Cobrança indevida e abusiva

Não respondida
São Bernardo do Campo - SP
13/05/2025 às 22:27
ID: 217020031
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesVenho aqui deixar um breve relato que tive com a clínica HCMC (Adianto que não foi uma boa experiência).
No segundo semestre do ano de 2022 curti nas redes sociais uma página da clínica HCMC e em pouco tempo recebo mensagens me explicando como funcionava a clínica e a maneira como eles trabalhavam (eram bem insistentes nas mensagens e até me ligaram).
Me foi explicando do reembolso assistido (seria algo inovador, um diferencial no mercado), onde o prometido por eles seria que todo o procedimento de pedido de reembolso seria feito pela clínica HCMC (envio de recibo da clínica para o convênio médico). Porém, para isso só bastava deixar com eles o login do convênio médico e a senha e junto me apresentaram o contrato onde li e questionei a respeito de algumas cláusulas duvidosas ao meu ver, de imediato perguntei a atendente e pedi para tirar minhas dúvidas e ela me esclareceu dizendo para eu ficar tranquilo e que tudo aquilo era apenas uma formalidade pois tudo seria enviado ao convênio e eu teria que assinar.
Os valores que o convênio fez o reembolso eu já depositava na conta da clínica e até então estava tudo certo, até que em Outubro do ano passado começo a receber mensagens de um escritório de cobrança (contratados pela clínica) me cobrando o valor de R$ 5.617,85 valor totalmente absurdo.
Nas conversas de WhatsApp (tenho todas) diziam que nunca tiveram problemas com os convênios médicos com essa modalidade de prestação de serviços onde todas as notas eram enviadas por eles e eles monitoravam quando o convênio fazia o reembolso já que o login e senha ficava com eles.
Pelo que pude ver em alguns relatos aqui isso é uma prática recorrente deles.
Digo a você que pretendo fazer seu tratamento com essa clínica por meio de seu convênio médico fazendo uso do "reembolso assistido" ou "outro nome parecido". Questione, ou então logo você também estará aqui dando o seu relato.
P.S.: se a clínica HCMC agisse de maneira correta apresentando e explicando desses valores poderiam ser cobrados posteriormente, com certeza eu jamais teria iniciado algum tipo de tratamento com eles. Também tudo me pareceu proposital de modo a ser cobrado por eles como está sendo.