Ausência de data de entrega da obra em contrato + Apropriação indevida do nosso FGTS

Não resolvido
Diadema - SP
27/05/2015 às 21:08
ID: 13207686
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesDesde o dia 25/4/******* (Feirão da Caixa) estávamos negociando a aquisição de um apartamento no empreendimento Vista Politécnica (Corretor: Luiz Henrique "Mendes").
1ª Parte: Ausência de data de entrega da obra em contrato
Antes de fechar negócio fizemos a lição de casa, ou seja, leitura do contrato entre as partes: eu e minha namorada + Haus Bau (Incorporadora) + Prohidro (Construtora) e, para nossa surpresa, o contrato NÃO MENCIONA A DATA DE ENTREGA PREVISTA da obra, traz apenas que será conforme cronograma. Questionamos a ausência da data e pedimos o cronograma a SRA. ELAINE DANTAS (Corresponde da Caixa), ela por sua vez afirmou que o cronograma de execução do empreendimento não menciona a data de seu início e tão pouco a de seu término.
Essa afirmativa gerou enorme desconforto de nossa parte e também nos trouxe o seguinte questionamento: É justo um contrato trazer inúmeras obrigações por parte dos compradores e OMITIR a principal obrigação da construtora/incorporadora (DATA PREVISTA DE ENTREGA DA OBRA)?
No dia 17/5/15 nos reunimos com o Corretor Luiz Henrique "Mendes" fizemos nova leitura do contrato; SEM DATA DE ENTREGA PREVISTA DA OBRA e sem o mencionado "CRONOGRAMA". Neste momento reafirmamos a ausência das informações e NÃO ASSINAMOS O CONTRATO.
Na última segunda-feira, 25/5/15, recebemos uma ratificação de contrato, enviado pela SRA. ELAINE DANTAS (Corresponde da Caixa) mencionando a data prevista de entrega da obra. Mesmo com a alteração NÃO ASSINAMOS O CONTRATO e re-afirmamos que não seria feita a aquisição.
2ª Parte: Apropriação indevida do nosso FGTS
Hoje, 27/5/15, infelizmente recebemos a informação de que nosso FGTS HAVIA "LIBERADO PARA SAQUE" no dia 20/5/15, ou seja, a SRA. ELAINE DANTAS (Corresponde da Caixa), executou a "APROPRIAÇÃO INDEVIDA" de nosso FGTS.
Agora nos vem alguns questionamento:
- De que maneira essa operação foi executada se NÃO EXISTE CONTRATO ASSINADO?
- Gostaríamos de saber da Baus Hau QUEM OS AUTORIZOU a retirar os valores?
- A SRA. ELAINE DANTAS, possui alguma procuração que nos faça representar junto a CEF?
- Os valores "apropriados/ serão devolvidos? Qual o prazo para isso acontecer?
- Nossos dados pessoais (Documentos; Comprovantes de Renda; Resumo do IRPF; Comprovantes de Residência, Etc.) serão preservados?
- Os mesmos documentos não serão utilizados para outros fins?
Estamos assustados com os fatos, e resolvemos expor o ocorrido para que outros amigos/as não passem por essa situação. Fiquem atentos: PRAZO PREVISTO DE ENTREGA DA OBRA + SALDO DO FGTS.
Compartilhe
Réplica do consumidor
02/06/2015 às 20:59
Boa noite,
Viabilizar é diferente de EXECUTAR uma operação junto a CEF sem nosso consentimento. Fato qual já foi informado a gerência de atendimento e a gerência geral da agência ******* https://******* foram categóricas em informar que houve falha significativa na realização desta operação.
Vamos deixar algumas dúvidas na certeza de que a Haus Bau ira nos esclarecer
Obs: mesmas dúvidas enviados por e-mail enviado no último dia 28/5/15 e que ainda não tivemos retorno.
Elaine (Correspondente da Caixa),
- Você possuia nossa autorização (documento assinado) para realizar essa "operação" no dia 13/5/15?
- Correspondentes possuem essa autorização da CEF para realizar essa operação sem anuência dos titulares da conta?
- Por que vocês não tinham nos avisado que haviam feito a "aoperação"? Só o fizeram depois que nós descobrimos por conta prórpia....
- Se eu não tivesse entrado em contato com o Mendes, a Haus Bau não iria nos informar o ocorrido?
- Nossos dados pessoais (Documentos; Comprovantes de Renda; Resumo do IRPF; Comprovantes de Residência, Etc.) serão preservados?
Mendes (Coordenador de Vendas)
- Você tinha ciência do ocorrido (operação com nosso FGTS no dia 13/5/15)?
- Por que não se antecipou e nos procurou para informar o fato?
Danilo/Tobias (Diretoria Haus Bau)
- A Elaine possui autorização de vocês para executar essas operações sem anuência do cliente?
- A Elaine foi instruída por vocês a afirmar aos clientes que o cronograma de obra não tem data de início e fim?
- A Elaine foi instruída por vocês para afirmar aos clientes que a data de entrega prevista da obra é encontrada apenas no contrato da caixa?
- Vocês foram avisados que não tínhamos assinado o contrato e optado em cancelar a compra?
Resposta da empresa
03/06/2015 às 10:44
Conforme esclarecimentos anteriores, por e-mail, e através do reclame aqui, informamos que os procedimentos foram realizados de acordo com os dados negociados, lamentamos o ocorrido e gostaríamos de convidar o Sr. Claudio a uma reunião na empresa para que possamos ajuda-lo no que for possível, e pedimos desculpa por qualquer desgaste causado.
Réplica do consumidor
09/07/2015 às 13:22
Prezados, qualquer relação de compra e venda é sacramentada após a assinatura de um contrato ou aceite dos termos e condições (mercado eletrônico). Segundo o código de defesa do consumidor e orientação do Procon, a data de entrega do imóvel deve estar explicita no contrato da construtora/incorporadora (data determinada) e vinculada a assinatura de contrato.
******* que nós fomos até a CEF ara resolver o problema pessoalmente e lá a gerente Juliana Barroso indicou que a data de entrega jamais vai estar no contrato da caixa e também que houve sim uma irregularidade no processo e que a correspondente Sr. Elaine receberá um protocolo de recomendação pela atitude equivocada ocorrida.
Novamente informamos que a data de entrega deve constar no contrato da consultora, óbvio que vinculada a assinatura de contrato MAS A DATA FIXA DEVE CONTAR NO CONTRATO.
Para não se estender mais, encerramos por aqui, afinal nos chamar para ir até a sede resolver um problema que nós já resolvemos não acrescentará em nada.
Não recomendamos a utilização dos serviços da correspondente Elaine da Incorporadora Haus Bau.
Consideração final do consumidor
09/07/2015 às 13:26
Indicamos que a correspondente CEF da Haus Bau não se preocupou em ser transparente e nos atender para esclarecer as dúvidas, todavia o site nos ajudou a resolver a questão, pois a partir da reclamação a Haus Bau se interessou em nos informar o ocorrido.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
4
Consideração final da empresa
10/07/2015 às 09:30
Conforme esclarecimentos anteriores, por e-mail, e através do reclame aqui, informamos que os procedimentos foram realizados de acordo com os dados negociados, informamos que a operação seguiu o fluxo da agencia da Caixa Econômica Federal.