Cobrança indevida de taxa de contrato e demais taxas abusivas

Em réplica
Salvador - BA
09/11/2021 às 09:27
ID: 132587111
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesFui visitar um imóvel no mês de Nov/*******, e gostamos. Minha noiva e eu decidimos então verificar as formas de locação e ir atrás de reservar o imóvel. Porém, conversado com Diego, atendende da Hansel Imóveis via whatsapp, no dia 08/11, o mesmo me informou cobrar taxa em cima da confecção do contrato, ou seja, eu além de pagar R$*******,00 da reserva(não reembolsável) , teria que pagar mais valor da taxa contrato de *******,00. Antes mesmo de locar o imóvel, eu iria desembolsar R$*******,00, que não voltaria para mim. Mesmo argumentando com eles, por ser ilegal a cobrança ao inquilino, ele disse que são meio adotados pela imobiliária. Essa empresa além de ser abusiva em suas cobranças, cometem os erros baseados em métodos internos implantados por eles, mesmo contra lei.
Chocada com o fato de terem dito que mesmo não sendo legal, eles praticam.
Parando de cobrar os valores abusivos dos inquilinos.
Compartilhe
Resposta da empresa
09/11/2021 às 12:06
Prezada Tainá,
Desfazendo equívocos ou mal entendidos, a taxa de *******-se a etapa inicial na qual o cliente assegura sua preferência para locar o imóvel, em detrimento a outros interessados, pelo período da análise documental até sua efetivação. Demais valores como a elaboração contrato a que se referiu ou seguro do imóvel, IPTU ou mesmo do aluguel, são considerados somente após a posse do imóvel pelo locatário e não antes.
Se desejar fazer alguma consideração, estamos disponíveis através do e-mail *******
Réplica do consumidor
09/11/2021 às 12:18
Boa tarde!
Não sei se ficou claro na conversa com o atendente de vocês, e em momento nenhum foi citado sobre taxas como iptu, seguro e etc... Ele me cobrou valor do contrato, isso simplismente é CONTRA LEI. Essa cobrança quem tem que arcar é proprietário. A taxa reserva ok. Agora R$******* de confecção do contrato? É brincadeira com o cliente. Simplismente , como ele disse, vocês adotaram esse método, mesmo ele não sendo legal. Procurem se informar na lei Lei *******, e vocês iram ver ao que me refiro. Antes de virem responder aqui, deveriam ter lido e veriam que eu não toquei em nenhuma taxa do imóvel e sim, do contrato.