Urgente: Ex-síndico solicita desvinculação do CPF do CNPJ do condomínio após o término do mandato.

Resolvido
Rio de Janeiro - RJ
10/01/2026 às 04:54
ID: 237237695
Me chamo *****,
Venho, por meio deste e-mail, formalizar que não exerço mais a função de síndico do condomínio Ed. Canto Da vila, CNPJ *****. situado na *****, ***** desde o dia 30/09/2025, em razão do encerramento do meu mandato registrado em ATA. porém, a HILMAR até hoje não efetivou a mudança responsável pelo CNPJ com o CPF do novo síndico.
Meu CPF ainda permanece vinculado como responsável legal pelo CNPJ do condomínio, o que é indevido e pode me gerar responsabilização civil, fiscal e administrativa por atos praticados após o término do meu mandato, os quais não reconheço nem autorizei.
O que torna a HILMAR, por ser administradora do condomínio, a responsável direta por tal mudança, e também a responsável legal caso algum problema venha a ocorrer em meu nome.
Diante disso, SOLICITO E EXIJO que sejam adotadas, com a máxima urgência, as seguintes providências:
1. Atualização do responsável legal do CNPJ do condomínio junto à Receita Federal;
2. Substituição do meu CPF pelo CPF do síndico atualmente em exercício;
3. Regularização do responsável junto às instituições bancárias, contratos e demais órgãos vinculados ao condomínio.
Ressalto que não me responsabilizo por quaisquer atos, obrigações, movimentações financeiras ou decisões administrativas realizadas após o término do meu mandato, ficando este comunicado registrado para todos os fins legais.
Solicito, por gentileza, a diretoria da HILMAR que trate o assunto com a devida seriedade.
Compartilhe
Resposta da empresa
12/01/2026 às 08:19
Prezado Sr. Daniel Cavalcante Andrade,
Identificamos o seu registro, e informamos que o assunto já está sendo tratado pelo setor responsável, visando a adoção das providencias cabíveis;
Sempre à disposição,
Att
Hilmar Empreendimentos Imobiliários Ltda
Réplica do consumidor
18/01/2026 às 21:46
Estou tentando entrar em contato com a Hilmar já tem uma semana, e até agora não me responderam de forma concreta se já retiraram meu CPF ou não. Responderam apenas que o setor responsável está verificando.
Enquanto isso estou impedido de realizar um vínculo empregatício com uma empresa estrangeira e vou acabar perdendo a oportunidade...
Peço que a Hilmar de a devida atenção ao caso.. já vão para 4 meses...
Réplica da empresa
02/02/2026 às 14:21
Prezado Sr. Daniel Gonçalves,
Verificando com o setor responsavel, informamos que já consta vinculado ao CNPJ do Condomínio o CPF do Síndico em exercício. No dia 22 de Janeiro de 2026, lhe enviamos um email informando sobre a conclusão do processo.
Sempre à disposição,
Att
Hilmar Empreendimentos Imobiliários Ltda
Consideração final do consumidor
03/02/2026 às 00:34
Equipe Hilmar, obrigado pelo apoio.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10