Reclamação não resolvidaNão resolvido

Rescisão unilateral de contrato de seguro, retenção de valores pagos e cobrança de indébito

HDI Seguros
Balneário Camboriú - SC
05/05/2022 às 15:30
ID: 142919931
Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Jonas Jesus Belmonte e Odete Belmonte firmaram contrato de seguro com a HDI Seguro, sendo que o contrato figurava somente Odete, mas o responsável era Jonas. Foi firmado em 14/10/2021, para o veículo HYUNDAI HB20 COMFORT PLUS 1.0 TB FLEX 12V MEC, 2017, avaliado em 55.000,00 (cinquenta e cinco mil reais), sendo que a cobrança, do valor de R$2.183,59 (dois mil, cento e oitenta e três reais e cinquenta e nove centavos), seria de 10 x de R$218,36, todo dia 25 dentre os meses de outubro/2021 à julho/2022.
O valor era debitado automaticamente do cartão de crédito, porém, houve situações que o limite do cartão de crédito havia sido extrapolado, por consequência, a seguradora enviava boleto para pagamento.
O contratante alterou, mediante endosso, o seguro para outro veículo, tendo em vista que trocou de carro, com a validade de: 24hs do dia 11/01/2022 às 24hs do dia 14/10/2022; sendo um veículo HONDA HR-V LX 1.8 FLEXONE 16V 5P AUT, ano 2016, avaliado em R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) no valor do prêmio de R$2.545,51 (dois mil quinhentos e quarenta e cinco reais e cinquenta e um centavos).

O pagamento programado seria de 9 x de R$282,83, todo dia 28, dos meses de janeiro à setembro/2022.
Foram realizados os pagamentos, muito embora com poucos dias de atraso, porém, imotivadamente e sem qualquer justificativa, ou aviso prévio, o seguro
foi rescindido unilateralmente pela Seguradora.
Tanto é fato que foi pago todos os valores, inclusive, após ser rescindido. A informação que o contrato havia sido rescindido só veio tempos depois,
sendo que o Segurado, estava transitando com o veículo sem seguro, e sem
conhecimento da situação.

Ainda, como se não bastasse, lhe foi informado que necessitava que
de novo contrato de seguro, para que voltasse a ter a cobertura do seguro.

Outrossim, a seguradora alegou que não teria direito a devolução
dos valores já pagos. De acordo com o alegado pela Seguradora, o Segurado deveria
fazer a conferência do que foi pago e encontrar o comprovante de pagamento, sendo cobrado pelos valores dos dois contratos (de ambos os veículos).

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Resposta da empresa

10/05/2022 às 16:37

Olá, Jonas.

Em retorno a solicitação, consultamos nosso sistema e identificamos que a parcela 05 da apólice foi rejeitada junto a operadora do cartão, motivo: 1237-Transação negada pelo banco emissor / bandeira. Sobre motivo da rejeição, segurado deve contatar a operadora do seu cartão, que por sigilo não é informado para a CIA. A parcela 05 da apólice venc. 25/02 foi alterada para boleto e não recuperada dentro do prazo de 27 dias do vencimento original. Vale ressaltar que, o endosso estava em dia, porém como o calculo do endosso considera-se que a apólice estivesse toda paga, cobrando assim a diferença entre os prêmios, desta forma, o segurado precisa continuar pagando as parcelas da apólice, como não foi feito o pagamento da parcela 05, sistema cancelou integralmente o seguro.

Permanecemos à sua disposição.

Conte sempre conosco,
Equipe de Qualidade e Relacionamento cliente – HDI Seguros
https://www.hdiseguros.com.br/pt

Consideração final do consumidor

24/05/2022 às 16:06

Não resolveu o problema.

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