Suporte do baú quebrou em movimento risco de acidente e negativa de garantia pela concessionária

Resolvido
Belo Horizonte - MG
25/03/2026 às 12:03
ID: 243284471
Em novembro de 2025 adquiri, na concessionária Hanbai Motos (unidade Alípio de Melo), um suporte juntamente com um baú da marca Givi para instalação em minha motocicleta Honda. A compra e a instalação foram realizadas na própria loja, o que me deu confiança quanto à qualidade do serviço prestado.
No momento da venda, a vendedora Jeniffer informou que os produtos da marca Givi possuíam garantia de 2 anos, informação que foi determinante para a minha decisão de compra.
Entretanto, no dia 10/03/2026, o suporte simplesmente quebrou durante o uso. A situação foi extremamente grave, pois colocou em risco a minha integridade física e a segurança de outros condutores, podendo facilmente resultar em um acidente.
Após o ocorrido, procurei a concessionária hanbai (unidade Alípio de Melo) onde fui atendido pelo senhor *****, que informou que a garantia seria de apenas 90 dias, recusando-se a adotar qualquer medida para solucionar o problema.
Além disso, ao analisar o suporte após a quebra, observei que a instalação aparentemente não foi realizada de forma completa, pois o suporte estava fixado apenas nos dois parafusos traseiros, sem a utilização dos pontos laterais de fixação. Como consumidor, não possuo conhecimento técnico mecânico e confiei na execução do serviço realizado pela própria concessionária.
Diante disso, entendo que houve possível falha na prestação do serviço de instalação e também divergência na informação prestada no momento da venda, o que caracteriza violação aos princípios de boa-fé, transparência e segurança previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Destaco ainda que, conforme os artigos 12, 18 e 30 do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor responde por defeitos do produto, falhas de serviço e pelo cumprimento das informações oferecidas no momento da oferta, inclusive no que diz respeito à garantia anunciada ao consumidor.
Possuo nota fiscal da compra e demais provas que demonstram que a aquisição e a instalação foram realizadas na concessionária mencionada.
Dessa forma, solicito uma solução adequada para o problema, podendo ser:
A substituição do suporte por um novo produto, com instalação correta e segura;
ou
O reembolso integral do valor pago pelo suporte.
Caso não haja solução administrativa, informo que avaliarei a adoção das medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e às vias judiciais competentes.
Aguardo um posicionamento e uma solução para o ocorrido.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/04/2026 às 10:24
Prezado, Weverton Bruno.
Não estamos conseguindo contatá-lo pelos números que você disponibilizou.
Você tem outro número ou outra forma de contato? Ou prefere nos retornar pelo número (31) 2534-2240?
Estamos sempre a disposição.
Atenciosamente,
Hanbai Motos
Consideração final do consumidor
09/04/2026 às 09:27
Bom
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
3