Impasse com relação a Lucros Cessantes (010455351122572)

HDI Seguros
Ribeirão Pires - SP
24/06/2022 às 12:16

Estou tendo muitas dificuldades na negociação do desconto referente a HDI Seguros no processo por Lucros Cessantes sob Sinistro 010455351122572 desde Dezembro/21. Por ser motorista de aplicativo, conforme o Art. 402, Código Civil - Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 "Salvo as exceções expressamente previstas em lei, as perdas e danos devidas ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar.", tenho direito aos lucros cessantes referente aos dias parado na OFICINA CREDENCIADA DA SEGURADORA para reparos que se deu de 17/12/2021 a 21/01/2022 conforme a "Declaração de Veículo Parado" emitida pela oficina (enviado a seguradora), documento exigido pela SEGURADORA. Também foi exigido e enviado documento comprobatório de rendimento MENSAL ao qual possuo um rendimento médio DIÁRIO de R$ 390,91 (estando impossibilitado de anexar nesta reclamação pela quantidade limitada de upload porém foram enviados a seguradora). Sendo um total de 35 dias parados, totalizando uma quantia BRUTA de R$ 13.681,86 e abatendo os 40% de custos, ficariam em R$ 8.209,12 LÍQUIDOS a serem recebidos e ABSURDAMENTE a SEGURADORA informou um pagamento TOTAL de R$6.388,00, ou seja, um desconto de absurdos 53% que eles julgam ser minhas despesas.

Segue também abaixo 2 jurisprudências referente ao pagamento de indenização de lucros cessantes à motorista de aplicativo por seguradora pelos dias parado para reparo do veículo com descontos de 35% e 30% respectivamente:

Segue abaixo também resposta da própria HDI aqui no Reclame Aqui referente a Lucros Cessantes, reclamação com o título "Sinistro 010465351168559" informando que as despesas giram em torno de 40%:
"Informamos que o cálculo referente lucros cessantes foi revisado: veículo passou 06 dias em reparos, conforme demonstrativos de rendimentos a média diária é de R$ 540,39. 06 X R$ 540,39 = R$ 3242,34 - 40% (despesas com combustível e manutenção do veículo) = R$ 1954,40 valor disponível para indenização. Aguardamos ok para elaboração do termo de acordo e envio da relação de documentos. Conte sempre conosco, Equipe de Qualidade e Relacionamento cliente HDI Seguros https://www.hdiseguros.com.br/pt"

Isto posto, após solicitar diversas vezes e não obter sucesso do contato jurídico da empresa visando um acordo, venho tentar um acordo através deste canal, solicitando que o desconto se limite aos 40% informados e gerado o Termo de Quitação com o valor de R$8209,12 para solucionarmos de forma definitiva o problema.

Atenciosamente
Andrey Willian Cacilha

30/06/2022 às 23:55

Olá Andrey, como vai?

Direcionamos a solicitação para o nosso departamento responsável.
Assim que tivermos maiores informações, retomaremos o contato.
Informamos que estamos acompanhando de perto para garantir a solução e constante atualização do seu atendimento.
Permanecemos à sua disposição.

Conte sempre conosco, 💚
Equipe de Qualidade e Relacionamento cliente – HDI Seguros

01/07/2022 às 08:31

Olá Equipe, vou bem e vocês?

Fico no aguardo de um posicionamento o mais breve possível, só peço a gentileza com relação ao novo prazo de resposta. Foram 7 dias aguardando uma resposta, para receber a resposta que devo aguardar uma resposta. Agradeço a atenção e acompanhamento.

Desde já agradeço.

12/07/2022 às 08:16

Bom dia Equipe.

Gostaria de entender a dificuldade para resolver meu problema. Foram 7 dias para responder minha reclamação. A resposta foi apenas para ganhar mais prazo, me pedindo mais tempo para resposta. E agora faz 11 dias e não tenho nenhum retorno?

Tentaram contato telefônico e após 2 tentativas não tentaram mais. Pela primeira vez em muito tempo recebi um retorno por e-mail do analista Jorge Copedde com um telefone para que eu tentasse contato, o telefone só toca e ninguém atende.

Aguardo resposta num prazo adequado.

Atenciosamente

12/07/2022 às 09:43

Olá Andrey, como vai?

Informamos que o valor máximo disponível a título de lucros cessantes é de R$ 7800,00. Vale destacar que o cálculo é realizado conforme os comprovantes de rendimento apresentados pelo cliente e que deduzimos do valor bruto 40% referente a despesas com combustível e manutenção do veículo, pois parado na oficina não são geradas essas despesas. Aguardamos o ok para envio da relação de documentos. O retorno do terceiro pode ser realizado através do nossos canais digitais: portal do terceiro, portal do corretor ou App corretor.

Permanecemos à sua disposição.

Conte sempre conosco, 💚
Equipe de Qualidade e Relacionamento cliente – HDI Seguros

12/07/2022 às 12:15

Bom dia Equipe. Obrigado pelo retorno.

Estamos no caminho certo para resolução do problema, mas ainda tem gaps que precisamos sanar. Conforme informação o desconto é de 40%. Ponto resolvido. Porém ainda existe um erro na conta feita pelo Analista que precisa ser esclarecida. Se eu pegar o valor que o Analista informou no portal HDI (R$35772,84) é referente aos comprovantes de rendimento do período de 13/Set a 13/Dez que totalizam 91 dias. Se dividir R$35772,84/91 dias = R$390,91 por dia. Multiplicando-se pelo período do reparo (35 dias) daria R$13681,86. Subtraindo os 40% informados, daria o montante de R$8209,12. O valor oferecido de R$7800 representa 41,5285% desse montante, ou , vocês estão dividindo o montante informado pelo Analista por 95,773 dias, que é um período maior do que os 91 dias do montante dos rendimentos! Se vocês acertarem as bases de calculo conforme mencionei acima, chegarão ao valor de R$8209,12. Por gentileza gerar o Termo nesse valor para o aceite. Ou expliquem o calculo realizado por vocês para, estando de acordo, realize o aceite.

Atenciosamente.
Andrey Cacilha (filho do Agostinho Cacilha)

19/07/2022 às 08:30

Bom dia a todos.

E lá se vai mais uma semana para a resposta simples de uma mensagem. Desde a abertura da reclamação eu tive 1 retorno informando que estão analisando e uma resposta que foi prontamente respondida. São 25 dias, quase 1 mês da abertura da reclamação para ter apenas uma resposta em direção a resolução do problema. Por gentileza @ReclameAqui não existe um prazo estimado para feedback como no site consumidor.gov? Alguém monitora isso? Temos que ficar na dependência da boa vontade das empresas de responder?

@HDI algum retorno com relação a minha mensagem? Vocês conseguem dar uma atenção ao meu caso que se estende desde Fevereiro? Se eu fizer mais alguma pergunta, o Analista pode me responder no e-mail ou serão mais 11 dias pra resposta, isso se eu não reclamar?

Fico no aguardo.

Andrey Cacilha
(filho do Agostinho Cacilha)

Está com problemas com HDI Seguros?