Pastilha de freio danificou o disco, atendimento ruim e dificuldade de contato para devolução.

Respondida
São Paulo - SP
13/02/2026 às 15:28
ID: 240674127
Comprei uma.pastilha de freio com eles semelhante a original, semi metalica, porem a pastilha riscou meu disco e ficou fazendo barulho.
Entrei em contato via whatsapp para solicitar a devolucao da peça, um tal de Carlos fez algumas perguntas e depois sumiu.
Tentei ligar o numero nao funciona.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/02/2026 às 11:06
Sergio,
Obrigado pelo contato.
Sentimos muito pelo inconveniente que teve com sua compra, não é a experiência que gostaríamos que tivesse em nossa loja.
Verifiquei sua conversa no whatsApp com Carlos e pedimos desculpas pelo atraso no retorno.
Após a troca das pastilhas velhas por pastilhas novas é preciso respeitar o tempo de "assentamento" das pastilhas no disco de freio.
Além disso, antes de instalar é preciso tomar algumas precauções.
Sujeira: A pinça de freio acumula pó da pastilha velha. É necessário limpar o sistema antes de instalar as novas.
Deslizamento: Verifique se os pinos deslizantes da pinça não estão travados, garantindo que a pinça se mova livremente.
Nível do Fluido: Quando a pastilha se desgasta, o êmbolo (pistão) sai mais, fazendo o nível do fluido de freio baixar no reservatório. Se o fluido estiver muito baixo, é um forte sinal de desgaste.
Sensibilidade do Manete: Freio "esponjoso", borrachudo ou demora excessiva para a moto parar sinalizam a necessidade de inspeção urgente.
A frenagem não é 100% nos primeiros 50 a 100km de uso sendo necessário aguardar para que as pastilhas possam ter um desgaste e pegar bem no disco. Se acelerar muito e/ou frear bruscamente nos primeiros kms isso pode danificar o disco de freio e até causar acidentes pois as pastilha possuem imperfeições que após o contato com o disco elas vão sumindo e dando mais eficiência na frenagem.
Essa é uma dica de segurança que pode evitar acidentes.
O desgaste do disco e pastilhas é influenciado por diversos fatores, como uso extremo, terreno percorrido, estilo de pilotagem, manutenção e limpeza da motocicleta, travamento de pinça, condição do disco, temperatura no percurso, etc.
Portanto, os riscos no disco de freio não caracteriza defeito das pastilhas.
Para exercer o direito de arrependimento, o produto deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi recebido, ou seja, novo, sem sinais de uso ou desgaste e na embalagem original.
Permanecemos disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente Equipe Havanna Moto Parts