recebemos a sua manifestação e nossa equipe já a tratou com a máxima prioridade, buscando junto a Credora uma solução eficaz que atendesse às suas necessidades.
Em se tratando de possibilidades de negociações, reforçamos que seguimos rigorosamente as políticas e diretrizes da instituição Credora, garantindo que todas as negociações sejam realizadas nos moldes já definidos.
Estamos aqui para facilitar este processo e sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos ou para discutir como podemos atendê-la da melhor maneira.
Conte conosco!
Atenciosamente,
Time GVC